Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Empresas brasileiras enfrentam desafios na gestão de riscos durante internacionalização
    ECONOMIA

    Empresas brasileiras enfrentam desafios na gestão de riscos durante internacionalização

    27/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Nos últimos anos, a internacionalização de empresas brasileiras têm se intensificado, com muitas delas abrindo capital na Bolsa de Valores dos EUA (processo de IPO). Segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), cerca de 68,9% das empresas brasileiras pretendem explorar novos mercados estrangeiros, com destaque para Estados Unidos, Chile, Portugal e México.

    Atualmente, cerca de 34 empresas brasileiras operam na bolsa americana, incluindo gigantes como Suzano, Embraer X, Gerdau, Itaú, Nubank, Petrobras e Vale. Por um lado, essa estratégia pode aumentar lucros, melhorar a competitividade e reduzir riscos devido à diversificação de clientes e parceiros. No entanto, a internacionalização também expõe as empresas a um ambiente regulatório complexo e requisitos de seguros que diferem das normas brasileiras. 

     

    Eduardo Toledo, vice-presidente de Resseguros, Speciality e Partners da Alper Seguros, uma das cinco maiores corretoras de seguros do Brasil, alerta para a necessidade de adaptação. “As companhias brasileiras que desejam expandir para novos mercados precisam estar cientes de que o ambiente regulatório em outros países pode ser significativamente diferente daquele ao qual estão acostumadas no Brasil. Isso inclui a necessidade de adquirir seguros compulsórios (compulsory insurance) específicos para cada jurisdição, como o workers’ compensation nos Estados Unidos, que cobre despesas médicas e salários perdidos de colaboradores feridos ou que adoeceram durante o trabalho”.

    Além dos seguros compulsórios, muitas empresas enfrentam desafios com o non-admitted insurance, no qual refere-se a apólices emitidas por seguradoras que não possuem licença em um território específico, o que é proibido em cerca de 85% dos países ao redor do mundo. “As empresas que não se adequam a essas exigências podem enfrentar problemas graves, como multas, penalidades e até mesmo processos criminais. É essencial ter uma estratégia bem delineada para lidar com essas questões, idealmente com o apoio de uma corretora que tenha expertise internacional”, explica o executivo da Alper Seguros.

    Para mitigar esses riscos, existem três modelos principais de cobertura de seguros para empresas com operações internacionais. Todos os modelos oferecem níveis de cobertura e controle, adaptando-se às necessidades e ao perfil de internacionalização da empresa:

    Coordenação local: empresas internacionais podem optar por uma coordenação totalmente local, onde cada subsidiária compra seguro no mercado local através de um corretor independente.
    Non-admitted Program: uma apólice única emitida em nome da matriz para cobrir operações internacionais, dispensando apólices locais.
    Programa Mundial Controlado (Controlled Master Program – CMP): emite uma apólice master no nível da empresa controladora, aplicável a toda operação internacional, complementada por apólices locais onde necessário.

    Toledo destaca que, “optar por um CMP é uma solução sofisticada que muitas empresas adotam. Isso permite uma gestão mais centralizada e eficiente dos riscos, além de garantir conformidade com as exigências locais por meio de apólices específicas”. 

    O vice-presidente da Alper afirma que a corretora tem experiência em ajudar empresas brasileiras a navegarem por essas complexidades, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades únicas de cada mercado. “Nossa atuação global, e a filiação ao Network RISKCO, a maior rede de corretores independentes especializados da América Latina, permite-nos entender e mitigar os riscos associados à internacionalização”, conclui Eduardo Toledo.

    A internacionalização, apesar dos desafios, oferece oportunidades consideráveis. Empresas como a SoftExpert, que começou sua expansão internacional em 2000 e hoje está presente em 50 países, destacam a importância de uma abordagem estratégica. “Atuar globalmente com pensamento local e apostar na diferenciação são essenciais para o sucesso”, afirmou Ricardo Lepper, fundador e presidente da SoftExpert, em depoimento ao Economia SP.

    Para saber mais sobre soluções em seguros internacionais da Alper Seguros, acesse https://www.alperseguros.com.br/.

    Sobre a Alper Seguros

    Fundada em 2010, a Alper Consultoria e Corretora de Seguros S.A. é uma empresa especializada em gestão de seguros corporativos, benefícios, massificados, seguro auto e transporte, com atuação em todo país, nos mais diversos segmentos, pautados pela inovação e tecnologia em busca de otimização e transparência aos processos. Com mais de 1000 funcionários e 22 escritórios pelo país, ao todo são 19 empresas adquiridas sob a atual gestão.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    THIAGO QUIRINO DO NASCIMENTO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025

    Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Empresas e sustentabilidade: o papel do setor privado no combate à crise climática

    02/12/20240

    O que é arquitetura cenográfica

    13/09/20231

    Estudantes da 1ª série do EM devem escolher o itinerário formativo para o próximo ano

    21/08/20240

    Novo Regime Tributário de Subvenções: impactos e desafios para as empresas

    13/03/20240

    Valentina Sperb integra o elenco de A Eleição da criançada, o musical

    03/02/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Musa fitness do OnlyFans exibe shape impecável após festividades de fim de ano e choca seguidores

    12/01/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.