Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Empresas brasileiras estão investindo menos em transformação digital e inovação, mostra estudo da HR Tech Mereo

    Empresas brasileiras estão investindo menos em transformação digital e inovação, mostra estudo da HR Tech Mereo

    21/12/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    São Paulo, dezembro de 2023 – Cotação mais baixa do dólar, bolsa no topo de 2023, crescimento econômico surpreendendo economistas e analistas e desemprego em baixa. Nada disso estava previsto para este ano e, ao que tudo indica, o sentimento de incerteza sobre a economia brasileira, no final do ano passado, fez as empresas apertarem os cintos. Prova disso é a pesquisa realizada pelo HRtech Mereo junto a 95 empresas, de 36 segmentos diferentes e 30 delas listadas em bolsa. Os achados do levantamento mostram uma redução de 5% nas diretrizes de transformação digital – de 18%, em 2022, para 13% em 2023 – e de 2% em inovação – de 4%, em 2022, para 2%, em 2023.

    Transformação digital é uma estratégia que visa capacitar o setor de Gente e Gestão a tomar decisões mais informadas, alavancando o poder dos dados e das tecnologias avançadas. Já a inovação busca fortalecer os laços entre o setor e os colaboradores, aprimorando o engajamento e a experiência dos funcionários. 

    Os dados apontam, ainda, que os segmentos que mais utilizam metas com a diretriz de transformação digital e inovação são os de seguro (46%) e agronegócio (17%). Além disso, a meta de transformação digital está pouco presente nos cargos de alta liderança: VP/diretor (1%), gerente (1%), coordenador (4%) e analista (6%).  

    De acordo com Ivan Cruz, cofundador da Mereo, a implementação de transformação digital e inovação são elementos essenciais para eficiência, competitividade e adaptação às demandas em constante evolução. “Não se tratam de palavras de moda, e sim de práticas que precisam ser implementadas na cultura organizacional. É fundamental que as empresas reconheçam a necessidade de abraçar essa transformação cultural e tecnológica e comecem a implementar estratégias concretas para alcançar o equilíbrio entre as aspirações, as ações e um mercado tão dinâmico e exigente”, pontua Cruz, executivo da Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em mais de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.

    Por outro lado, a agenda ESG (ambiente, social e governança, em português) ganha força nos ambientes estratégicos das companhias, com aumento de 10% em relação ao ano passado – subiu de 18% a 28%. 

    No total, o levantamento identificou as 11 principais diretrizes utilizadas pelas companhias: foco no colaborador (96%), excelência profissional (85%), gastos (62%), foco no cliente (40%), boas práticas de gestão (36%), crescimento/expansão (29%), ESG (28%), rentabilidade (24%),  fluxo de caixa (17%), transformação digital (13%) e inovação (2%).

    Com base no levantamento da HR Tech e observando o mercado, foi possível mapear tendências para a área de Gente e Gestão em 2024. Elas refletem, explica Cruz, a evolução contínua do setor e a importância de atender às necessidades dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, equitativo e orientado por dados. “À medida que as empresas se adaptam a essas tendências, estão melhor posicionadas para atrair, reter e desenvolver talentos, além de impulsionar o sucesso organizacional”, pontua.

     

    Seis tendências para o setor em 2024

    Inteligência artificial (IA) e análise de dados: são instrumentos que estão moldando profundamente a forma como o setor de Geste e Gestão opera. A IA é usada para automatizar tarefas de rotina, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, economizando tempo e permitindo que os profissionais de Gente e Gestão se concentrem em tarefas mais estratégicas. A análise de dados fornece insights valiosos sobre o desempenho dos funcionários, tendências de recrutamento, satisfação do funcionário, etc. São ferramentas que permitem ao setor tomar decisões baseadas em evidências e aprimorar suas práticas.

    Trabalho remoto e flexibilidade: aceleradas em razão da pandemia da Covid-19, são duas tendências que devem continuar à medida que as empresas reconhecem os benefícios, como a capacidade de atrair talentos globalmente, reduzir custos de escritórios e promover um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. No entanto, o desafio está em encontrar o equilíbrio entre o trabalho presencial e o remoto, garantindo que os funcionários permaneçam conectados e engajados.

    Bem-estar integral aos colaboradores: as empresas estão priorizando o bem-estar integral, que inclui a saúde mental, emocional e financeira dos funcionários. Isso envolve a oferta de programas de apoio, como aconselhamento psicológico, treinamento de resiliência e educação financeira. O objetivo é criar um ambiente de trabalho que promova a saúde e o equilíbrio dos funcionários.

    Diversidade, inclusão e equidade: deve ser encarado como prioridade pelas organizações, o que significa criar ambientes de trabalho onde todos os funcionários se sintam valorizados, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência. As empresas estão implementando políticas e práticas para eliminar preconceitos e criar oportunidades equitativas para todos.

    Estratégias de engajamento de colaboradores: é fundamental desenvolver estratégias para manter os funcionários motivados e envolvidos em seu trabalho. Isso inclui feedback regular, desenvolvimento de carreira, reconhecimento e oportunidades de crescimento.

    Employer branding: a “marca do empregador” refere-se à reputação de uma empresa como empregadora. As companhias estão investindo em construir uma marca forte, atraindo talentos com os valores, cultura e oportunidades que oferecem. O employer branding não se limita ao recrutamento, mas também influencia a retenção de funcionários e a imagem da empresa no mercado.

     

    Dados gerais do estudo

    95 empresas avaliadas

    24 segmentos diferentes

    30 empresas listadas em bolsa

    40% têm atuação internacional

    44% são de grande porte

    37% são de médio porte

    19% são de pequeno porte

     

    Sobre a Mereo
    Presente em mais de 40 países e responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil, a Mereo atende a médias e grandes empresas. Conta com uma plataforma integrada de gestão de pessoas que oferece uma solução completa para gestão de metas e competências, remuneração variável, sucessão e capacitação. 

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    8.º Encontro Gênero e Comércio nos Blocos Regionais

    17/11/20230

    Todas as estações da CPTM terão serviço para atendimento em Libras

    18/12/20230

    Descubra o Encanto de Paris nas Olimpíadas de 2024: Fragrance de L’Opéra, a Perfumaria que Conecta a Elegância Francesa à Cultura Latina

    06/03/20240

    Lola Cosmetics escolhe Engine Brasil para promover integração de dados e aumentar segurança, com foco em expansão

    18/12/20230

    BOSS e American Shoes são as novas marcas do Santa Maria Outlet

    29/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.