Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Empresas inovadoras têm resultado até 3 vezes melhor que as demais; modernização precisa ir além de contratar tecnologia, diz especialista
    ECONOMIA

    Empresas inovadoras têm resultado até 3 vezes melhor que as demais; modernização precisa ir além de contratar tecnologia, diz especialista

    31/10/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     A inovação é vital para o sucesso de negócios de todos os portes e segmentos. Pesquisa da consultoria McKinsey aponta que, no Brasil, empresas líderes em maturidade digital alcançam uma taxa de crescimento do EBITDA (sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) até três vezes maior que as demais companhias – globalmente, os líderes digitais crescem até cinco vezes mais.

    Mas, embora os empresários considerem esse aspecto importante, muitos ainda acreditam que contratar tecnologia de ponta é suficiente para a modernização de uma companhia. Ter uma empresa verdadeiramente inovadora, no entanto, vai além e depende da escolha de ferramentas adequadas, assim como da adaptação dos processos e da equipe a elas, afirma  Edson Teixer, sócio-diretor da IRKO Rio de Janeiro e professor do IBMEC-RJ.

    “A rápida digitalização exigiu que as empresas adotassem novas tecnologias para se manterem competitivas. Para escolher as ferramentas certas, o primeiro passo é identificar metas e áreas de ineficiência. A partir de então, é possível pesquisar tendências do setor e tecnologias que sejam flexíveis, escaláveis e compatíveis com os sistemas que já existem na organização”, explica.

    O executivo destaca que, após mapear as soluções disponíveis, a implementação depende do conhecimento profundo dos processos atuais da empresa. “Essa etapa deve contar com todas as partes interessadas para desenvolver um plano de transição eficiente. É preciso treinar os colaboradores e alinhar expectativas, além de testar as ferramentas em um ambiente controlado antes da implementação em larga escala.”

    Portanto, a equipe deve ser incluída no início do processo de avaliação dos novos recursos. Assim, os colaboradores podem analisar como eles funcionam na prática e os verdadeiros impactos no dia a dia das operações. O êxito da implementação depende do investimento contínuo em capacitação e treinamentos de colaboradores, tais como workshops e sessões para abordar dúvidas, especificidades e particularidades das soluções mais recentes, afirma Teixer.

    Segundo o Índice de Maturidade Digital, elaborado pela McKinsey, entre os principais desafios, está, justamente, a disseminação de conhecimentos relacionados aos novos recursos, mesmo entre as empresas consideradas “líderes digitais”. O estudo considerou 22 práticas, divididas em quatro áreas (estratégia, capacidade, organização e cultura), para classificar o nível de maturidade digital de 124 empresas brasileiras. 

    “Os funcionários precisam ter materiais de apoio e tutoriais disponíveis para consulta. Além disso, é importante criar um ambiente que encoraje o feedback, para que qualquer pessoa se sinta à vontade para sugerir ajustes ou pedir esclarecimentos”, afirma o sócio da IRKO, que acrescenta que o ideal é definir embaixadores para auxiliar os colegas durante a transição. “Esse conjunto de medidas ajudam a acelerar o entendimento e melhoram as chances de sucesso na implementação”.

    Quando as tecnologias são devidamente escolhidas e executadas, melhoram a experiência do trabalhador. Isso porque elas podem simplificar atividades rotineiras ou automatizar processos que, até então, eram manuais, aumentando a eficiência e a produtividade da equipe. Assim, as pessoas têm mais tempo disponível para focar em tarefas estratégicas, como planejamento e atendimento ao cliente. 

    Outra vantagem é que ferramentas colaborativas e plataformas de comunicação atualizadas facilitam a cooperação entre os funcionários, promovendo mais flexibilidade e suporte a modelos de jornada híbridos ou remotos.

    O investimento na digitalização pode aumentar significativamente a visibilidade da organização no ambiente digital, atraindo mais clientes, uma vez que melhora a experiência por meio da personalização do atendimento e da prestação do serviço. “Mais do que isso, empresas inovadoras têm mais capacidade de analisar dados e tendências de mercado em tempo real, possibilitando a identificação de oportunidades importantes, aumentando a competitividade em meio a um público cada vez mais conectado e exigente”, sinaliza Teixer.

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Rio de Janeiro (RJ) ganha Escritório da Organização Mundial do Turismo

    15/12/20230

    Apreensões de drogas mais que dobram na capital de SP em 2023

    26/01/20240

    happn inicia a nova era dos dates

    04/10/20240

    Presidente do Pró-Vítima estreia em série da GNT nesta 2ª feira

    06/11/20230

    Senac São Paulo promove o 2º Congresso Senac e Fundação Alícia

    05/09/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.