Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Passos essenciais para levar seu negócio para outro país com segurança

    09/05/2025

    Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Passos essenciais para levar seu negócio para outro país com segurança
    • Fito leva inovação em brand experience para a Agrishow 2025 com projetos para DronePro e Hagra
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SAÚDE»Especialista alerta sobre uso de crianças em publicidades de jogos online
    SAÚDE

    Especialista alerta sobre uso de crianças em publicidades de jogos online

    16/09/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com uma linguagem infantil, aparentemente inofensiva, eles vão ganhando mais e mais adeptos para as casas de apostas, afinal, como não ficar encantado ao ver um anúncio tão “fofo”? Basta uma rápida visita a timeline das redes sociais e os vídeos com meninas e meninos menores de 11 anos fazendo publicidade de jogos online, surgem na tela. 

    Para especialistas em saúde mental e pesquisadores sobre o comportamento humano, essas crianças estão sendo expostas de forma perigosa, e isso precisa ser analisado pelas autoridades o quanto antes. “Crianças nessa faixa etária ainda estão em uma fase de desenvolvimento em que não possuem maturidade emocional e capacidade cognitiva suficientes para compreender completamente as implicações dos jogos de apostas. Elas podem não entender o conceito de risco, probabilidade ou perda financeira, o que torna a exposição a esse tipo de conteúdo potencialmente prejudicial.” explica Amanda Souza, psicanalista.  

    Publicidade de jogos de apostas pode romantizar a ideia de ganhar dinheiro facilmente, sem destacar de forma clara os riscos associados, o que pode levar a uma visão distorcida sobre dinheiro e sorte. “O vídeo em jogos online se tornou uma epidemia no Brasil, as pessoas estão perdendo seus ganhos financeiros, vendendo bens, fazendo empréstimos e perdendo o emprego por conta da dependência nas apostas. Famílias se desestruturam, e pessoas adoecendo de forma grave a ponto de tentarem tirar a própria vida, levadas pelo desespero de não ter como pagar o que devem, e agora, ainda temos crianças sendo envolvidas nesse meio que já se mostrou extremamente perigoso.”, alerta a especialista.  

    A participação em campanhas publicitárias de jogos de apostas também pode influenciar negativamente o comportamento das crianças, especialmente se elas forem vistas como figuras de autoridade ou influência por outras crianças. Isso pode normalizar o comportamento de apostar entre seus pares, criando uma percepção equivocada de que esse tipo de atividade é apropriado ou desejável para sua idade.

    Outro aspecto importante é a pressão psicológica que a participação em publicidade pode colocar sobre a criança. Elas podem sentir-se pressionadas a desempenhar certos papéis ou atender às expectativas de adultos, o que pode impactar sua autoestima e desenvolvimento emocional. Além disso, envolver-se em publicidade relacionada a jogos de azar pode gerar uma dissonância entre o que é esperado de uma criança e o conteúdo adulto associado ao jogo de apostas.

    Do ponto de vista ético, há uma preocupação sobre o uso de crianças para promover atividades que podem não ser apropriadas para sua faixa etária, como jogos de apostas. Além disso, é importante considerar as legislações locais que regulam a publicidade infantil e a promoção de jogos de azar.

    “Permitir que crianças menores de 11 anos façam publicidade de jogos online de apostas não é saudável, tanto para o seu desenvolvimento pessoal quanto para a mensagem que isso pode passar para outras crianças. Em vez disso, seria mais apropriado promover conteúdos que estejam alinhados com o estágio de desenvolvimento dessas crianças e que contribuam para seu crescimento emocional e cognitivo de maneira positiva.”, destaca. 

    Para a psicanalista, o uso de crianças em publicidade de jogos online, não é casual, mas intencional, e isso precisa entrar no radar das autoridades. Para Amanda, a intenção é clara, criar novos jogadores, preparar apostadores realmente aficionados, que cresceram ouvindo que as apostas são algo natural. “O cérebro de uma criança ainda está em desenvolvimento, especialmente nas áreas responsáveis pelo autocontrole, tomada de decisões e regulação emocional, como o córtex pré-frontal. Isso significa que crianças são mais vulneráveis a desenvolver vícios, pois a capacidade de resistir a impulsos e de avaliar as consequências a longo prazo ainda não está totalmente formada. Um vício adquirido na infância pode se enraizar mais profundamente, influenciando o desenvolvimento do cérebro e moldando padrões comportamentais que podem persistir na vida adulta.” 

    Quando o vício se instala na infância, ele pode moldar padrões de comportamento que se tornam automáticos. Por exemplo, uma criança que desenvolve dependência de videogames ou substâncias pode crescer priorizando essa atividade sobre outras áreas importantes da vida, como a escola, o trabalho ou os relacionamentos. Esses padrões de comportamento podem ser mais difíceis de mudar na vida adulta, uma vez que foram estabelecidos ao longo de anos durante um período crítico de desenvolvimento.

    Embora o vício na vida adulta também seja desafiador, os adultos geralmente têm uma capacidade maior de autocontrole e uma melhor compreensão das consequências de seus comportamentos. Isso significa que, embora o vício ainda possa ser prejudicial, o adulto pode ter mais ferramentas cognitivas e emocionais para lidar com ele, como a capacidade de buscar ajuda, reconhecer padrões destrutivos e tentar modificar seu comportamento. 

    Muitas redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, estabelecem uma idade mínima de 13 anos para criar uma conta. Isso está alinhado com a Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças (COPPA) nos Estados Unidos, que exige o consentimento dos pais para a coleta de dados de menores de 13 anos. Esse limite é uma tentativa de proteger as crianças da exposição a conteúdos inadequados e da coleta indiscriminada de dados. No Brasil, o projeto de lei 2.628/2022 que proíbe a criação de contas em redes sociais por menores de 12 anos está tramitando no senado. 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    KARINA DA SILVA SOUZA PINTO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde

    09/05/2025

    Rodobens Seguros e Partner Benefícios promovem debate sobre saúde mental e riscos psicossociais no ambiente corporativo

    09/05/2025

    Vício em jogos: psicóloga alerta para sinais, consequências e caminhos para o tratamento

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Papai Noel chega ao Minas Shopping em táxi nova-iorquino no domingo (5 de novembro)

    02/11/20230

    Fundação do Livro e Leitura anuncia tema da 24ª FIL

    06/02/20250

    O golpe da falsa Corretora EBDOX e a fragilidade bancária no controle de contas laranjas

    10/10/20240

    Reclame Aqui e Google Shopping uniram forças: atenção às avaliações

    31/07/20240

    Indústria de fertilizantes é responsável por 15% do PIB de insumos e 6% da agropecuária

    20/09/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.