Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SHOPPING»Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro
    SHOPPING

    Fluxo retrai em lojas físicas, mas faturamento aumenta 9% em fevereiro

    01/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O fluxo de visitação em lojas físicas registrou queda de 6% no mês de fevereiro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    Os estabelecimentos de rua apresentaram recuo de 8% e os de shoppings, 5%, na mesma base de apuração. Ainda, os shopping centers em geral, registraram 1% de retração no fluxo.

    Transações em alta

    Por outro lado, o faturamento do varejo apresentou aumento de 9% no Brasil. Com destaque para lojas de rua, que atingiram 14% de alta, e para a região Nordeste, que alcançou 13%. Essa movimentação refletiu na variação no ticket médio geral, que chegou à casa dos 4,5%, representando crescimento de 6% para estabelecimentos de rua e 0,2% para lojas de shoppings.

    “Apesar das turbulências políticas e econômicas, é crucial adotar um olhar mais otimista sobre a economia brasileira em 2024 a partir da performance desse primeiro trimestre. A redução consistente da taxa básica de juros pelo Banco Central traz alívio para os varejistas, facilitando investimentos em expansão, tecnologia e estoques. Com previsões favoráveis de crescimento econômico e inflação controlada, vislumbramos um ciclo virtuoso de mais consumo, empregos e benefícios para toda a sociedade”, analisa Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

    Dados por região

    Com exceção do pequeno acréscimo no fluxo de visitação apontado no Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%), as demais regiões apresentaram redução. Destaque para o Norte, com queda acentuada de 21%.

    No entanto, assim como o faturamento apresentou aumento de 9% no país, as vendas também subiram; registraram 4% de alta em todas as regiões, com destaque para Centro-Oeste (9%), Nordeste (7%) e Sul (3%).

    Fluxo entre setores

    O fluxo de visitação contou com redução nos quatro setores com dados apurados em fevereiro/24, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Por outro lado, em termos de vendas, há notável destaque no segmento de “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 11%, além do aumento expressivo de 17% no faturamento. Trata-se do único setor com destaque positivo no período.

    Na contramão, como destaque negativo, encontra-se “Móveis e eletrodomésticos”, com redução de 10% nas vendas e “Tecidos, vestuário e calçados”, em faturamento, registrando redução de 5%.

    “Ainda que as iniciativas de transformação digital tenham enfraquecido no ano passado, por conta de planos de sobrevivência imediata de algumas companhias, temos visto que o cenário econômico pode ajudar a superar gradualmente esse desafio. E, ainda que o fluxo no varejo físico tenha decrescido no último mês, a loja nunca teve um papel tão importante na jornada de consumo, assumindo parte estratégica para melhorar experiência, aumentar engajamento e fornecer conveniência ao consumidor”, relata Flávia Pini, sócia da HiPartners.

    Confira mais destaques do levantamento do IPV de fevereiro/24: 

    O índice de Cesta Básica no E-Commerce (ICB-COM) registrou alta de 17% em relação a fevereiro/23. Na variação mensal, houve crescimento de 0,15%.
    Para o indicador do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) da cesta básica, que cobre preços em lojas físicas, houve alta de 2% na variação mensal de fevereiro/24, em São Paulo. Em relação a fevereiro/23, o índice apresentou crescimento de 4%.
    No volume de vendas, o destaque positivo foi Centro-Oeste (9%), seguido do Nordeste (7%) e Sul (3%).
    No faturamento nominal, o maior crescimento foi da região Nordeste (13%).
    No fluxo de visitantes, Norte (-21%) foi destaque negativo e Nordeste (0,3%) e Centro-Oeste (1%) apresentaram pequena alta no período.
    O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos teve alta de 11% nas vendas e 17% em faturamento.

      
    Para obter o estudo completo, acesse: www.hipartners.com.br/ipv/.
        
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Campanha de Dia das Mães no Shopping Palladium Curitiba marca lançamento de nova ação com itens colecionáveis exclusivos

    09/05/2025

    Ventura Shopping lança campanha de Dia das Mães com sorteio de item "queridinho das redes sociais"

    09/05/2025

    Iguatemi Campinas e Galleria Shopping celebram a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Curso de Astronomia aborda a origem do Universo

    20/03/20240

    Motriz marca presença no III Seminário Internacional MROSC

    31/07/20240

    Qual é a diferença de dependente e de alimentando na declaração de Imposto de Renda?

    10/05/20240

    Instituto Unimed Goiânia promove evento Mude1Hábito com foco em saúde mental

    24/01/20250

    SP São Libras: governo cria canal de atendimento com intérpretes para pessoas surdas

    27/12/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.