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    Home»ECONOMIA»Gestão de conflitos: Uma ideia fundamental para a liderança
    ECONOMIA

    Gestão de conflitos: Uma ideia fundamental para a liderança

    16/12/202400
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    A gestão de conflitos é o processo de identificar, analisar e resolver desacordos ou divergências em ambientes organizacionais ou interpessoais. Utiliza-se estratégias para abordar as diferenças de forma construtiva, promovendo o diálogo e buscando soluções equilibradas. 

    De acordo com a terapeuta, empresária e especialista em comportamento empresarial, Simone Resende, a gestão de conflitos é fundamental para que uma equipe tenha bons resultados.

    “A gestão de conflitos ajuda a empresa a resolver problemas de forma mais tranquila, evitando atritos, o que cria um ambiente mais leve, onde todos conseguem trabalhar melhor e, consequentemente, serem mais produtivos”.

    “Quando as equipes se entendem, o resultado aparece: mais produtividade, ideias criativas e decisões que ajudam a empresa a crescer”, afirma.

    5 dicas para gerir conflitos na sua equipe:

    – Escute com atenção: Ouça todas as partes envolvidas sem interrupções, isso ajuda a entender o problema com mais clareza para solucioná-lo;

    – Mantenha a calma: Lide com a situação mantendo o controle emocional para evitar que ela saia do controle;

    – Seja imparcial: Evite julgamentos ou favoritismos, analise os fatos e busque soluções justas para todos;

    – Promova o diálogo: Incentive sempre uma conversa aberta, onde cada um possa expor seu ponto de vista com respeito;

    – Foque na solução: Concentre-se em encontrar uma saída prática que beneficie a equipe, deixando de lado questões pessoais.

    Como evitar conflitos na sua equipe?

    Segundo Simone Resende, a chave é criar um ambiente acolhedor e aberto ao diálogo, quanto mais os membros da equipe conversarem entre si, menores as chances de que surjam grandes conflitos.

    “Prevenir conflitos na equipe começa com um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para conversar e trocar idéias. A clareza na comunicação é essencial.

    A regra básica é : quanto mais diálogo, menos conflitos. 

    “Escutar os colaboradores e resolver pequenos problemas do dia a dia antes que cresçam também faz diferença. Quando há um clima de confiança e respeito, as equipes trabalham melhor juntas, reduzindo atritos e aumentando a harmonia no dia a dia”, explica.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    FABIANO DE ABREU RODRIGUES
    [email protected]

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