Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Vem aí o Fibac pela Paz – Japão 2025!

    09/05/2025

    YOLO Club aposta no Dia das Mães com 35% de desconto no plano semestral

    09/05/2025

    Lançamento do livro Infértil Desejo: Uma obra que rompe o silêncio sobre o abuso estrutural patriarcal e nas relações lésbicas

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Vem aí o Fibac pela Paz – Japão 2025!
    • YOLO Club aposta no Dia das Mães com 35% de desconto no plano semestral
    • Lançamento do livro Infértil Desejo: Uma obra que rompe o silêncio sobre o abuso estrutural patriarcal e nas relações lésbicas
    • Prefeita de Colônia visita São Paulo em evento para fortalecer laços Brasil-Alemanha
    • Planos de saúde sem PS e o risco de ainda mais sobrecarga ao SUS
    • Previdência sob suspeita: SPPREV e o dever de fiscalização
    • Vereador Lucas Zacarias apoia evento solidário de Dia das Mães promovido pela ONG Raízes do Bem em Santo André
    • Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Greenwashing: os desafios para comunicar os compromissos sustentáveis
    ECONOMIA

    Greenwashing: os desafios para comunicar os compromissos sustentáveis

    27/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    São Paulo, setembro 2024 – Nos últimos anos presenciamos o crescimento de mais empresas empenhadas em transformar seus negócios em “ecológicos” ou “sustentáveis”. Porém, o que acontece quando essa transformação é apenas uma fachada que esconde práticas antiéticas e até prejudiciais ao meio ambiente? É aqui que entra em jogo o conceito de greenwashing, uma tática enganosa que busca capitalizar a crescente preocupação com o planeta enquanto desvia a atenção das verdadeiras práticas de negócios.

    “Este fenômeno pode não só afetar a reputação das empresas envolvidas, mas também minar a confiança do público e desviar a atenção dos esforços genuínos em prol da sustentabilidade. Portanto, é crucial que as empresas o evitem e promovam práticas de segurança e comunicação honesta”, comenta Samantha Rodríguez, Gerente Sênior de Sustentabilidade Latam da CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento.

     

    Greenwashing no Brasil

    Apesar de normas e códigos de proteção ao meio ambiente e ao consumidor, no Brasil não há legislação ou regulamentação com critérios mais concretos para a adoção e divulgação das práticas ESG. De acordo com um estudo elaborado pela agência de classificação de risco Bells & Bayes Rating Analytics 1, de 191 empresas analisadas e que são listadas no segmento de Novo Mercado da B3, 63% publicaram relatórios de sustentabilidade em 2022. No entanto, apenas 29% destas empresas tiveram seus dados auditados ou verificados externamente.

    Para incentivar que mais empresas divulguem suas ações ESG, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exigirá que as companhias listadas na Bolsa de Valores divulguem dados de sustentabilidade e clima a partir de 2026, em linha com os padrões estabelecidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). 

    Ser “mais verde e menos washing” não é apenas uma estratégia de diferenciação, mas uma necessidade em um mercado onde os consumidores valorizam cada vez mais a sustentabilidade e esperam que as marcas ajam em conformidade. Por isso, manter a confiança do público torna-se essencial quando se considera que 70% dos consumidores acreditam que as marcas devem posicionar-se nas questões sociais, principalmente quando relacionadas com as alterações climáticas 2. 

     

    Medir ações sustentáveis: da intenção à certificação

    O setor de transportes é o segundo que mais contribui para a geração de emissões de gases de efeito estufa com aproximadamente 14,2% do total de emissões 3, o que tem comprometido as empresas da cadeia de abastecimento no momento de implementar estratégias para redução das emissões.

    Na era da informação, é vital que as empresas não apenas cumpram estas promessas, mas também o façam de forma transparente, onde as certificações são fundamentais para fornecer provas concretas destas práticas.

    A CHEP, por exemplo, possui uma métrica interna chamada “Índice de Circularidade”, que mede o desempenho circular dos seus clientes, calculando as emissões de carbono derivadas de cada palete. “Metas baseadas na ciência garantem credibilidade, reduzindo as chances de greenwashing e riscos à reputação. Na CHEP, utilizamos ferramentas como Avaliações do Ciclo de Vida (ACV) e Circulytics para medir e demonstrar os benefícios ambientais das nossas práticas sustentáveis e regenerativas”, explica Samantha. 

    De acordo com a executiva, os clientes recebem um certificado que indica o quanto cada empresa evitou em emissões, resíduos e consumo de madeira proveniente do uso dos paletes da CHEP, que são feitos de madeira reutilizável. 

    A CHEP produziu um vídeo didático para explicar o que é o greenwashing e a necessidade das empresas aderirem práticas transparentes e assim contribuir genuinamente para um futuro mais sustentável para todos. 

    1ESG Disclosure Yearbook Brazil 2024 

    2 Trust Barometer 

    3 World Resources Institute   

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    ROBERTA SENA FELICIANO
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Startup que cuida da segurança online de empresas compra negócio para evitar fraudes

    16/07/20240

    Milon lança terceira fase do Projeto Bem-Estar, com foco nas crianças e no ambiente digital

    22/07/20240

    Descobrindo sua identidade visual

    16/02/20240

    Hitmaker da semana recebe surpresa de pedreiros músicos que bombam na web

    28/08/20240

    Melhora da economia pode fazer com que brasileiros gastem R$ 200 bilhões; saiba como

    01/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.