“Idosa sim, velha jamais! Esse virou o meu lema de vida depois que passei a participar do ID. e venci o concurso Miss 75+. Nada mais me segura, mesmo com artrite severa nos joelhos, estou muito mais ativa e feliz.” A afirmação é de Luci Claudete Sanches que, aos 78 anos e pisando pela primeira vez em uma passarela venceu o concurso Miss e Mister 60+, categoria Miss 75 +, realizado nas últimas semanas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Luci é assistida pelo SCFV ID. Melhor Idade da Associação InteirAção, um serviço promovido em parceria com a Sebes por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV/SMAS).
Fundada na cidade em 2015, a Associação InteirAção é uma entidade sem fins lucrativos que tem atuado em âmbito nacional na área do cuidado e inclusão social. Em Bauru, a entidade está à frente do SCFV ID. Melhor Idade e, por meio de oficinas de cultura, arte e lazer tem gerado novas perspectivas para Luci e outros 60 idosos assistidos.
Profissionais da entidade notam a transformação na vida dos idosos inseridos nos projetos de artes, cultura e educação. “É comum nessa fase da vida que as pessoas se isolem da sociedade. Então, o SCFV ID. Melhor Idade surge como uma oportunidade de resgatar e reinseri-los na comunidade. Por meio de vários tipos de atividades, trabalhamos a autoestima deles e, ao mesmo tempo, criamos essa reconexão estimulando o convívio social com as mais diferentes gerações e com os espaços”, observa Nelson Pizzo, presidente da InteirAção.
Na Semana do Idoso, por exemplo, que ocorre sempre em outubro, é tradição a participação dos assistidos pelo SCFV ID. Melhor Idade no calendário de atividades realizadas pela Prefeitura de Bauru, como o concurso Miss e Mister 60+ que Luci participou e, nesta 13ª edição, ficou como primeira colocada na categoria 75+.
Os assistidos pela entidade também têm participado de encontros intergeracionais com diferentes públicos não idosos atendidos por outros Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade.
O ID. Melhor Idade
O SCFV ID. Melhor Idade recebe um total de 60 idosos, divididos em três turmas que participam duas vezes por semana, por um período de três horas cada dia, para oficinas e atividades com o objetivo de resgatar a autoestima, autonomia e de fortalecer os vínculos sociais dos assistidos.
O público é atendido em dois endereços: na Casa de Cursilhos, no Jardim Ouro Verde; e na sede da Igreja O Brasil para Cristo, na Vila Independência.
Ali, os idosos participam de oficinas como a de xilogravura, que se destaca por promover não apenas o desenvolvimento artístico, mas também uma experiência sensorial rica para os idosos.
Técnica tradicional chinesa, a xilogravura consiste em gravar desenhos em placas de madeira, permitindo ao artesão, com uso de tinta, a reprodução da imagem em alto-relevo em papéis e tecidos. Essa é uma arte considerada inovadora no contexto de projetos sociais com idosos.
“Pelo o que tenho estudado, não é uma atividade explorada em outros SCFV para pessoas idosas em Bauru. É uma arte interessante por trabalhar aspectos como a paciência, a atenção, a autonomia, a coordenação motora, e que também proporciona o desenvolvimento da expressão e o autoconhecimento”, detalha Natalia Bispo, arte-educadora do SCFV ID. Melhor Idade.
O serviço também oferece oficinas de coral, oficinas de dança, oficinas de cidadania, oficinas de esporte e lazer com atividades físicas e dinâmicas em grupo, oficinas de desenho, pinturas e desenvolvimento de artesanatos, oficinas autocuidado e autoestima, oficinas literárias, além de proporcionar ainda rodas de conversas, sessões de cinema para reflexão e debate de temas da sociedade e passeios externos pelo município.
A porta de entrada para participar do SCFV ID. Melhor Idade se dá por meio de cadastro de interesse no Centro de Referência de Assistência Social Ferraz (Cras Ferraz).
Sobre a Associação InteirAção
A Associação InteirAção, entidade privada sem fins lucrativos, foi fundada em 2015 e possui como objetivo auxiliar e apoiar pessoas em situações de vulnerabilidades social, cultural e educacional e pessoas com deficiências. Desde então, a entidade desenvolve ações que possibilitem o resgate da integridade e autonomia dos cidadãos. A associação é constituída por meio da iniciativa de empresas especializadas em cuidadoria, voluntários, familiares de pessoas com deficiência e profissionais das áreas de Saúde e Educação. Saiba mais: @inteiracao; https://inteiracao.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
WILSON ROBERTO VIEIRA DA ROCHA JUNIOR
wilson@letteracomunicacao.com.br