As empresas fintech e gigantes globais, como Amazon, Google e Apple, estão transformando totalmente os serviços financeiros. Além disso, tendências como blockchain, inteligência artificial e pagamentos digitais vêm impactando fortemente o mercado financeiro.
Nesse contexto, investir em BDRs como GOGL34 e nas de outras gigantes da tecnologia pode ser uma boa forma de expor o capital a esse importante setor e diversificar os investimentos. Neste artigo, vamos explicar de que forma as inovações tecnológicas e as empresas globais estão revolucionando o mercado financeiro e como investir nelas. Acompanhe!
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
As fintechs e a melhora dos serviços financeiros
As fintechs são empresas focadas na inovação e na melhora dos serviços financeiros usando a tecnologia. Entre outras coisas, elas otimizam processos bancários tradicionais, tornando-os mais acessíveis, rápidos e com menores custos.
Um exemplo clássico são os meios de pagamento digitais e as carteiras digitais. Algumas empresas oferecem plataformas de pagamento digital que permitem transações rápidas e sem gargalos, de modo que facilitam a transição do dinheiro físico para o digital.
Além disso, existem fintechs focadas em empréstimos e na concessão de crédito, inclusive com a possibilidade de realização de empréstimos peer-to-peer. Para isso, utilizam algoritmos para avaliar o risco de crédito com mais eficiência, o que torna os empréstimos mais acessíveis e as taxas cobradas mais competitivas.
Existem, ainda, plataformas que usam a inteligência artificial para fornecer recomendações de investimento personalizadas, sem a mediação de um consultor financeiro. Isso ajuda a democratizar o acesso aos investimentos, tornando-os mais acessíveis à população.
E não podemos deixar de citar a tecnologia blockchain, que é fundamental para as transações envolvendo criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. O uso do blockchain tem agitado os sistemas financeiros tradicionais ao proporcionar transações mais rápidas, seguras e descentralizadas.
As gigantes globais da tecnologia e o mercado financeiro
Empresas como Apple, Amazon e Google já são consolidadas em tecnologia e e-commerce, e agora expandem para o setor financeiro. Agora, elas também estão revolucionando o setor financeiro graças à infraestrutura, à enorme base de usuários e à capacidade de inovação.
Amazon
Iniciativas como o Amazon Pay, que permite aos usuários realizarem pagamentos em sites de terceiros usando suas credenciais da Amazon, têm tornado os pagamentos on-line mais rápidos e eficientes. Além disso, a Amazon oferece soluções de financiamento para vendedores e pequenas empresas, o que vem transformando a maneira como os negócios acessam o capital.
O Google oferece o Google Pay. O app consiste em uma solução que permite realizar pagamentos usando apenas o smartphone. Por meio dele, é possível, inclusive, fazer transferências de dinheiro entre amigos ou familiares. Além disso, o Google tem explorado a utilização da inteligência artificial e do Big Data para oferecer soluções financeiras personalizadas, como recomendações de crédito e investimentos.
Apple
Uma das inovações da Apple é o Apple Pay, uma solução que facilita o pagamento por meio de dispositivos Apple, como iPhones, iPads e Apple Watches. A plataforma usa tecnologia de NFC (comunicação por campo de proximidade) para viabilizar pagamentos rápidos e seguros.
Em outros mercados, a Apple também oferece soluções. Por exemplo, o Apple Card, um cartão de crédito lançado em parceria com o Goldman Sachs. e o Apple Cash, serviço que permite transferências diretas entre usuários da marca.
Como investir em empresas globais do setor de tecnologia no Brasil?
Para investir em gigantes globais e em empresas do setor de tecnologia, é possível comprar BDRs (brazilian depositary receipts) das companhias na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Outras possibilidades são investir em fundos de ações, ETFs (fundos de índice) e fundos de investimento focados no mercado de tecnologia.
Se o foco é investir em empresas internacionais que não estão listadas na B3, há outros caminhos, como a abertura de uma conta no exterior ou de uma conta de investimentos global para aplicar nas bolsas de outros países.
É inegável que as empresas globais e as fintechs estão transformando o mercado financeiro. E é possível investir nelas para potencializar os seus retornos e diversificar a sua carteira.