Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»Inovação: O futuro do varejo
    TECNOLOGIA

    Inovação: O futuro do varejo

    28/10/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O surgimento de novas tecnologias afetou quase todos os setores da economia, desde a saúde, o transporte e o entretenimento, até o bancário. Mas um dos mais impactados, especialmente pela mudança drástica de consumo durante a pandemia, foi o varejo. Dos grandes conglomerados aos pequenos empreendedores, as ferramentas digitais permitiram uma série de possibilidades, como facilitar a emissão de notas fiscais, garantir o cross da jornada online e presencial e oferecer experiências mais engajadoras aos clientes por meio da gamificação. 

    Em um mundo pós-pandemia, em que se viu a necessidade massiva de transações eletrônicas, entendemos que esse comportamento pode mudar ainda mais bruscamente nos próximos anos. Aqueles que nunca haviam feito sequer uma compra online testaram e aprovaram o modelo, percebendo que há segurança e praticidade em apertar um botão e ir desde a escolha da cor do produto até o pagamento digital e recebimento no conforto de casa.  

    A necessidade de empresas planejarem como poderiam suprir as demandas do mercado ficou clara e, com ela, a tecnologia veio como grande aliada para manter o funcionamento de toda a cadeia de produção e atender melhor os clientes. Novas tendências surgiram, assim como novos hábitos, que vieram para ficar mesmo com o retorno à normalidade. 

    No segmento de varejo, o número de empresas que fazem comércio online cresceu de 54% para 70% em 2020 e, pela primeira vez, os supermercados formaram mais de 50% de integrantes na lista de negócios que mantinham um e-commerce, segundo dados do ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. 

    Essa revolução digital é fruto do crescimento das retailtechs, startups que nascem com o objetivo de trazer mais eficiência e produtividade aos varejistas, e toda a cadeia relacionada a esse mercado. Elas atuam em diversas categorias e, normalmente, usam dados para personalizar ofertas, ampliar a gestão, unificar os canais de venda e refinar processos com dados. 

    No Brasil, as retailtechs marcam presença cada vez mais expressiva no mercado. De acordo com a pesquisa Distrito Retailtech Report, divulgado pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios em 2020, existiam mais de 600 startups de varejo no país na época. Em 2022, segundo as duas fontes (Distrito e PEGN), o setor foi o segundo que mais recebeu investimentos voltados a esse modelo de negócios, somando R$ 370 milhões, atrás apenas das fintechs. 

    Dentro de um universo repleto de interesse e oportunidades para startups de varejo, o ano de 2023 chega para consolidar o modelo de aplicação massiva da inovação. Os benefícios se comprovam em diversos âmbitos, principalmente no que se refere a inovação em estratégias de vendas presenciais, online, logística, inteligência de dados e visibilidade das operações. 

    Uma boa logística é outra chave primordial para o bom desenvolvimento de uma empresa. Nesse contexto, o uso da inteligência artificial melhora o rendimento de muitos mercados, principalmente o varejista. Assim, essas startups chegam para consolidar a automação em várias etapas do processo de venda, desde o controle de desempenho de entregas, a gestão de despacho, a roteirização e a coleta, até a entrega last mile e chatbots de atendimento pós-venda. 

    Porém, além da aplicação prática, para usufruir o melhor dessas ofertas, é preciso abraçar o conceito que permeia todo esse trabalho: a valorização da criatividade e inovação. Mais do que uma ferramenta, a mentalidade inovadora revoluciona o desempenho e os impactos de uma organização.  

    * Por Patrícia Zanlorenci,  CEO da Vellore Ventures, braço de inovação do Grupo Vellore  

     

    Sobre a Vellore Ventures  

    A Vellore Venture é o braço de inovação do Grupo Vellore. Com foco no mercado matcon, a empresa paranaense é responsável pelas marcas Foxlux e Famastil, grandes players em importação e comercialização de produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas de construção, jardinagem e linha agrícola. A companhia anunciou sua entrada no universo da inovação e startups por meio de uma parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional líder em venture building.  

     

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

    08/05/2025

    IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

    08/05/2025

    ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Em crescimento, Acadian investe na área de formuladores para atender melhor o mercado

    10/05/20240

    O TEMPO E A TEMPERATURA: terça-feira (21) com pancadas de chuva em toda região Norte

    20/11/20230

    10 dicas para não cair em golpes

    11/04/20240

    Hewlett Packard Enterprise acelera treinamento de IA com nova solução pronta para uso da NVIDIA

    14/11/20230

    Atriz Regina Casé  e o diretor Hsu Chien são os grandes homenageados do 1º Festival de Cinema de Xerém

    10/04/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.