Instituto Cervantes do Rio de Janeiro organiza conferência presencial
na Casa G-20 e videoconferência pelo canal no Youtube
Efeitos da mudança climática sobre a água e a biodiversidade e Cerébro e neurociência serão temas abordados nos dias 17 e 19 de setembro, respectivamente
“Os efeitos da mudança climática sobre a água e a biodiversidade: ferramentas para mitigá-la” será o assunto abordado na Casa G-20 (Casa Laura Alvim, em Ipanema), no dia 17 de setembro, a partir das 18h30, pelas doutoras Cristina González Haro, espanhola, e Viviane Mallmann, brasileira. O evento será presencial, com entrada franca até a lotação do espaço (50 lugares), por ordem de chegada. Organizado pelo Instituto Cervantes, é uma realização conjunta da Casa G-20, Embaixada Cultural Rio + Brasil e Instituto BR, com patrocínio do Instituto Cervantes, Enel, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro, com colaboração do CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) e da ACEBRA (Asociación de Científicos Españoles en Brasil).
No contexto das diretrizes das reuniões do G-20 no Rio de Janeiro, o Instituto Cervantes organiza essas conferências internacionais sobre como as mudanças climáticas afetam de forma complexa a água presente no planeta: desde padrões imprevisíveis de precipitação à redução das camadas de gelo, passando pelo aumento do nível do mar, inundações e secas que comprometem drasticamente a biodiversidade nos seus diferentes ambientes. As alterações climáticas transformaram os ecossistemas marinhos, terrestres e de água doce em todo o mundo, resultando na perda de espécies locais, no aumento de doenças e provocando a mortalidade em massa de plantas e animais, causando as primeiras extinções induzidas pelo clima. A desertificação é outro fator de risco que avança e leva a incêndios devastadores e outros desastres naturais, bem como ao declínio da massa florestal das selvas, o que preserva a manutenção dos ecossistemas do planeta, tanto terrestres como aquáticos. Entre as ferramentas tecnológicas que podemos encontrar contra as alterações climáticas, destacamos algumas para minimizar os efeitos das emissões de C02: energias renováveis; biorremediação (uso de micróbios para limpeza e erradicação de bactérias, etc.); veículos elétricos; baterias verdes de hidrogênio; usinas de biomassa com captura e armazenamento de carbono. A avaliação dos impactos e riscos derivados das alterações climáticas; a identificação e avaliação das opções de adaptação identificadas; a implementação das medidas finalmente definidas para a preservação da biodiversidade, tanto marinha como terrestre. As conferências presenciais serão realizadas em duas importantes cidades do Brasil: no Rio de Janeiro, dentro da Casa do G20, e em Belo Horizonte, com Haro, no Colégio Santa Maria.
Minibio participantes do dia 17
Cristina González Haro (Espanha)
Pesquisadora multidisciplinar especializada em teledetecção oceânica atualmente contratada em Institut Ciències del Mar (ICM) – Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), com foco na dinâmica das camadas superficiais do oceano.
Viviane Mallmann (Brasil)
Pesquisadora e coordenadora, doutora em Recursos Naturais. Vasta experiência em química e biologia, especializada em produtos naturais e óleos essenciais, atua em projetos de sustentabilidade agroecológica e recuperação de solos. Atualmente, coordena pesquisa voltada a sistemas produtivos agroecológicos e desenvolvimento de bioprodutos tendo como base os recursos naturais, com foco em plantas medicinais brasileiras. Atua como Pesquisadora no Recanto Agroecológico MyA Terra.
No dia 19 de setembro, quinta-feira, às 11h30, será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Cervantes do Rio (https://www.youtube.com/@InstitutoCervantesRiojaneiro), a videoconferência “Cérebro e neurociência”, que contará com a participação de Laura López Mascaraque – CSIC (Espanha) e de Veronica Arán Ponte – ACEBRA (Brasil). A organização é do ICRio, com a colaboração do Instituto Ramón y Cajal, Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC e Asociación de Científicos Españoles en Brasil – ACEBRA.
Como encerramento do ano Cajal, esta videoconferência aborda o estudo do cérebro e os avanços da neurociência, que se se concentra em seu estudo em múltiplas disciplinas, como biologia, farmacologia ou neurologia. Saber como funciona o cérebro permite avançar nas pesquisas sobre disfunções que causam doenças neurodegenerativas. A nova geração de investigadores estabeleceu grupos de trabalho em instituições de toda a Espanha. Nas conferências propostas serão levantados diferentes aspectos relacionados com o futuro da investigação em neurociências, especialmente as capacidades, funções e doenças do cérebro.
Minibio participantes do dia 19
Dra. Verónica Aran Ponte é uma investigadora com sólida formação em Bioquímica e Biologia Molecular. É formada em Bioquímica pela Universidade de Dundee, na Escócia, e fez doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade de Glasgow. Dedicou mais de uma década à pesquisa do câncer, incluindo pós-doutorado na Universidade de Liverpool e no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. Além disso, contribuiu como professora e pesquisadora do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO). Desde 2020, atua como pesquisadora no Hospital e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, onde lidera a implantação de uma plataforma de biópsia líquida para investigação de biomarcadores no sangue de pacientes com tumores cerebrais e coordena o comitê de ética em pesquisa . do Instituto. É membro fundadora e presidente da primeira Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil (Acebra), e membro do conselho de administração da RAICEX (Rede de Associações de Pesquisadores e Cientistas Espanhóis no Exterior) como tesoureira.
Laura López-Mascaraque é Doutora em Neurociências e Investigadora Científica do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC). Pós-doutorado em dois Centros de Pesquisa dos Estados Unidos (Washington University, St. Louis (Missouri) e no Salk Institute em La Jolla (Califórnia). Lidera um grupo de pesquisa no Cajal Institute em Madrid que estuda o desenvolvimento do cérebro, em particular, como um conjunto de células-tronco neurais se expande e se diferencia para finalmente criar um cérebro de tamanho e composição celular adequados. Atualmente é presidente da Rede Olfativa Espanhola e da ECRO (Organização Europeia de Pesquisa em Quimiorrecepção) e foi vice-diretora do Instituto e presidente do Comitê de Mulheres e Neurociências da Sociedade Espanhola de Neurociências. Além disso, está envolvida em atividades de divulgação científica, tendo sido premiada, em 2018, com o Prêmio Europeu de Divulgação Científica em Neurociências atribuído pela Dana Alliance for Brain Initiatives. Em 2021, foi nomeada Acadêmica de Mérito da Perfume Academy.
Serviço
“Os efeitos da mudança climática sobre a água e a biodiversidade: ferramentas para mitigá-la”
Dia 17 de setembro, terça-feira, às 18h30
Participantes: Drª Cristina González Haro (Espanha); Drª Viviane Mallmann (Brasil).
Local: Casa G-20 (Casa Laura Alvim)
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
50 lugares mediante ordem de chegada, com entrada gratuita
“Cérebro e neurociência”
Dia 19 de setembro, quinta-feira, às 11h30
Videoconferência com acesso online pelo canal YouTube do Instituto Cervantes RJ: https://www.youtube.com/@InstitutoCervantesRiojaneiro
Participantes: Laura López Mascaraque – CSIC (Espanha); Veronica Arán Ponte – ACEBRA (Brasil)
Assessoria de imprensa Instituto Cervantes: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao
Classificação livre
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ LOPES SAMPAIO
biasampaio@briefcom.com.br