A inteligência artificial deixou de ser uma tecnologia futurista para se tornar uma ferramenta acessível e poderosa, capaz de transformar a maneira como as empresas operam. Para os pequenos negócios, em especial, a IA representa uma oportunidade única de aumentar a competitividade, melhorar os processos e, consequentemente, contribuir para as vendas e os lucros.
Entre as facilidades que o recurso oferece estão as recomendações inteligentes, que consiste em analisar o histórico de compras e o comportamento de cada cliente para oferecer produtos e serviços personalizados, aumentando as chances de conversão. Há também os chatbots e assistentes virtuais: Esses recursos permitem um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, resolvendo dúvidas e auxiliando nas compras.
A análise de dados com a pode processar grandes volumes de dados para identificar tendências de mercado, comportamentos do consumidor e a eficácia de diferentes campanhas, permitindo ajustes estratégicos em tempo real. Com a criação de conteúdo, as ferramentas de IA podem gerar textos, imagens e vídeos personalizados para diversos públicos, otimizando a produção de conteúdo e aumentando o engajamento.
Para o especialista em tecnologia, focado na inteligência artificial, Caio Arimura, o recurso é um grande parceiro de negócios. “As ferramentas de IA são cada vez mais acessíveis e simples de usar, mesmo para empresas de pequeno porte. A automação de processos e a otimização de recursos proporcionam uma redução significativa dos custos operacionais, o que é benéfico para o pequeno empreendedor que não tem tantos recursos financeiros para pagar um funcionário, por exemplo. Ela aumenta a produtividade: A IA libera os colaboradores para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e criativas”, explica Caio.
Empresas estão aderindo à inteligência artificial
Segundo o relatório sobre o mercado de Vendas e Marketing (State of Sales and Marketing Report 2023/2024) da empresa de software Pipedrive, realizada em diversos países, incluindo o Brasil, mostra que 42% dos funcionários de pequenas empresas (com 10 funcionários ou menos) usam IA, enquanto apenas 37% utilizam IA em empresas médias (11-100 funcionários) e 23% dos colaboradores usam a tecnologia nas grandes empresas (mais de 100 funcionários).
A maioria (76%) está otimista sobre o papel futuro da IA em auxiliar suas atividades profissionais. Preocupações em torno da IA causando reduções de equipe são mínimas, com apenas 8% expressando tais receios. Olhando para o futuro, uma esmagadora maioria (83%) dos respondentes acredita que a inteligência artificial desempenhará um papel nos negócios, mas não substituirá áreas onde o fator humano é fundamental.
Inteligência Artificial na educação
As IAS podem promover o fortalecimento de áreas mais desafiadoras. Através da análise do desempenho dos alunos, a IA identifica as áreas em que cada um precisa de mais apoio e ofertas e explicações personalizadas para superar essas dificuldades. Há também o conteúdo sob medida: A IA pode gerar conteúdo educativo sob medida, como textos, vídeos e exercícios, que se adaptam aos interesses e estilos de aprendizagem de cada aluno.
Para os professores, pode ajudar na correção de atividades, A IA pode automatizar a correção de atividades, liberando tempo para que os professores se dediquem a atividades mais complexas, como o desenvolvimento de projetos e a interação com os alunos. Pode também ajudar na geração de relatórios: A IA pode gerar relatórios personalizados sobre o desempenho dos alunos, facilitando o acompanhamento do progresso e a identificação de possíveis problemas.
Caio Arimura complementa. “Em resumo, a inteligência artificial oferece aos pequenos negócios e na educação, uma série de benefícios que podem contribuir para o crescimento e a rentabilidade. Ao investir em soluções de IA, as empresas podem se tornar mais ágeis, eficientes e competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico. Claro que é válida, uma conferência, um trabalho em conjunto com as IAs, é trabalhar em conjunto com o ser humano e uma não substitui a outra”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO
patrickferreira.jornalismo@gmail.com