Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Quando a relação com a mãe é desafiadora, melhor comemorar ou se resguardar no Dia das Mães?

    10/05/2025

    Dia das Mães: Renata Fornari destaca o perdão como caminho para a libertação emocional

    10/05/2025

    Dia das mães 2025: O que elas realmente querem ganhar?

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Quando a relação com a mãe é desafiadora, melhor comemorar ou se resguardar no Dia das Mães?
    • Dia das Mães: Renata Fornari destaca o perdão como caminho para a libertação emocional
    • Dia das mães 2025: O que elas realmente querem ganhar?
    • DTM no puerpério: quando a dor na mandíbula revela o peso invisível da maternidade
    • Médico mineiro é premiado por técnica inovadora de transplante de córnea durante maior congresso mundial de oftalmologia
    • Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde
    • Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline
    • ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Investimentos estrangeiros impulsionam e-commerce nacional 
    ECONOMIA

    Investimentos estrangeiros impulsionam e-commerce nacional 

    22/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Sete em cada dez lojistas virtuais brasileiros importam produtos de outros países – mas especialmente da China – a fim de revendê-los no Brasil, segundo um levantamento de 2023, feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E esse percentual deve aumentar, em razão dos preços convidativos dos produtos asiáticos, grande variedade (muitos desses produtos não existem por aqui), bem como importação e logística cada vez mais práticas e descomplicadas. 

    A presença estrangeira no e-commerce brasileiro não se dá apenas com importações, mas também por meio de investimentos das grandes empresas de e-commerce internacionais. Investimentos que vão desde versões de seus sites em português – aceitando boletos – , até a implantação de grandes centros de distribuição. Afinal, se há tanta importação, estas corporações estrangeiras há muito perceberam o tamanho do mercado brasileiro.  

    Recentemente, a PagSeguro, empresa de pagamentos pertencentes ao PagBank, divulgou um estudo que revela o Brasil como líderno ranking latino-americano de compras online, movimentando US$ 275 bilhões em 2023, podendo chegar a US$ 435 bilhões em 2026. Números que incentivam os estrangeiros a cada vez mais aportar por aqui. 

    Os investimentos estrangeiros no comércio eletrônico brasileiro têm sido uma das principais forças impulsionadoras do seu crescimento acelerado. Grandes empresas, principalmente da Ásia e dos Estados Unidos, estão de olho nesse potencial do mercado brasileiro e investindo pesado em suas operações. Esse fluxo de capital estrangeiro não só traz recursos financeiros, mas também conhecimento e tecnologia, impulsionando o avanço do setor, gerando empregos e beneficiando os consumidores. 

    O resultado é que atualmente cinco dos dez portais de e-commerce mais acessados no Brasil são de empresas internacionais, conforme dados de 2023 de pesquisa da empresa Conversion. Naturalmente, algumas questões surgem quanto a essa significativa presença estrangeira, pois o e-commerce brasileiro possui suas próprias peculiaridades e características singulares. Primeiro ponto: será que essas empresas estão levando em consideração as demandas locais da forma mais correta? Segundo: em que medida a concorrência internacional acaba prejudicando as empresas nacionais de menor porte? Dúvidas legítimas que merecem e devem ser debatidas. 

    Por um lado, é inegável que os investimentos estrangeiros têm contribuído para a modernização e o desenvolvimento da logística no e-commerce brasileiro. Novas tecnologias têm sido adotadas, resultando em processos mais rápidos e eficientes de entrega, além de maior rastreabilidade das mercadorias. Fora isso, o aumento da concorrência leva as empresas nacionais a se reinventarem e buscarem soluções inovadoras para se manterem competitivas no mercado. 

    Contudo, é necessário ressaltar a importância de se valorizar também as empresas nacionais e o empreendedorismo local. É fundamental apoiar e fortalecer o desenvolvimento de negócios nacionais no e-commerce, garantindo que eles não sejam ofuscados pelas gigantes internacionais. Incentivos fiscais e políticas públicas adequadas podem ser instrumentos eficazes para equilibrar essa concorrência e assegurar a continuidade e o sucesso das empresas brasileiras. 

    Os investimentos estrangeiros são uma força importante no crescimento do e-commerce brasileiro. Eles trazem inovação, tecnologia e recursos financeiros para o setor, impulsionando o desenvolvimento e aprimorando a experiência de compra dos consumidores. Mas é essencial que se mantenha um equilíbrio saudável entre as empresas estrangeiras e as nacionais, promovendo ações de apoio ao empreendedorismo local e garantindo a competitividade de nossas lojas. 

    Assim, o e-commerce brasileiro poderá operar em seu pleno potencial e se consolidar como um dos principais protagonistas do mercado global. E conviver em harmonia com os estrangeiros. 

     

    *Luciano Furtado C. Francisco é analista de sistemas, administrador e especialista em plataformas de e-commerce. É professor do Centro Universitário Internacional – Uninter, onde é tutor no curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos e no curso de Logística. 

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025

    Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    Tem Vantagem: Buriti Shopping lança o primeiro programa de fidelidade de um shopping de varejo da região metropolitana de Goiânia

    30/04/20240

    Dia da Pipoca: Cinemark oferece baldes de até 10 litros por R$19

    12/03/20250

    Empreender nos Estados Unidos é possível, mas cuidado com os golpes

    09/02/20240

    Estado de São Paulo tem quase 19 mil vagas abertas de emprego

    19/10/20230

    Outubro Rosa: saiba como prevenir e tratar reações adversas na pele e mucosa oral comuns nos tratamentos oncológicos

    10/10/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.