O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, abriu inscrições para o edital do programa nacional do patrimônio imaterial, as inscrições ficam abertas até 8 de setembro.
São R$ 7,5 milhões para o desenvolvimento de projetos para preservação do patrimônio cultural imaterial.
O objetivo é preservar as práticas, conhecimentos, expressões, celebrações e tradições da cultura nacional, transmitidas de geração em geração.
Órgãos dos governos federal e estaduais, universidades e instituições de ensino superior podem enviar propostas.
Organizações da sociedade civil, agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura e à pesquisa também podem se inscrever no edital.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, fala sobre o programa nacional do patrimônio imaterial e convida as pessoas para participar.
“O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, acabou de lançar o edital do PNPI: o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial no valor de R$ 7,5 milhões. Isso significa dinheiro, orçamento. São recursos que serão aplicados no fomento, na pesquisa, na promoção da cultura imaterial dos saberes, das formas de fazer cultura tradicional em nosso país. Esse valor é muito mais do que aquilo que foi investido nos últimos quatro anos. Estamos falando de uma única ação, ainda temos outras. portanto, quero fazer um convite a todos e todas vocês a nos ajudarem nesta divulgação, na aplicação desse orçamento, que é do povo, e visa justamente fortalecer a cultura popular”.
O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial é voltado a iniciativas que utilizem o novo inventário nacional de referências culturais; O guia do inventário nacional de diversidade linguística e estejam inscritas em um dos livros de registro do Iphan.
Para saber mais acesse o site www.gov.br/iphan ou envie mensagem para comunicacao@iphan.gov.br.
Esta é uma realização do Ministério da Cultura e Iphan.