A segunda período dos Jogos da Juventude, que ocorrem em Ribeirão Preto (SP), chegou ao termo no domingo (10), com as finais do vôlei de quadra, vencidas por Rio de Janeiro (masculino) e Santa Catarina (feminino). Outras quatro modalidades foram disputadas desde quarta-feira passada (6): tênis de mesa, triatlo, judô e ginástica artística. As duas últimas foram determinantes para o salto do Rio Grande do Sul no quadro de medalhas, que segue com São Paulo no topo.
O evento segue até sábado (16), com transmissão ao vivo pela TV Brasil (confira, no termo do texto, a programação da semana). Serão sete modalidades em disputa. Seis iniciam nesta terça-feira (12): esgrima, tiro com roda, vôlei de praia, natação, handebol e basquete. As provas de águas abertas começam na sexta-feira (15).
Notícias relacionadas:
Inspirada em Daiane dos Santos, gaúcha brilha nos Jogos da Juventude.No primeiro terço dos Jogos, que teve seis esportes disputados (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling), a delegação gaúcha havia ganhado somente um ouro. No segundo, foram 12, sendo cinco no judô e sete na ginástica artística – quatro com participação de Nicole Bello, principal nome da modalidade entre as meninas.
Os sul-rio-grandenses pularam para quarto lugar no quadro de medalhas, com os mesmos 13 ouros do Paraná, que fica adiante por ter mais pratas (11 a seis). O Rio de Janeiro, que encerrou a primeira lanço dos Jogos dividindo a segunda colocação com os paranaenses, isolou-se na vice-liderança, com 15 láureas douradas.
A ponta da lista segue com São Paulo. Os donos da morada, inclusive, aumentaram a vantagem para o segundo lugar. Se no primeiro terço do evento os paulistas estavam cinco ouros adiante do Rio (16 a nove), agora a diferença é de dez láureas douradas (25 a 15). A delegação anfitriã é, também, a que mais medalhas conquistou no totalidade: 65.
Assim porquê no Rio Grande do Sul, o destaque de São Paulo veio da ginástica artística, com Pedro Silvestre. O jovem conquistou seis medalhas, quatro de ouro (barra fixa, argolas, barras paralelas e salto). Ele ainda foi prata por equipes e bronze no individual universal. A publicação do perfil dos Jogos da Juventude no Instagram sobre os resultados do garoto recebeu comentários de estrelas da modalidade, porquê Francisco Barreto, multimedalhista nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru; e o vencedor mundial Arthur Nory.
“Eu gostei muito dessa competição, porque consegui me concentrar bem mais para fazer os aparelhos. Vim com a expectativa de ganhar medalhas em todas as provas que disputaria, então deu certo”, celebrou Pedro, em prova ao site do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Transmissões da TV Brasil
Terça-feira (12)
9h – natação
Quarta-feira (13)
9h – natação
Quinta-feira (14)
9h – natação
16h – finais do vôlei de praia
Sábado (16)
11h – finais do handebol