Com passos firmes e uma mensagem profunda, os jovens da Fundação CASA de Jacareí subiram ao palco do Sarau Mil Grau nesta segunda-feira (16/12) e encantaram o público com uma apresentação artística emocionante. O evento, promovido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Guarulhos, na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), na capital paulista, reuniu mais de 60 crianças e adolescentes em acolhimento e medida socioeducativa, proporcionando um encontro cultural marcado por talento, arte e inclusão.
Em sua 4ª edição, o Sarau contou com 21 apresentações artísticas que envolveram dança, música, literatura e exposição de arte, com o objetivo de promover cultura, integração e a conscientização dos direitos infanto-juvenis. Este ano, a condução ficou por conta da jornalista Janaina Lepri, da TV Globo, que destacou, durante os intervalos, a importância da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Na performance intitulada “O Despertar”, os seis jovens do CASA Jacareí uniram teatro, música e expressão corporal para retratar o cotidiano de diversas profissões e transmitir uma reflexão sobre as pressões do dia a dia e a busca pelo equilíbrio. A apresentação começou com a canção “O Fortuna”, de Carl Orff – Carmina Burana, simbolizando o automatismo e a exaustão causados pela incessante busca por poder e sucesso. Na sequência, ao som de “Paciência”, de Lenine, os jovens destacaram a necessidade de desacelerar, valorizar as conexões humanas e buscar o significado. Por fim, com a energia de “The Rhythm of the Night”, da banda Corona, transmitiram a alegria e a leveza que a música pode trazer para enfrentar os desafios do cotidiano.
Mais do que entreter, os jovens convidaram o público a refletir com questionamentos como: “O que buscamos? O que queremos? Para onde vamos? Será que sabemos?”. A apresentação transcendeu a arte, tornando-se um chamado à introspecção e à valorização do equilíbrio na vida.
“A cultura é um direito fundamental dos adolescentes, especialmente daqueles que cumprem medidas socioeducativas, pois funciona como uma ferramenta de expressão, autocompreensão e formação cidadã. Ver esses jovens no palco, sendo aplaudidos e expressando suas ideias e emoções, é extremamente emocionante e gratificante. Isso mostra a importância de iniciativas como o sarau para promover diversidade e inclusão artística”, afirmou o juiz Iberê de Castro Roxo Dias, da 2ª Vara da Infância e da Juventude Protetiva e Cível de Guarulhos.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou o impacto positivo de eventos como o Sarau Mil Grau para o desenvolvimento dos adolescentes: “Atividades culturais, esportivas e educacionais, como as que promovemos ao longo do ano, são essenciais para nossos adolescentes. Elas oferecem oportunidades de expressão, inclusão e valorização dos talentos, contribuindo diretamente para a transformação e reintegração social desses jovens”.
O Sarau Mil Grau integra o programa ApadrinhARTE, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que oferece a crianças e adolescentes em acolhimento e jovens em medida socioeducativa a chance de participar de atividades culturais, valorizar seus talentos e promover a inclusão social. A participação dos adolescentes da Fundação CASA reafirma o poder transformador da arte e da cultura e oferece a esses jovens um espaço de expressão, desenvolvimento e esperança.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
matheusvinicius.jornalista@gmail.com