Durante a pandemia da covid-19, mais de 20 milhões pessoas morreram no mundo — colocando em perspectiva, a ONU estima que 40 milhões de civis morreram na segunda guerra mundial em quase seis anos. Ou seja: o vírus do coronavírus matou a metade disso em apenas um ano e meio. O Brasil foi o segundo país do mundo em número de mortos, mais de 700 mil. Esse total deixou um grande número de crianças e adolescentes órfas que perderam, pais, mães, avôs, avós, tios ou tutores.
Segundo dados da London College, uma das mais prestigiadas e centenárias universidade do Reino Unido, que fez o mais abrangente estudo mundial sobre a mortalidade durante a pandemia, somente em terras brasileiras foram 200 mil órfãos.
Nas páginas emocionantes do livro Sem Eles, Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani, com ilustrações de Clóvis Stocker, trazem à luz as histórias de famílias brasileiras devastadas pela pandemia de Covid-19. Este livro oferece um retrato sensível e humano de um drama coletivo que marcou a vida de milhares de órfãos, explorando as sequelas psicológicas, emocionais e sociais enfrentadas por aqueles que perderam seus cuidadores de forma abrupta.
Com a história de 12 personagens de diversas partes do Brasil, o livro Sem Eles é um material inédito que resgata momentos que foram esquecidos pela sociedade e governos assim que o vírus foi controlado. “A obra nos convida a refletir sobre o impacto profundo da pandemia no contexto social brasileiro, especialmente nas camadas mais vulneráveis. Mais do que um registro das perdas, o livro é um tributo à resiliência humana, dando voz às dores silenciadas e destacando a força das famílias na difícil jornada de reconstrução” afirma o escritor Eduardo Ferrari.
Com uma escrita envolvente e ilustrações marcantes, este livro é um chamado à empatia, à memória e à ação, lembrando que cada vida perdida carrega um legado que não pode ser esquecido. O lançamento do livro aconteceu durante a quinta edição do Congresso de Educação Parental, que aconteceu em novembro deste ano em São Paulo, com a presença de mais de duas centenas de pessoas que participaram de um debate sobre o tema da orfandade e deram depoimentos emocionantes sobre suas próprias histórias.
SOBRE OS AUTORES:
Eduardo Ferrari é um escritor e jornalista, pai do Pedro e do Gabriel, e é amplamente reconhecido por seu trabalho focado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua obra mais popular é a saga Elétrico, que inclui os livros Elétrico (2019), Distraído (2020) e Falante (2021). Esses livros são inspirados na experiência pessoal do autor e de seu filho caçula, ambos diagnosticados com TDAH. Escreveu ainda os livros Explosivo, Terráqueos e Zumanos, entre outros. Em “Sem Eles”, projeto sob sua coordenação editorial, aborda de forma pioneira no Brasil os impactos do luto infantil provocado pela pandemia de Covid-19. www.instagram.com/eduardoferrari_
Vanessa Selicani é mãe da Angelina e jornalista apaixonada por contar histórias. Foi editora focada em notícias por quase 15 anos em veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Trabalha na coordenação da produção de conteúdo no poder público de São Paulo. Apurou e escreveu as reportagens dos personagens que compõem o livro “Sem Eles”. www.instagram.com/vanessaselicani
SERVIÇO:
Livro: Sem Eles
Subtítulo: O luto infantil coletivo de uma pandemia oculta
Autores: Eduardo Ferrari e Vanessa Selicani
Formato: 23 x 16 cm
Páginas: 232
Valor de venda: R$ 39,90 (e-book) e R$ 59,90 (impresso)
Editora: Literare Books
https://amzn.to/3Z8PR7F
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO NERI FERRARI
eduardoferrari.ef@gmail.com