Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Local.e ensina empreendedores a escalarem suas vendas em supermercados
    ECONOMIA

    Local.e ensina empreendedores a escalarem suas vendas em supermercados

    05/01/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A busca crescente por produtos saudáveis e inovadores na última década, tendência que ganhou força com as mudanças de hábitos durante a pandemia, tem impulsionado o mercado de pequenas marcas locais de alimentos, bebidas e até cosméticos a conquistarem cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. 

    Mas, apesar da qualidade e dos diferenciais dessas marcas locais, muitas ainda não têm acesso a esse canal de vendas, seja por falta de experiência, de familiaridade com o mercado ou, principalmente, por ser um setor dominado por grandes indústrias. Assim, Leila Okumura, especialista em inovação com mais de 15 anos de experiência na consultoria global Nielsen (NIQ), trabalhando com multinacionais como Unilever e P&G, decidiu colocar sua experiência para ajudar a escalar os negócios destes empreendedores. 

    Há seis anos nasceu a Local.e, plataforma da qual é co-fundadora junto com seus ex-colegas de Nielsen Juan Stingo e José Eduardo Vivan, com uma missão clara: fortalecer as marcas locais para que sejam mais competitivas no mercado e tenham maiores chances de sucesso. 

    Com experiência no varejo brasileiro e no europeu, Leila e os sócios observaram que, como no exterior, onde a pequena indústria é ativa e presente em supermercados de todos os portes, aqui também havia grande diversidade de marcas desenvolvidas por pequenos produtores com grande potencial para ocupar estes mesmos espaços. 

    Daí surgiu a ideia da Local.e de ensinar o pequeno o que é preciso saber para conseguir se destacar no mercado. A Local.e desenvolveu uma metodologia própria para os empreendedores de marcas locais baseada em 4 pilares: busca pelo produto diferenciado e relevante, vendas estratégicas, foco no giro do produto e construção de marcas memoráveis. 

    “Já existe praticamente tudo no supermercado, são mais de 18.000 novos produtos lançados no mercado todos os anos. Para uma marca local conseguir crescer, é preciso encontrar um ângulo novo, seja um novo posicionamento, um novo ingrediente, um novo benefício””, disse, em sua participação na Mercopar 2024, feira de inovação industrial realizada em outubro em Caxias do Sul (RS), pela unidade local do Sebrae.  

    Outra questão, segundo Leila é que, ao contrário da impressão de que produtos locais ou artesanais são mal feitos ou de baixa qualidade, é quase unanimidade que essas pequenas indústrias mostram bastante cuidado no desenvolvimento e na apresentação dos produtos. Mesmo assim, não conseguem ‘aparecer’ no varejo. 

    “É esse o propósito da Local.e: ajudar nessa ‘dor’ dos pequenos, para fazer com que produtos bons e inovadores finalmente tenham o espaço que merecem  nos supermercados.” 

    ECOSSISTEMA EFICIENTE

    Mas no princípio o modelo de negócio da Local.e não era exatamente esse. A plataforma começou dando consultoria para pequenas indústrias. Logo depois, como perceberam que elas não tinham tanto capital disponível para pagar consultoria, chegaram a fazer também representação comercial, a negociar contratos para esses empreendedores. Porém, Leila conta que também descobriram que isso não solucionaria o problema, pois não era possível escalar, nem ajudar todos. 

    Logo decidiram levar todo o conhecimento dos fundadores da Local.e para ajudar os pequenos a entenderem como funciona o varejo e ensinar a operar nesse mercado, simplificando e adaptando processos para a realidade do pequeno negócio.  

    Com a proposta de ensino, a plataforma desenvolveu também um ecossistema de empreendedores, nada mais que uma comunidade no Whatsapp, onde passaram a trocar conhecimento e até fazer sociedade para se tornarem mais competitivos. 

    Hoje, mais de 330 empreendedores de marcas locais não só fazem networking, mas participam das aulas, de encontros, mentorias, se unem para  descontos e compras coletivas

    “A Local.e é uma empresa com o propósito de oferecer algo que realmente ajude o pequeno negócio a prosperar, e que ajude  a maior quantidade de empreendedores possível a ganhar a vida com seus produtos. Eles podem até ser concorrentes, mas há mercado para todo mundo”, afirma Leila, que diz que, nessa comunidade há desde marcas “superpequenas”, que faturam cerca de R$ 40 mil por ano, às que chegam a faturar R$ 30 milhões. 

    ESCOLHENDO OS MELHORES

    Para reconhecer e celebrar o poder inovador das pequenas indústrias brasileiras, desta segunda-feira, 02/12/2024, até 31/01/2025, estarão abertas as inscrições da 5ª edição do “Prêmio Local.e”. 

    O prêmio este ano contará com a parceria do app Desrotulando (aplicativo que auxilia o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis de forma prática), terá como jurados grandes varejistas, que irão escolher os lançamentos de produtos realizados em 2024 com mais potencial de inovação, relevância e saudabilidade para o consumidor. 

    Em 2023, a marca vencedora do Prêmio Local.e foi a Pinati Snacks, de produtos proteicos. Nesta edição, o vencedor ganhará um estande na Anuga Select Brazil, maior feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada em abril de 2025 no Anhembi (Zona Norte da Capital paulista).   

    Também ganhará um ano de acesso gratuito à Academia Local.e, duas mentorias individuais gratuitas, dois meses gratuitos de ‘Conteúdo de Marca’ no Desrotulando e 3.000 embalagens impressas pela Packster. O Prêmio Local.e tem como objetivo dar visibilidade aos lançamentos inovadores das marcas locais e, assim, conseguir abrir portas nos supermercados brasileiros. 

    “Dois lemas nos movem: você não precisa aprender errando, e a jornada empreendedora não precisa ser solitária. Muitos começam sozinhos e acham que só eles passam por isso, mas ao entrar na comunidade percebem que todos passam pelas mesmas dores. Por isso é preciso se capacitar eentender o jogo para conseguir ganhar espaço no mercado..”

    Para mais informações sobre a Local.e, acesse o site. Já as informações e inscrições para o Prêmio Local.e 2024 podem ser feitas aqui.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    KAMILA BATISTA GARCIA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    “A Arte de Influenciar Negócios” é lançado pela Editora Lisboa com histórias inspiradoras de 29 coautores

    04/06/20240

    Zignet se torna empresa parceira do programa "Bom Condutor"

    26/03/20250

    Violência contra a pessoa idosa no Brasil: as mulheres são as principais vítimas 

    14/06/20240

    Roupas de banho, filtro solar e proteção contra os  mosquitos são os itens mais procurados por consumidores on-line no último trimestre do ano

    14/12/20230

    Wake transforma dados em estratégia e auxilia clientes no aumento de receita

    08/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.