Belo Horizonte possui 289 mil microempreendedores individuais em plena atividade, segundo o Monitor do MEI Sebrae Minas. De acordo com o painel Mapa de Empresas, do Governo Federal, entre janeiro e junho deste ano, foram abertas 40.753 novas empresas na cidade, sendo 38.887 microempresas e 1.866, de pequeno porte. E, a partir desta quinta-feira, 1°, toda essa força empreendedora terá uma ferramenta gratuita com informações estratégicas para o aproveitamento do potencial comercial da cidade, o Mapa Empreende BH.
A plataforma, idealizada pela Prefeitura em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), reúne dados que permitem visualizar a cidade de forma dinâmica, do ponto de vista empresarial e comercial, facilitando a análise e a seleção de informações relevantes para cada tipo de negócio, dentre elas: atividades econômicas já existentes e tempo de atividade por região ou rua; por meio da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) consegue-se identificar as atividades complementares dos fornecedores e concorrentes do seu negócio; localizar imóveis não residenciais para possíveis investimentos e, até mesmo, terrenos e bairros como um todo. Além disso, como grande diferencial, a plataforma integra informações da Legislação Urbanística do Plano Diretor de Belo Horizonte, indicando a permissividade de atividades econômicas de acordo com as vias.
O Mapa Empreende BH é estruturado em camadas interativas onde o usuário, pessoa física ou jurídica, pode coletar gratuitamente informações sobre uma determinada região e, a partir desses dados, fundamentar sua tomada de decisão de investimentos. A plataforma permite filtrar as informações através de dados como CEP, tipo de via (rua, avenida, beco), bairro, região. Será possível combinar essas informações via camadas e analisá-las de forma isolada ou cruzando os dados.
“Ao cruzar esses dados, um empreendedor do ramo alimentício que queira abrir uma lanchonete no bairro Planalto, por exemplo, conseguirá ver quantas lanchonetes o bairro possui, em quais ruas elas estão concentradas, quais as opções de imóveis disponíveis, quais os estabelecimentos complementares ao seu, quais regras do Plano Diretor precisa seguir e se a rua que ele interessa permite seu tipo de atividade”, exemplifica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, o Mapa Empreende BH reduz custos financeiros, proporciona agilidade e eficiência na busca por informações relevantes para a tomada de decisão de investimentos. “Isso permite a construção de planos de negócios mais sólidos. A plataforma também elimina burocracias na busca por informações. Até o momento, o empreendedor que buscava informações sobre a cidade, como estabelecimentos complementares e concorrentes, permissividade de vias e disponibilidade de imóveis, precisava acessar, no mínimo, três ou quatro canais informativos distintos. Detectamos a carência de uma estrutura ordenada e objetiva dos dados quantitativos sobre BH e, dessa dor, nasceu a plataforma ”, revela.
Além de desburocratizar a busca por informações, outro importante diferencial do Mapa Empreende BH é a gratuidade. “Soluções desse grau de riqueza e complexidade disponibilizadas por empresas privadas, possuem custo elevado, acima de R$ 200 mil, e quase sempre, tornam-se inviáveis para micro e pequenas empresas. O Mapa é totalmente gratuito, o que favorece os empreendedores e torna a cidade ainda mais competitiva, pois dinamiza a pesquisa para a atração de novos investidores”, avalia Souza e Silva.
Acesso ao Mapa Empreende BH
O acesso à plataforma será realizado por meio dos sites: cdlbh.com.br e prefeitura.pbh.gov.br/empreendedor. Após o preenchimento de um breve formulário de identificação, o usuário será direcionado ao conteúdo do mapa. “A plataforma possui recursos de interatividade, como a seleção de várias camadas do mapa simultaneamente, que são melhor utilizados em computadores. Por esses fatores, não indicamos a utilização de smartphones”, explica a COO da Place, Flávia Tissot. A startup, de Porto Alegre (RS), foi a responsável pela execução do projeto e é especialista em desenvolvimento urbanístico e imobiliário.
“De uma forma simples, podemos dizer que o Mapa Empreende BH quebra as barreiras das planilhas de Excel e as transforma em algo mais intuitivo, visual e de fácil entendimento. O empreendedor conseguirá enxergar a cidade e o seu negócio de maneira mais simples e objetiva”, conta Flávia Tissot.
Aprimoramento
De acordo com o diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Mattos Duarte, ao longo da implementação, a experiência do usuário será acompanhada e, a partir disso, pontos de evolução serão estudados. “Dentre eles a adaptação para o acesso via smartphone, bem como integração ao cadastro imobiliário, para agilizar a informação de imóveis não residenciais disponíveis, geração de relatórios de pesquisa, dados de mobilidade, como pontos de ônibus e outros parâmetros urbanísticos ”, afirma.
Ainda de acordo com Jean Mattos, além das informações demográficas do IBGE, a base de dados da plataforma será alimentada pelo Portal de Dados Abertos da Prefeitura que contém: cadastro imobiliário, atividades econômicas, bairro popular e permissividade de uso geral, assim toda atualização do Portal de Dados Abertos da Prefeitura poderá ser migrada para o sistema praticamente em tempo real.
Impactos reais
Na perspectiva da CDL/BH, dentre os benefícios que o Mapa Empreende BH irá trazer para o cenário de empreendedorismo da cidade está o aumento da taxa de sobrevivência das empresas, maturidade dos negócios da cidade, redução da evasão e/ou aglutinação comercial em determinadas regiões, aumento da sensação de segurança, melhoria da distribuição de negócios pela cidade, melhor uso da infraestrutura instalada entre outros benefícios. “O êxito ou insucesso de determinadas atividades econômicas, como o comércio e alguns serviços, estão diretamente relacionados à sua localização. A tendência é que a plataforma ajude os empreendedores a errar menos nessa escolha, tenham negócios mais longevos e, consequentemente, gerem mais empregos e renda”, reflete Marcelo de Souza e Silva.
“O empreendedor deve saber onde estão seus concorrentes, o que os levaram a estarem ali e entender onde está o público que se interessa por suas ofertas. Ocorre que a escolha do local não se limita à identificação de fatores que potencializam as vendas ou reduzem a competição. Passa também pela análise do Plano Diretor, que define que tipo de empreendimento comercial pode existir em cada localidade no território. Isso diminui as chances de multas e muitos outros problemas para o empreendedor”, afirma a Chyara Sales.
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MARIA CRISTINA GOMES REIS
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