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    Home»TECNOLOGIA»Martechs: integração entre tecnologia e marketing está transformando as demandas do setor
    TECNOLOGIA

    Martechs: integração entre tecnologia e marketing está transformando as demandas do setor

    28/08/202400
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    O panorama do marketing tem mudado de forma radical nos últimos anos, e a integração de tecnologias ao marketing, as chamadas martechs, é um dos pontos centrais dessa transformação. No Brasil, 75,8% das empresas estão em busca de soluções tecnológicas para aprimorar suas estratégias de marketing, refletindo uma tendência global de fusão entre marketing e tecnologia. O dado é do estudo “Martechs e a transformação do marketing digital no Brasil” divulgado pela Zoho, e mostra um cenário que não só cria novas oportunidades de negócios, mas também redefine a forma como marcas e consumidores interagem no ambiente digital.

     

    Transformação das práticas de marketing

    A integração das martechs está revolucionando as práticas tradicionais de trabalho no marketing, automatizando tarefas que antes demandavam muito tempo e esforço manual. De acordo com Homero Filho, diretor de Tecnologia na GT7, Unidade de Negócios do Grupo TODOS Internacional, “ferramentas modernas de automação podem gerenciar campanhas de e-mail, postar em redes sociais, nutrir leads e, até mesmo, realizar análises de desempenho, liberando os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas e criativas”.

    Para Mariana Rangel, diretora de Marketing da GT7, pensar o trabalho de marketing como algo à parte das martechs já não é mais possível. “A integração de martechs aos negócios já foi considerada uma vantagem competitiva no passado, mas hoje é algo que faz parte da maioria das empresas. Isso é reflexo de uma mudança fundamental na forma como as organizações se comunicam com seus consumidores”, destaca.

    A integração entre tecnologia e marketing não apenas melhora a eficiência e personalização das campanhas, mas também apresenta desafios que devem ser gerenciados com cuidado. À medida que as empresas adotam e adaptam essas tecnologias, elas devem estar preparadas para enfrentar as complexidades e aproveitar as oportunidades que surgem nesta era digital transformadora.

     

    Como a tecnologia tem transformado o marketing?

    A personalização de campanhas e da experiência do cliente são apontadas pelos profissionais como um dos grandes benefícios da implementação de tecnologias inteligentes no marketing. Segundo Rangel, “as martechs ampliam a eficiência em toda a jornada do consumidor, permitindo uma super personalização que seria complexa e difícil de alcançar manualmente”, afirma. “Além disso, o que levaria semanas para ser feito, pode agora ser implementado à distância de um click”.

    Filho reforça que “as ferramentas de martechs ajudam a entender melhor o cliente e a segmentá-lo em clusters diferentes, permitindo uma personalização mais assertiva, além de comunicação omnichannel e análise de dados em tempo real”. Para o CTO, essas ações resultam em uma experiência mais relevante e envolvente para o consumidor, aumentando a conveniência e o fortalecimento da fidelização.

     

    Análise de dados e decisões assertivas

    A capacidade de analisar e tomar decisões orientadas por dados é outra vantagem trazida pelas martechs. “Ao coletarem e processarem grandes volumes de dados de diversas fontes, essas tecnologias proporcionam insights precisos sobre o comportamento e as preferências dos clientes”, explica Filho.

    Rangel destaca que esta análise de dados facilitada pelas martechs possibilita adotar estratégias que funcionem melhor, deixando de lado as escolhas embasadas em opiniões. “Com a tecnologia, conseguimos não só realizar inúmeras interações automaticamente, mediante os passos do consumidor, como podemos também avaliar o que traz mais resultado, o que chama atenção e o que leva a uma maior satisfação. A longo prazo, teremos clientes mais satisfeitos e fiéis”.

     

    Barreiras a serem superadas

    Apesar dos benefícios significativos, a adoção de novas tecnologias apresenta desafios ainda presentes na rotina das equipes de marketing. Filho destaca que “a principal dificuldade é o treinamento e adoção do time de marketing a ferramentas mais complexas de tecnologia”. Para o CTO, “o excesso de dados gerados pelas novas tecnologias pode ser avassalador e as empresas correm o risco de ficarem paralisadas pela quantidade de informações, em vez de utilizarem-nas para tomar decisões informadas”.

    A fim de superar a barreira da adaptação da equipe, Filho compartilha que as lideranças da organização em que atua têm apostado na capacitação dos colaboradores para fazer implementações de novas tecnologias. “Na GT7, estamos lidando com esses desafios focando em treinamento contínuo, adoção gradual de tecnologias, forte ênfase na segurança de dados e parcerias com fornecedores de soluções flexíveis”.

    Liderando diariamente uma equipe de marketing, Rangel acredita que a escolha das tecnologias certas e a integração entre sistemas também são desafios críticos. “Com tantas opções disponíveis, é fácil se perder. Além disso, a integração entre plataformas pode resultar em lacunas e perda de dados, tornando as conclusões mais incertas”, destaca.

     

    Comece pequeno, teste e depois escale

    Para uma implementação bem-sucedida de martechs, Filho reforça ser necessário avaliar as necessidades e os objetivos da empresa, além de realizar ações em pequena escala, antes de iniciar qualquer uso de tecnologia. “Aplicamos essas práticas em projetos-piloto para testar e ajustar as ferramentas antes de uma implementação completa, garantindo uma transição mais suave e eficaz”.

    Rangel sugere que a integração entre equipes e a participação ativa da liderança são fatores decisivos para o sucesso na introdução de uma tecnologia na rotina de trabalho. “O alinhamento entre as áreas envolvidas, como marketing e tecnologia, é fundamental. A alta liderança deve estar integrada para garantir que as necessidades e prioridades sejam claras. É preciso ter clareza sobre o orçamento e as capacidades técnicas da empresa”.

    Quando o assunto é checar se a implementação de martechs tem gerado retorno positivo, Filho comenta ser importante “o acompanhamento de métricas que ajudam a medir a eficácia de campanhas, a satisfação e a lealdade dos clientes e a eficiência dos gastos de marketing, permitindo ajustes rápidos e estratégias mais assertivas”. Entre as métricas citadas pelo CTO, ele destaca: ROI (Retorno sobre Investimento), CLV (Valor Vitalício do Cliente), taxa de conversão, taxa de churn, engajamento nas redes sociais, taxa de abertura e cliques em e-mails, NPS (Net Promoter Score) e CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

    Confira 8 dicas apontadas pelos profissionais como essenciais para garantir que a implementação de martechs ao negócio seja bem-sucedida:

     

    Comece com uma pesquisa detalhada para entender as necessidades específicas de sua empresa para escolher ferramentas que melhor se alinhem a essas necessidades.
    Invista em treinamento contínuo para sua equipe e comece com projetos-piloto para testar as tecnologias antes de uma implementação completa. 
    Dê prioridade à integração de sistemas para garantir uma comunicação fluida entre diferentes plataformas.
    Foque na análise de dados para tomar decisões orientadas.
    Mantenha-se atualizado com as tendências e inovações no campo para aproveitar novas oportunidades à medida que surgem.
    Garanta a segurança e a conformidade dos dados desde o início.
    Monitore continuamente o desempenho e ajuste as estratégias conforme necessário
    Esteja preparado para adaptar-se rapidamente às mudanças e inovações tecnológicas.

     

    Qual é o futuro das martechs?

    O futuro das martechs promete inovações contínuas. Filho vê a análise preditiva e o uso de dados em tempo real como tendências emergentes. “A privacidade e a segurança dos dados continuarão a ser prioridades, com tecnologias de compliance e proteção de dados evoluindo. As martechs também facilitarão experiências omnichannel mais fluidas, possibilitando diversos pontos de contato com o cliente de forma eficiente”.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    NAYARA CAMPOS DA SILVA
    [email protected]

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