• Crescimento tem sido exponencial e a geração de energia solar na primeira quinzena de setembro foi 42,5% maior que no mesmo período do ano passado.
• Minas Gerais liderou a geração solar brasileira da primeira quinzena de setembro com 1.108 MW médios gerados.
A energia solar fotovoltaica segue em constante expansão no país. A Detronic Energia, empresa de soluções em energia renovável, destaca que a fonte solar já ocupa 14,7% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaiva (Absolar). “Cada vez mais consumidores, de todos os perfis de demanda, percebem na fotovoltaica uma oportunidade de usar uma energia mais competitiva e sustentável”, destaca André Barreto, CEO da Detronic.
Em relação à energia efetivamente produzida, a geração de energia solar na primeira quinzena de setembro foi 42,5% maior que no mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia (CCEE). Esse resultado foi puxado por Minas Gerais, que liderou com 1.108 MW médios. Em segundo lugar vem a Bahia, com 522 MW médios na primeira metade de setembro.
Esses resultados são ainda mais relevantes se considerarmos que a solar está se desenvolvendo apesar do setor elétrico como um todo ter apresentado um crescimento menor do que o esperado. No geral, a geração de energia total do Sistema Interligado Nacional da primeira metade de setembro teve um aumento de apenas 1,1% e o consumo cresceu 2,9%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Crescimento setorial
Devido às crises sanitária e econômica que o país enfrentou nos últimos anos, o consumo de energia está praticamente estagnado, oscilando entre pequenos acréscimos e decréscimos nos meses. Para esse ano e os próximos, a expectativa é de retomada econômica, que deverá puxar o crescimento do consumo de eletricidade e impulsionar o desenvolvimento da energia solar.
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, de 2,89% para 2,92%. A estimativa é do boletim Focus, divulgada pelo Banco Central, na última semana de setembro. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.
“A geração fotovoltaica é uma das mais procuradas por consumidores porque proporciona economia ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente e a transição energética”, destaca Barreto. A solar se tornou uma das fontes mais competitivas do país. Além disso, ela proporciona liberdade de escolha aos consumidores do mercado cativo – aquele no qual uma concessionária de energia tem o monopólio no fornecimento de eletricidade de uma região.
Modalidades como a energia por assinatura vem crescendo no Brasil. Neste caso, companhias como a Detronic, que têm uma usina solar de maior porte, disponibilizam essa energia para vários consumidores que, ao escolherem esse serviço, conseguem diminuir a conta de energia. Entre os clientes da empresa, a economia registrada é de até 16%. (número divulgado no site da empresa)
Sobre a Detronic Energia:
A Detronic Energia está há 10 anos no mercado oferecendo soluções completas em energia renovável, conectando players e criando oportunidades de negócios para parceiros, empresas e clientes. Entregamos uma experiência de valor adequada às necessidades de cada segmento, com um modelo verticalizado e propostas inovadoras, adaptadas aos mais diversos portes e perfis de consumo e de investimento. Somamos mais de 107,1 MWp de potência instalada ou em construção, mais de 100 MWp de projetos para desenvolvimento e mais de 4,5 mil clientes ativos em energia por assinatura. A energia limpa e renovável está no centro de nossos projetos de geração, eficiência energética, mobilidade elétrica e diversos outros, que contribuem com a transição energética do Brasil e do mundo. A Detronic Energia é pautada pela ética e pela transparência e acredita em uma nova forma de fazer negócios para transformar a vida das pessoas.
Saiba mais sobre a Detronic Energia no site, LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube da companhia.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U