Lançado pela Prefeitura em abril deste ano, o aplicativo Modera SP, ferramenta que tem o objetivo fornecer orientação e promover mudanças de comportamento na população sobre o consumo de álcool, já teve mais de 55,5 mil acessos e 39,5 mil usuários utilizaram a ferramenta, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
O Modera SP é acessado pelo aplicativo e-saúdeSP e para utilizá-lo é necessário baixar na loja do seu smartphone android ou IOS. O usuário precisa informar os dados, idade, UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência, em seguida clicar e assinar o termo de consentimento, concordando com o programa e funcionamento do aplicativo.
Triagem
O passo seguinte é a triagem, com o questionário AUDIT, sigla em inglês para “Alcohol Use Disorders Identification Test” (Testes de identificação de transtornos por uso de álcool), com dez perguntas para avaliar qual é o risco do padrão de consumo do álcool. A partir disso, a ferramenta utiliza um avatar (uma assistente virtual chamada Susana), que acompanha o usuário durante o processo. Ela informa qual é o nível de risco que o usuário obteve, a partir de uma pontuação que vai de 1 a 4, sendo o nível 4 o maior grau de dependência.
As pessoas vão acompanhar como está o padrão de consumo de álcool, se é de maior ou menor risco e estabelecer metas ou até mesmo a interrupção do consumo e semanalmente o usuário pode visualizar as metas pelo diário de consumo.
Autoavaliação do Usuário
De acordo com a assessora técnica da atenção primária da Secretaria de Saúde, Maria Lúcia Yamashita, a intenção é servir como uma ferramenta de educação e prevenção, porque o usuário pode fazer uma autoavaliação.
“A pessoa pode realizar a hora que ela quiser, basta ter o celular e abrir o aplicativo. As pessoas conseguem avaliar se o consumo da bebida alcoólica é alto ou não, se traz algum risco. A intenção é servir como uma ferramenta de educação e prevenção de saúde”, afirma Yamashita.
Alexandra Pacheco, enfermeira da UBS União de Vila Nova, esclarece o que ocorre quando a pessoa pontuação do usuário do aplicativo é alta. “A princípio acolhemos essa pessoa e identificamos qual é o médico responsável para poder dar o primeiro atendimento, identificar qual a intenção do paciente e se ele quiser parar com a bebida, pode contar com a ajuda do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que trata casos de álcool e drogas”, explica.
Intervenção breve
Alguns estudos clínicos avaliaram a eficácia da abordagem de Triagem e Intervenção Breve, mostrando benefícios para pacientes não-dependentes. Na breve intervenção são identificados diversos itens, como: apresentar os resultados da triagem; identificar os riscos e consequências; prover orientação em saúde; motivar o comprometimento do paciente; identificar os objetivos individuais para reduzir ou parar de beber, oferecer orientação e encorajamento de forma simples e prática ao paciente.