No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular, condição responsável por quase 400 mil mortes por ano. Esse número corresponde a 30% de todos os óbitos no país. Grande parte destes casos poderia ser prevenida com mudança de hábitos e com o tratamento adequado.
Para promover a conscientização sobre os tipos, os sinais e os fatores de risco das doenças cardiovasculares, bem como a importância do tratamento correto, o GAC – Grupo de Advocacy em Cardiovascular e a Colabore com o Futuro realizam uma série de ações da campanha “UM CORAÇÃO”.
Com a mensagem “Você só tem UM CORAÇÃO. Cuide dele!”, a iniciativa pretende incentivar a educação em saúde, permitindo que a população conheça seu fator de risco cardiovascular e, em caso de diagnóstico, consiga controlar a doença de forma eficaz.
O principal objetivo é estimular a população a fazer o “Teste de Risco Cardiovascular”, um questionário simples, que traz perguntas como histórico familiar de doença, peso, hábitos de atividade física, níveis de colesterol, tabagismo.
“Temos apenas um coração e precisamos cuidar muito bem dele. Conhecer seu risco cardiovascular é fundamental para prevenir complicações graves, como infarto e AVC, permitindo que medidas preventivas e tratamentos sejam adotados de forma precoce”, afirma destaca Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro.
Sessão solene na Câmara dos Deputados e ação na Avenida Paulista
No dia 25 de setembro, será realizada uma sessão solene do Setembro Vermelho na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, que pretende chamar a atenção para a importante causa das doenças cardiovasculares, é uma iniciativa o deputado Zacharias Calil, com o apoio da Colabore com o Futuro e do GAC.
Especialistas vão debater as necessidades de melhorias nos tratamentos e nas políticas públicas para o cuidado das doenças cardiovasculares. É possível inscrever-se para a participação, pelo link bit.ly/comunidadedcv
Já no Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, o GAC e a Colabore com o Futuro irão realizar uma ação na Avenida Paulista, em São Paulo. Serão distribuídos balões em forma de coração para alertar a população sobre a saúde cardiovascular. Quem estiver no local também será incentivado a fazer o teste e conhecer os fatores de risco para doenças cardíacas.
Petição por mais atenção à saúde cardiovascular
O GAC e a Colabore com o Futuro lançaram uma petição online por melhorias nas políticas públicas para as doenças cardiovasculares. No texto, é destacado que o Brasil registra uma morte a cada 90 segundos, por conta de problemas no coração.
O documento solicita que o Ministério da Saúde organize planos de ações e iniciativas em saúde, além de implementar diretrizes e linhas de cuidado que atendam à necessidade do paciente, proporcionando melhor conduta e decisões no manejo da doença pelos profissionais de saúde.
A petição pode ser assinada no link https://peticoes.colaborecomofuturo.com/peticao/doenca-cardiovascular-mata-90-mortes-por-segundo-no-br-nao-faca-parte-desta-estatistica/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO ANTONIO FERRARI ANDRADE
contato@4pressnews.com.br