Na reta final para a eleição da Cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor baiano João Calazans Filho tem intensificado seus esforços para conquistar o apoio dos membros da instituição. Reconhecido por sua contribuição à literatura brasileira e pelo compromisso com a valorização da cultura nacional, Calazans está enviando cartas especiais a todos os acadêmicos, solicitando apoio e votos para sua candidatura.
Em suas mensagens, João Calazans Filho reafirma seu compromisso com o trabalho literário que a ABL exige, destacando a importância de a Academia não apenas preservar a tradição, mas também promover um projeto de desenvolvimento literário acessível a todas as regiões do Brasil. “A Academia é um espaço essencial para discutir políticas literárias que incentivem o brasileiro a valorizar o livro e a leitura. É preciso aproximar ainda mais a literatura das pessoas, fazendo com que ela seja parte ativa da construção da nossa identidade cultural”, afirma Calazans.
O candidato já buscou o apoio de figuras importantes como o presidente da ABL, Merval Pereira, e o escritor Paulo Coelho, além de outros membros da instituição. Agora, na etapa final de sua campanha, está enviando uma carta a todos os imortais, reforçando seu desejo de integrar a Casa de Machado de Assis e contribuir ativamente com suas reuniões e projetos.
A eleição de Calazans para a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL) têm gerado intensa mobilização nos círculos literários e culturais do Brasil e do exterior, conquistando forte apoio das academias cearenses, especialmente da Academia Cearense de Letras, cujos membros têm se manifestado de maneira clara e enfática em favor de sua candidatura. Cartas abertas, publicações em redes sociais e declarações públicas reforçam o entusiasmo de seus colegas em vê-lo ocupar uma posição na ABL.
O próximo dia 11 promete ser um momento decisivo para a história da ABL, quando seus membros terão a oportunidade de eleger um escritor cujo perfil está integralmente voltado para a literatura e para o fortalecimento da cultura brasileira.
João Calazans Filho espera contar com a confiança dos acadêmicos para ocupar a cadeira anteriormente ocupada pelo poeta e filósofo Antônio Cícero. Seu compromisso é fazer da Cadeira 27 um ponto de convergência entre a tradição e a inovação literária, ampliando o alcance e a relevância da ABL no cenário cultural brasileiro.
Sobre João Calazans Filho – É poeta, cronista, contista e romancista. Autor de 51 livros, tem suas obras publicadas pelo mundo, em 10 idiomas e mais de 160 países. O escritor baiano tem 68 anos e traz uma produção profundamente enraizada nas tradições culturais do Nordeste.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
redacao@zdl.com.br