Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Em “Vale Tudo”, Thiago Martins se aproxima do universo das apostas online

    08/05/2025

    SISQUAL® WFM realiza evento em São Paulo para debater eficiência operacional na área da saúde

    08/05/2025

    A IA tem direito de usar minha obra?

    08/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    quinta-feira, maio 8
    EM DESTAQUE
    • Em “Vale Tudo”, Thiago Martins se aproxima do universo das apostas online
    • SISQUAL® WFM realiza evento em São Paulo para debater eficiência operacional na área da saúde
    • A IA tem direito de usar minha obra?
    • MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025
    • IA Brasil – Capítulo Vitória promove debate sobre o futuro da Inteligência Artificial no Espírito Santo
    • Nova Central de Atendimento da Construtora RNI com IA reduz o tempo de espera para serviços e informações
    • O que está por trás do ‘não tenho tempo, não tenho dinheiro’
    • WOW Paraquedismo promove luta mais alta do mundo
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

    O Brasil está preparado para ter uma infraestrutura de veículos elétricos?

    27/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Recentemente, tive uma conversa intrigante sobre a crescente importância das redes de recarga de veículos elétricos e o papel das montadoras neste cenário. No Brasil, por exemplo, os usuários de carros enfrentam desafios significativos, como filas e carregadores frequentemente fora de operação. Essa situação não é exclusiva do Brasil – é uma realidade em várias partes do mundo. 

    Ao mesmo tempo, muitos culpam a fabricante BYD, que atualmente é a marca que mais vende carros elétricos no país pela falta de investimento na estrutura de recarga. Historicamente, as montadoras de carros a combustão não investiram em postos de gasolina, levantando, assim, a seguinte questão: as montadoras de veículos elétricos devem adotar uma abordagem diferente?

    Quando olhamos para a experiência nos Estados Unidos, a situação não é muito diferente. Usuários de veículos elétricos “não-Tesla” frequentemente se deparam com problemas na rede da Electrify America – empresa líder em carregamento rápido de veículos elétricos (EV) “não-Tesla” – como filas e equipamentos defeituosos. Isso levou a uma mudança radical do mercado ao qual várias montadoras decidiram adaptar seus veículos para usar a rede de recarga da Tesla, reconhecendo a eficiência e a confiabilidade superior dessa rede.

    Isso porque, a Tesla, ao perceber que a adoção de veículos elétricos depende fortemente de uma boa experiência – e vendo a falta de infraestrutura existente –, começou a investir em sua rede “Superchargers”, voltada ao carregamento dos veículos elétricos e visando dar a seus clientes maior segurança em adquirir os carros da marca. Diferente de outras montadoras, a Tesla, por produzir exclusivamente veículos elétricos, dependia integralmente da rede de recarga. 

    Agora, para uma montadora tradicional, se a rede de recarga é inadequada, o cliente pode simplesmente optar por um veículo a gasolina. Assim, a Tesla teve um incentivo único para investir em uma rede de recarga eficiente e, por isso, não vimos tal fenômeno se repetir com outras indústrias.

    No Brasil, a situação das montadoras BYD e GWM é similar à da Tesla nos seus primórdios. Essas empresas dependem da adoção de veículos elétricos pelos consumidores, ao contrário de outras montadoras que têm uma diversidade maior em seus portfólios. Atualmente, parece que elas estão confiando na infraestrutura existente de recarga, mas em breve podem perceber que isso não será suficiente para acompanhar seus objetivos de crescimento.

    A questão central é: as montadoras devem investir em redes de recarga? A experiência da Tesla sugere que sim, especialmente para empresas cujo foco é exclusivamente em veículos elétricos. Para essas empresas, o investimento em redes de recarga não é apenas uma melhoria no serviço ao cliente, mas também uma estratégia essencial para garantir sua viabilidade e sucesso no mercado.

     

    * Rafael Levy é Co-fundador da 100 Open Startups e Diretor do Centro de Open Innovation Brasil
     

     

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Em “Vale Tudo”, Thiago Martins se aproxima do universo das apostas online

    08/05/2025

    SISQUAL® WFM realiza evento em São Paulo para debater eficiência operacional na área da saúde

    08/05/2025

    A IA tem direito de usar minha obra?

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    SUPERA Parque lança concorrência para cessão de lotes e salas para empresas inovadoras

    12/02/20250

    Ana Paula Alves, repórter da RedeTV, enfrenta preconceito após matéria sobre o funk

    29/03/20240

    Voluntários da EDP realizam coleta de microlixo em São Sebastião para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

    21/09/20240

    Pré-lançamento do Grupo EPO em Minas Gerais oferece um refúgio urbano que unirá modernidade, praticidade e conexão com a natureza

    02/04/20250

    MS tem queda no número de crimes violentos pelo 4º mês seguido

    14/09/20230
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Continental Shopping sorteia New HR-V em campanha especial de Dia das Mães

    07/05/2025

    Shopping Santa Cruz reforça mix de lojas com novas inaugurações e ampliações

    07/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.