Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»O impacto social de preços mais acessíveis no mercado de gás de cozinha
    ECONOMIA

    O impacto social de preços mais acessíveis no mercado de gás de cozinha

    26/04/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Por Alan Kadri 

     

    Você já parou para mensurar o peso de preços elevados no gás de cozinha para o bolso do brasileiro? Se botarmos na balança, todo final de mês, a soma do valor total com outros serviços de caráter essencial, como é o caso da energia elétrica, temos um ‘efeito em cascata’ absolutamente preocupante do ponto de vista da organização financeira de milhões de famílias. E claro, as classes menores são as que mais sentem esse impacto, tendo que se virar para equilibrar os gastos e, mesmo assim, garantir seu botijão de gás, sem imprevistos e dificuldades. 

     

    Muitas vezes, o mercado não apresenta condições favoráveis. No ano passado, para termos uma ideia, um estudo realizado pelo Observatório Social do Petróleo (OSP), chamado de Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), trouxe dados alarmantes sobre o pico de preços de gás de cozinha no país. Em novembro, a média nacional semanal registrada foi a maior do século, superando os R$ 113,66 de abril. Em Tefé, cidade do interior do Amazonas, o botijão chegou a ser comercializado por sonoros R$ 152. 

     

    Por outro lado, iniciativas públicas tomam frente para tentar minimizar o quadro e auxiliar a população, com o intuito de amortizar os gastos. É o que defende o programa Auxílio Gás, da Caixa Federal, que oferece um benefício correspondente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás com 13kg. A possibilidade é evidentemente bem-vinda, mas uma pergunta necessária permanece: é suficiente para atender a todos? 

     

    Descontos enfatizam um protagonismo social 

    O Brasil é um país de proporções de consumo gigantescas. O gás de cozinha, enquanto um item essencial e rotineiro, cumpre uma função de valor inestimável para que milhões de brasileiros tenham condições de pôr comida na mesa. Ter preços mais acessíveis é, portanto, uma missão de caráter cívico e social, que diz respeito às autoridades e se estende às empresas inseridas nesse mercado, por um ambiente que seja competitivo, mas que não desconsidere o poder de compra da população como um fator determinante. 

     

    É possível agir, com ações que vão desde a criação de campanhas promocionais a descontos variados, que fortaleçam o engajamento e as condições de compra dos brasileiros. Não precisamos, necessariamente, pensar em projetos complexos, mas projetar na criatividade uma porta de entrada para preços mais acessíveis e compatíveis com a realidade do nosso país. Por exemplo, aproveitando a onda digital que avançou sobre o consumo do Brasil e ao redor do mundo, criar um modelo de indicação, ofertando, ao consumidor que seguir essas etapas, a chance de conseguir um botijão grátis. Cupons também simbolizam essa migração para soluções tecnológicas, como aplicativos especializados.  

     

    A tecnologia, aproveitando, contribui para a expansão e democratização do mercado de gás de cozinha, por tornar esses descontos e promoções mais acessíveis. Isso deve incluir, irrestritamente, comunidades e regiões de alta incidência de consumo de gás. Sem dúvidas, temos um campo enorme para o aproveitamento e a confirmação desse serviço com um forte apelo social. 

     

    Autonomia para encontrar o melhor preço 

    No fim, é sobre conceder poder e autonomia ao consumidor. E ofertar preços justos faz parte desse objetivo. Os aplicativos são verdadeiras ‘pontes’ para que isso saia do papel e se torne realidade, de forma prática e vantajosa, com funcionalidades de diferenciação de preços, comparação entre as marcas, e outros quesitos que influenciam na decisão de compra, como o tempo estimado para a entrega.  

     

    O cenário posto ao mercado de gás de cozinha no Brasil ainda tem desafios, de fato. Porém, hoje, nós possuímos um portfólio de soluções muito mais preparado para enfrentar obstáculos e trabalhar preços acessíveis, com políticas, descontos e outras iniciativas necessárias por um ambiente que estimule o consumo de gás de forma amigável ao bolso do brasileiro, sem custos irreais e distantes da nossa realidade econômica.  

     

    *Alan Riad Kadri é Diretor Comercial e de Marketing do Appgas. 

     

    Sobre o Appgas 
    O Appgas é uma empresa líder no segmento digital de marketplace de distribuição de gás brasileiro, dedicada a simplificar e melhorar a experiência de compra para seus usuários e parceiros. Desde sua fundação em julho de 2020, a empresa tem se destacado pela inovação, oferecendo uma ampla cobertura nacional, parcerias estratégicas com empresas renomadas. Com uma rede de mais de 550 depósitos em todo o país, o Appgas continua comprometido em fornecer um serviço rápido, confiável e seguro, garantindo que os clientes tenham acesso fácil e conveniente aos produtos de que precisam. 

     

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Com ferramentas 5D e inédita na região, tecnologia BIM é implantada na Planeta para ampliar eficiência

    13/01/20250

    ‘O esporte me salvou’, diz atleta de programa de SP que sonha com vaga em Paris

    13/03/20240

    Carnaval e chocolate? Saiba como lucrar nos bloquinhos com doces práticos para fazer e consumir

    25/02/20250

    Gil do Vigor e Sarah Andrade criam conteúdo em tempo real para Seara durante Prova Bate e Volta do BBB 24

    27/03/20240

    Procon-SP faz blitz de orientação sobre o protocolo Não se Cale

    09/03/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.