Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»TECNOLOGIA»O papel de avatares e agentes de IA na transformação das empresas
    TECNOLOGIA

    O papel de avatares e agentes de IA na transformação das empresas

    04/12/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Embora a ideia da inteligência artificial seja algo que ganhou impulso popular com o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, os fundamentos para construir máquinas que imitam a inteligência humana começaram a ser desenvolvidos já no século 17, quando o filósofo e matemático francês René Descartes especulou sobre a possibilidade de construir equipamentos capazes de realizar tarefas intelectuais. No entanto, foi apenas após a década de 1950, com o surgimento da ideia de “máquinas pensantes” e o advento da computação digital, que a IA começou a tomar forma. 

    O que antes eram apenas ideias, hoje são softwares que estão mudando a maneira como a sociedade se relaciona e gerando uma nova era de interação entre empresas e clientes. Assim, a criação de clones virtuais, ou avatares, também já está revolucionando as estratégias de vendas e atendimento ao cliente.  

    Mas como essas tecnologias podem realmente melhorar os resultados de pequenas e grandes organizações? 

    Extensão virtual de profissionais 

    Os agentes de IA são como clones virtuais de profissionais ou empresas. Eles são criados a partir da transferência do conhecimento e da expertise de especialistas por meio de uma base de digital. Esse fundamento é utilizado para alimentá-los, permitindo que forneçam serviços aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. 

    Com essa base de conhecimento digital, os agentes podem conversar utilizando linguagem natural por meio de plataformas como WhatsApp, Telegram, entre outras. Para os clientes, é como se estivessem interagindo com o próprio profissional ou a empresa, mas de forma virtual e instantânea. Essa tecnologia é especialmente útil para consultores, advogados, nutricionistas, personal trainers e outros profissionais que lidam com grande volume de atendimentos e informações. 

    Representações visuais com personalidade 

    Os avatares, por sua vez, são representações visuais de pessoas, criadas com recursos de inteligência artificial e modelagem 3D. Eles também são conectados a uma base de conhecimento que confere personalidade única a cada um. Assim, é possível determinar a linguagem, as respostas e até mesmo os trejeitos do avatar. 

    Empresas podem utilizar avatares como embaixadores de marca em seus canais digitais. Eles se tornam uma alternativa valiosa para organizações que tradicionalmente contratam celebridades ou influenciadores. Ao contrário dos influencers humanos, os avatares oferecem controle total à empresa, além de estarem disponíveis 24/7 para interação com os clientes, como é o caso da Lu, do Magalu. 

    Benefícios e aplicações 

    Ambas as tecnologias oferecem uma série de vantagens para as empresas que buscam melhorar a eficiência e qualidade de atendimento. Os agentes de inteligência artificial proporcionam uma comunicação instantânea e personalizada, enquanto os avatares criam uma presença visual marcante e consistente nos canais digitais. 

    Além disso, essas tecnologias ajudam a reduzir custos associados à contratação de influenciadores ou profissionais. Além disso, a adoção de agentes de IA oferece novas oportunidades de monetização.  

    No caso de profissionais como personal trainers, nutricionistas e consultores, a venda de assinaturas pode representar uma fonte adicional de receita. Esses profissionais conseguem criar serviços e conteúdos exclusivos aos assinantes, proporcionando um acompanhamento mais personalizado e próximo por meio do WhatsApp, por exemplo. Essa estratégia não apenas complementa as soluções já oferecidas, mas também fortalece o relacionamento e diferencia a marca em um mercado competitivo.  

    Implementando na prática 

    Para consultorias e empresas interessadas em colocar a inteligência artificial em ação, é essencial adotar uma abordagem que envolva pessoas, processos e tecnologia. 

     

    1. Treinamento da equipe: investir na capacitação e conscientização dos profissionais é fundamental para garantir uma adoção eficaz da IA. Os colaboradores devem compreender os benefícios da tecnologia e aprender a integrá-la em suas atividades diárias, aproveitando ao máximo suas capacidades. 

     

    2. Revisão de processos: identificar e priorizar casos de uso reais para a inteligência artificial dentro da organização é crucial. Desde tarefas simples até processos mais complexos, a IA pode otimizar diversas áreas, aumentando a eficiência e a produtividade. 

     

    3. Investimento em tecnologia: desenvolver uma stack de inteligência artificial adequada às necessidades da empresa também é essencial. Isso envolve a seleção e implementação de ferramentas e plataformas que possam apoiar a construção e o uso eficaz da base de conhecimento, garantindo resultados produtivos e mensuráveis. 

    Ao adotar essas estratégias, profissionais e empresas podem maximizar o potencial da IA para impulsionar o crescimento, melhorar a qualidade dos serviços e fortalecer sua posição no mercado. 

     

    *Adilson Batista é fundador da Adbat, consultoria de transformação de negócios, e especialista nas áreas de marketing e inteligência artificial – e-mail: [email protected].  

    Sobre Adilson Batista

    Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é um profissional que une três diferentes capacidades no seu processo de trabalho: design, tecnologia e estratégia de negócios. Também é empreendedor serial. Passou por todo o ciclo do empreendedorismo em sua carreira, como fundador, CEO e executivo. Foi vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, atual VMLY&R. Hoje, segue à frente de sua empresa Adbat e de projetos voltados para negócios digitais. Para mais informações, acesse: https://www.linkedin.com/in/adilson/ ou https://www.adbat.com.br/. 

     

     Informações à imprensa

    NB Press Comunicação 

    Tel.: +55 11 99419-5757 

    E-mail: [email protected] 

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

    08/05/2025

    IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

    08/05/2025

    ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Hotéis, bares e restaurantes criam mais empregos do que a Indústria em 2023

    14/03/20240

    Ítala dos Anjos aborda ‘ambiência’ como fator decisivo no sucesso da mulher

    18/06/20240

    Janeiro Roxo: hanseníase pode afetar a saúde ocular

    18/01/20250

    Excesso de Calor e o Cérebro dos Atletas: O Que Você Precisa Saber

    03/02/20250

    Anbiotec Brasil discute normativas de regulamentação de dispositivos médicos em Belo Horizonte

    29/05/20241
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.