O professor, pesquisador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”. Ao longo da sua carreira, tem se dedicado a temas associados à filosofia e à educação. Com a nova obra, centrada na “prática da mediação” e na importância da “figura do mediador”, desenvolve-se o conhecimento artístico, histórico e cultural.
Para a museóloga e mediadora cultural Danielly Dias Sandy, prefaciadora do livro, a formação de Gabriel e sua experiência como “docente, pesquisador e escritor” proporcionam uma obra capaz de despertar uma aguçada “percepção do leitor acerca da prática da mediação”.
O “livro é mais do que um guia; é uma obra dedicada a instigar aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento e suas habilidades na arte da mediação”, enfatiza a museóloga, também pesquisadora na Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
Dividida em seis capítulos, “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”, uma publicação (2024) da Editora Inter Saberes, foi pensada por Gabriel para ter uma progressão didática para ajudar o profissional interessado em dar os primeiros passos na carreira sem as “complexidades da mediação” e assim facilitar o seu aprendizado como mediador.
Por isso, há uma preocupação do autor, já no capítulo inicial, em desvendar os fundamentos e como aplicar em “diversos contextos”, sendo também uma obra direcionada a outros campos profissionais integrados a programas interdisciplinares, culturais e educativos.
No início de cada capítulo, o autor faz um check-in do tema desenvolvido e no final traça uma “síntese” do referido assunto, seguido por obras para o leitor ampliar seus conhecimentos. Também disponibiliza “atividades de autoavaliação”, um meio para assimilar as informações aprendidas sobre a formação de mediador.
Com texto fluente sobre a “prática da mediação”, o autor pontua as etapas a serem seguidas pelo leitor e, no segundo capítulo, revela como o profissional deve agir para ser bem-sucedido na mediação.
Já no terceiro capítulo mostra alguns exemplos de como os profissionais podem ter uma visão da prática real e, no capítulo seguinte, abre com um novo exemplo: sobre o “processo de mediação” nos museus, onde “tudo é feito segundo uma intencionalidade pedagógica e educacional”. Há também referências sobre a ética do mediador.
No quinto capítulo, intitulado “Mediações em diferentes contextos no âmbito cultural”, ele segue com exemplos provenientes de galerias de artes e exposições virtuais. No sexto capítulo, Gabriel orienta o profissional a “desenvolver projetos de ação educativa” focados num “maior envolvimento do público” e toma o “pai da filosofia” como exemplo de conduta para os mediadores.
Sabe-se que o filósofo grego, condenado à morte por cicuta, deixou um método, pelo qual, conforme reflexão de Gabriel, deve ser tomado como referência pelo mediador, pois o ajuda a compreender que não está sozinho devido aos “conhecimentos da vida cotidiana” reunidos entre os séculos.
“Ser mediador cultural é ser como Sócrates, figura que estimula as pessoas a pensar em novas perspectivas, visando sempre à emancipação humana. O mediador cultural também é convidado a ajudar as pessoas a desconstruir vários preconceitos e a construir novas ideias e pensamentos, mostrando-se abertas ao novo. Não se trata de uma verdade dogmática, mas de um conhecimento provado pela argumentação e pelo diálogo, com base no qual novos saberes podem ser estabelecidos”, esclarece Gabriel.
A vida acadêmica de Fábio Antônio Gabriel
Com sólida formação acadêmica, universo onde atua como professor universitário e no ensino médio, dedicou anos da sua vida aos estudos, nos quais se ateve a conexões entre teologia, filosofia, sociologia e educação. A maioria dos seus livros, enquanto professor-pesquisador, são dedicados a temas sobre suas áreas de atuação. Ele também já publicou um livro de poemas.
Gabriel é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde adquiriu, no segundo semestre de 2024, o certificado de pós-doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Atualmente leciona filosofia na rede estadual do Paraná no município de Santo Antônio da Platina e atua como professor contratado do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), campus Jacarezinho.
Gabriel possui as seguintes especializações: Filosofia e Ética, Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Ensino Religioso, Gestão e Organização da Escola com ênfase em Direção Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Nos primeiros anos de formação, bacharelou-se em Teologia e se licenciou em Filosofia, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais.
O escritor mantém um site, onde divulga suas obras, inclusive e-books, disponíveis gratuitamente: www.fabioantoniogabriel.com.
/ Assessoria LBdeP
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LUIZ CARLOS BRAGANÇA DE PINA
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