O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já está disponível. Ele está disponibilizado a partir desta segunda (13/1), na página do participante, no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média final irá depender dos pesos atribuídos ao curso de escolha do estudante pela universidade em que ele estará lotado. Agora, muitos estudantes se perguntam: quais são as possibilidades com esse resultado?
De acordo com o diretor do Colégio Integrado, Felipe Cavichiolo, as notas do Enem podem ser utilizadas em diversas oportunidades acadêmicas, tanto no Brasil quanto no exterior. “Os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou em universidades privadas, através de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, há faculdades particulares que oferecem bolsas de estudo próprias baseadas no desempenho do Enem”, explica.
Ele ainda destaca que algumas universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), utilizam as notas do exame em processos seletivos específicos, ampliando as possibilidades para os candidatos.
Para quem busca uma experiência internacional, as notas do Enem também são aceitas em algumas instituições de ensino superior em Portugal. Da mesma forma, há instituições nos Estados Unidos e no Canadá que levam as notas em consideração.
Entendendo o cálculo das notas do Enem
A nota final do Enem é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), um método que considera variáveis como a dificuldade das questões, o desempenho dos participantes e a consistência dos acertos. Além disso, o peso de cada área do conhecimento pode variar conforme o curso e a universidade escolhida pelo candidato.
Redação: cinco competências para alcançar a nota máxima
A redação do Enem 2024, avaliada em até 1.000 pontos, é um grande diferencial para muitos processos seletivos. Os corretores atribuem notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas:
Domínio da norma culta da língua portuguesa.
Compreensão da proposta e desenvolvimento do tema dentro da estrutura dissertativo-argumentativa.
Seleção e organização de informações, fatos e argumentos.
Uso de mecanismos linguísticos para construção de argumentação.
Elaboração de uma proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Felipe destaca ainda a importância de os estudantes revisarem suas estratégias de estudo e aproveitarem ao máximo as oportunidades oferecidas pelas notas do exame. “O Enem é uma porta de entrada para diversas oportunidades acadêmicas e profissionais. É fundamental que os estudantes conheçam todas as possibilidades e planejem seus próximos passos com estratégia e confiança”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br