Na terça-feira (31) a previsão é de sol com muitas nuvens, pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e sul e oeste de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para a possibilidade de tempestades na região. Pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A defesa Civil de São Paulo alertou que a população deve permanecer atenta, sobretudo a quem mora em área de risco. Ao notar trincas nas paredes dos imóveis, árvores e postes inclinados e muros embarrigados, a orientação é deixar o local imediatamente e ligar para a Defesa Civil pelo número 199. Importante não permanecer parado próximo a árvores e jamais tentar atravessar áreas alagadas.
As regiões mais afetadas são: Presidente Prudente, Marília, Bauru, Assis, Piracicaba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Ribeirão Preto, Leme, Mogi Guaçu, Zona da Mata, Campinas, oeste, sul/sudoeste de Minas Gerais, Campo das Vertentes, sul, norte-noroeste Fluminense, Baixadas, centro Fluminense, regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
No norte e leste de Minas Gerais e demais regiões do Espírito Santo, o tempo fica com sol e muitas nuvens.
A temperatura mínima para a região Sudeste fica em torno dos 17 graus e a máxima de 37. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil de São Paulo.