Rio de Janeiro, agosto de 2024 – Reforçando o compromisso com a inovação e o atendimento especializado e acolhedor do paciente, a Oncoclínicas&Co, maior grupo dedicado ao tratamento oncológico na América Latina, e a Casa de Saúde São José (CSSJ), hospital tradicional no Rio de Janeiro, que faz parte da Rede Santa Catarina, lançam um programa pioneiro: uma linha de cuidado integrada voltada à avaliação de nódulos pulmonares. O grande diferencial dessa iniciativa é o uso de uma ferramenta de inteligência artificial que identifica precocemente pacientes com potencial cancerígeno e os encaminha para uma equipe especializada e multidisciplinar.
Os nódulos pulmonares costumam ser encontrados em tomografias de tórax, realizadas por diversas razões médicas. Embora apenas uma pequena parcela esteja relacionada ao câncer, a indefinição do diagnóstico pode gerar preocupação e levar à realização de exames muitas vezes desnecessários.
“A descoberta de nódulos pulmonares causa ansiedade e dúvida, ainda que a maioria não seja tumor maligno. O acompanhamento feito por profissionais especializados possibilita o diagnóstico mais preciso e precoce. Mesmo se constatado o câncer, identificado em fase inicial, a possibilidade de cura é maior. Quanto antes chegar à conclusão correta, melhores os resultados de tratamento e as chances de sobrevida. Entretanto, por ser uma doença silenciosa, poucos são os pacientes que fazem a descoberta antecipadamente”, afirma a oncologista torácica Tatiane Montella, coordenadora de Oncologia da parceria.
A equipe do programa é composta por: pneumologista, broncoscopista, radiologista, cirurgião torácico, oncologista torácico, patologista, radiologista intervencionista, médico nuclear e radioterapeuta. Todos os atendimentos ocorrem nas duas instituições, nos bairros de Botafogo, Ipanema e Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Na Casa de Saúde São José, o programa tem início com o auxílio de uma ferramenta de inteligência artificial. O paciente com nódulo pulmonar identificado incidentalmente tem seu exame revisado pelo radiologista e seu histórico clínico avaliado por pneumologista e enfermeira. O time multiprofissional também opina, contribuindo para um plano de cuidado individualizado. Procedimentos adicionais podem ser solicitados e, para agilizar as marcações, existe uma concierge que facilita os agendamentos e ainda gera lembretes de compromisso. Mesmo quem está com nódulo de natureza benigna, geralmente resultado de infecções anteriores, como pneumonia ou tuberculose, recebe a orientação completa.
“É importante ressaltar que o paciente que apresenta médico assistente continua sob os cuidados de quem o encaminhou para a linha de cuidado. O objetivo é a facilitação, a resolutividade do diagnóstico e a conduta individualizada”, destaca Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas 16% dos tumores de pulmão são descobertos precocemente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no início de 2020 que, pela primeira vez em duas décadas, essa não foi a neoplasia mais incidente no mundo, ficando atrás apenas dos casos de mama. Apesar disso, é o tipo da doença com a maior taxa de letalidade entre todos os cânceres, destacando a necessidade de ações para melhorar o diagnóstico precoce.
“Se considerarmos os índices de mortalidade por tumores de mama, gastrointestinais e urológicos, o de pulmão é o mais letal”, acrescenta Tatiane Montella.
Para o diretor geral da Casa de Saúde São José, Renan Rezende, o programa voltado aos nódulos pulmonares reforça a integração entre as instituições, beneficiando ainda mais o paciente que necessita de atendimento ágil:
“A linha de cuidado reduz de maneira eficiente o intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento, com ajuda da inteligência artificial e o acolhimento indispensável de uma concierge. Essa resolutividade, que prima também por segurança e humanização, faz toda a diferença na jornada do paciente e reduz consideravelmente os custos para as operadoras”.
Sobre a Casa de Saúde São José
Além do conforto, segurança e modernidade das instalações, a Casa de Saúde São José representa um espaço de acolhimento e cuidado a pacientes e familiares, que é a essência da sua missão. A CSSJ faz parte da Rede Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país com atuação social, em saúde e educação, por meio de 17 Casas e 11,5 mil colaboradores. O hospital faz do atendimento humanizado seu grande diferencial no mercado de saúde do Rio de Janeiro.
Com uma trajetória centenária e sempre atenta às inovações tecnológicas e da medicina, a instituição é conhecida também pelo corpo clínico qualificado e por receber cirurgiões renomados no mercado. Conta ainda com enfermeiros e equipe multidisciplinar altamente capacitados também para emergências. Para dar suporte aos atendimentos de alta complexidade, tem em sua estrutura Unidades de Tratamento Intensivo especializadas, como a Unidade Coronariana e a Hemodinâmica – esta com duas salas, uma delas híbrida, além de moderno Centro de Diagnóstico por Imagem e Medicina Nuclear.
Site: redesantacatarina.org.br/hospital/saojose-rio
A OC Linha de Cuidado
O programa voltado à avaliação de nódulos pulmonares faz parte do OC Linha de Cuidado, um serviço oferecido aos pacientes da Oncoclínicas. O objetivo é facilitar o acompanhamento do paciente oncológico durante toda a sua jornada médica – do diagnóstico ao desfecho clínico -, proporcionando rapidez na marcação de consultas e exames, de procedimentos como colonoscopia, endoscopia, broncoscopia, biópsia, sessões de quimioterapia e radioterapia, além de cirurgias e internações. “Com o suporte de uma equipe de concierges, a Linha de Cuidados facilita a integração entre pacientes, médicos e outros profissionais envolvidos, assegurando um tratamento coeso e focado no paciente”, conclui Tatiane Montella.
Sobre a Oncoclínicas&Co
Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.
A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARA BORGES AZEVEDO
larissa.borges@fsb.com.br