Fortaleza (CE), abril de 2024 – No Brasil, mais de 72 milhões de pessoas1, ou cerca de 34% da população, não têm acesso a cuidados de saúde primários, ou seja, ações com foco na promoção, prevenção e diagnóstico em saúde. No mês que celebra o Dia Mundial da Saúde, a Pague Menos e Extrafarma, primeira rede de farmácias presente em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, reforça a consolidação de seu Hub de Saúde. A iniciativa, lançada em 2014, tem como um dos seus principais pilares o Clinic Farma, consultórios farmacêuticos localizados dentro de suas lojas que oferecem diferentes exames e serviços de alto nível por um valor acessível a fim de preencher esta lacuna.
Com a possibilidade de atendimento médico por teleinterconsulta, exames rápidos, medicamentos e acolhimento disponíveis nas farmácias, a iniciativa ajuda a desafogar o sistema básico de saúde, com impacto direto na qualidade de vida da população. “Cada vez mais, a farmácia assume o protagonismo e ajuda seus clientes a viverem de forma plena, entregando produtos e serviços abrangentes e de alta qualidade”, afirma Renato Camargo, VP de Clientes da Pague Menos e Extrafarma.
Atualmente, o Clinic Farma está presente em 1100 lojas de todo o país, disponibilizando mais de 60 serviços, incluindo mais de 25 testes e 15 vacinas. Fazem parte da lista de serviços ofertados pelos consultórios farmacêuticos da rede os testes de dengue, malária, Covid e Influenza, chikungunya, PSA, hepatite C, zika, teste de gravidez Beta HCG, Vitamina D, Hemoglobina glicada, perfil lipídico, anemia, HIV + Sifilis, ácido úrico, TSH, bioimpedência e muito mais, graças a soluções modernas oferecidas por healthtechs. Existem duas maneiras de conhecer os serviços de saúde oferecidos pela Pague Menos & Extrafarma: acessar quais das mais de 1.600 lojas da empresa distribuídas pelo país contam com os consultórios farmacêuticos mais próximos ou consultar diretamente pelo site. “O Clinic Farma foi uma iniciativa pioneira da Pague Menos que visa facilitar e democratizar o acesso à saúde. Apenas em 2023, foram realizados 7 milhões de serviços de saúde para 3 milhões de clientes”, destaca Renato.
A rede também vem colhendo os frutos de uma parceria inédita no mercado brasileira estabelecida com o plano de saúde da Liv Saúde. Em uma iniciativa pioneira no país, a rede de farmácias passou a oferecer pronto atendimento digital médico aos beneficiários do plano no estado do Ceará. Disponível inicialmente em apenas quatro unidades da rede no estado, hoje o serviço já chega a 176 lojas, com mais de 600 atendimentos. O projeto garante aos clientes da operadora todos os serviços do Clinic Farma, incluindo a teleinterconsulta realizada por médicos da operadora, visando diminuir os custos relacionados a sinistros, ou seja, o número de acionamentos do plano de saúde, e mantendo a qualidade e a satisfação dos clientes.
O farmacêutico, um profissional capacitado, auxilia o paciente na prestação de informações ao médico e, quando necessário, realiza procedimentos como aferição da pressão arterial, garantindo um diagnóstico preciso e uma orientação medicamentosa adequada. Em situações mais complexas, o beneficiário é encaminhado pelo médico para a rede de atendimento da Liv Saúde. Todos os procedimentos são realizados de forma acolhedora e humanizada, visando proporcionar conforto e segurança aos pacientes. Em dezembro de 2023, foram registrados 142 pacientes com sintomas abrangendo desde infecções respiratórias, tosse, gastroenterite e nasofaringite até casos relacionados à Covid-19.
Por fim, a capilaridade e estrutura omnichannel da Companhia permitem a compra de itens pelo app, site Clique&Retire; Prateleira Infinita; lockers e televendas, possibilitando ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Sempre atenta às inovações do mercado e buscando oferecer uma experiência cada vez mais simples e integrada, a rede lançou no recentemente o canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes. Com essa colaboração, foi possível potencializar o comércio conversacional, uma abordagem de vendas que utiliza canais como o WhatsApp, atendendo assim às preferências dos clientes da rede que optam por essa forma de interação.
A Companhia é a primeira rede de farmácias a oferecer cashback, mais um benefício para o consumidor, a Carteira+, com o objetivo de oferecer sempre a melhor experiência de compras ao cliente, com todo tipo de facilidade na jornada de compra.
Outro destaque foi o lançamento do Pague Menos Ads, uma iniciativa da área de Retail Media da Companhia. A iniciativa fortaleceu ainda mais a presença da Pague Menos no mercado, proporcionando alternativas de compras personalizadas e que se ajustam às preferências dos clientes, especialmente no ramo de saúde, beleza e bem-estar.
“O cliente está no centro de todas as nossas decisões e reconhecemos a importância vital da farmácia na promoção de toda a comunidade. Dessa forma, estamos comprometidos em surpreender, evoluir e ajustar nossos serviços continuamente, garantindo que cada atendimento na nossa rede seja uma oportunidade de cuidado personalizado para proporcionar uma jornada completa aos consumidores”, conclui Renato.
1Fonte: 2022 – Pesquisa Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) da situação do programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no país.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.632 lojas, distribuídas em mais de 390 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
Contatos para Imprensa – Pague Menos
Gabriele Nardes / gabriele.nardes@maquinacohnwolfe.com
Deusarina Santana / deusarina.santana@maquinacohnwolfe.com
Denise Carvalho / denise.carvalho@maquinacohnwolfe.com
imprensapaguemenos@maquinacohnwolfe.com