Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SAÚDE»Para enfrentar a obesidade infantil, instituições realizam trabalho interdisciplinar
    SAÚDE

    Para enfrentar a obesidade infantil, instituições realizam trabalho interdisciplinar

    21/10/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente cerca de 13% dos adultos são obesos, três vezes mais do que em 1975. Já o mais recente relatório da ONU – Atlas Mundial da Obesidade – aponta que, até 2035, um terço das crianças e adolescentes poderão desenvolver obesidade. Com base nesses dados, é possível afirmar que a obesidade é uma questão de saúde pública, uma vez que pode acarretar no desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterol alto, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer. A combinação de hábitos alimentares não saudáveis com o sedentarismo, faz com que crianças e adolescentes desenvolvam esses problemas de saúde cada vez mais cedo. A economia também está envolvida na questão, já que com o poder de compra menor, os ultraprocessados como macarrão instantâneo, sucos de caixinha, salsichas e outros alimentos de baixo valor nutricional se tornaram itens mais consumidos por serem mais baratos. 

    Em janeiro de 2021, o BNP Paribas Cardif lançou uma estratégia internacional para ajudar a mitigar complicações e riscos ligados ao sobrepeso e obesidade, após sua convicção de que é importante tomar medidas urgentes. Para isso, a seguradora desenvolveu um programa de impacto social baseado em quatro grandes pilares:

    Prevenção e Educação: mediante apoio a associações dedicadas à prevenção do excesso de peso e da obesidade, que trabalham na melhoria dos hábitos alimentares das crianças e suas famílias; 
    Pesquisas Médicas e Científicas: para oferecer suporte a estudos e orientações médicas para atividades educativas e incentivar estudos que expandam os conhecimentos na área de nutrição e prevenção da obesidade; 
    Tecnologia: por meio do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas focadas em nutrição saudável e acessível aos colaboradores, parceiros e clientes da companhia; 
    Parcerias: para ampliar o programa de prevenção da obesidade por meio das plataformas de distribuição dos parceiros de negócios para também disseminar benefícios concretos de saúde para seus clientes e funcionários.

    Nos últimos cinco anos houve um agravamento na crise alimentar no Brasil. Ao mesmo tempo em que 33 milhões de brasileiros não têm o que comer todos os dias, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. 

    A educação é um importante impulsionador para a mudança desse cenário e, na América Latina, incluindo o Brasil, a BNP Paribas Cardif é uma das empresas que apoia o Programa de Saúde e Nutrição do UNICEF. Os trabalhos desenvolvidos por meio dessa parceria são voltados à promoção de ambientes saudáveis nas escolas por meio da capacitação de gestores e professores e conscientização de crianças e jovens e adolescentes para que eles  sejam promotores de hábitos saudáveis entre seus pares, familiares e comunidade . 

    Para Fernanda Campos, Diretora Executiva de Recursos Humanos e ESG da BNP Paribas Cardif Brasil, a iniciativa vem de encontro ao objetivo da empresa de promover bem-estar para a população. “Os seguros exercem uma importante função social de amparar as pessoas em situações de necessidade. Mas não basta atuar apenas quando um problema ocorre, é também necessário um trabalho de prevenção e esse é o objetivo da parceria com UNICEF: minimizar os riscos de surgimento de doenças causadas pela obesidade entre crianças e jovens. É um trabalho que, no longo prazo, tende a trazer mais qualidade de vida, começando nos ambientes escolares e abrangendo as comunidades no entorno”, diz.

    Por meio de atividades de comunicação para mudanças sociocomportamentais (Social Behavior Change Communication – SBCC), mais de 9 mil crianças e adolescentes foram diretamente impactados, além de centenas de educadores, com capacitações para terem hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, engajarem as comunidades em prol da causa e disseminarem materiais que auxiliem o Poder Público a incluir a pauta no currículo escolar.

    Em João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE), por exemplo, grupos de adolescentes participaram de workshops promovidos pelo UNICEF para discutir hábitos alimentares nas escolas e sua correlação com temas como mudanças climáticas e questões étnico-raciais. A partir disso, foi desenvolvido um jogo RPG (Role-Playing Game) sobre o tema, que pode ser adaptado a diferentes regiões e culturas. O jogo está em fase de refinamento e de articulação com governos locais para que possam ser utilizados nas instituições de ensino.

    O apoio de empresas com a BNP Paribas Cardif contribui para que o UNICEF possa ampliar  discussões sobre obesidade infantil para mais espaços. “Temos observado que a parceria traz uma reação em cadeia. Além de contribuir para a realização de atividades com o nosso público-alvo, que são crianças e adolescentes em escolas, também tem um impacto positivo por meio do engajamento da empresa, envolvendo colaboradores e parceiros, ampliando nosso alcance. Isso faz com que a conscientização sobre os problemas da obesidade chegue a novos públicos, novas famílias”, pontua Stephanie Amaral

    Entre as próximas ações previstas, está a criação de estratégias para adaptar o currículo escolar e incluir competências para promover o consumo de alimentos saudáveis e a importância disso para a saúde, além de expandir a capacitação dos gestores escolares e professores sobre o assunto. Por meio da parceria com o UNICEF, a BNP Paribas Cardif também realiza ações internas, como webinars e conteúdos de comunicação, para incentivar seus colaboradores a apoiarem a causa. “Nós abordamos a questão para que cada um dos profissionais se torne também promotor de hábitos saudáveis e entenda claramente os impactos da obesidade e do sobrepeso. O que queremos é unir esforços para ampliar a conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e mais saudável entre o nosso time, seus familiares e a sociedade, de maneira mais geral”, finaliza Fernanda.

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde

    09/05/2025

    Rodobens Seguros e Partner Benefícios promovem debate sobre saúde mental e riscos psicossociais no ambiente corporativo

    09/05/2025

    Vício em jogos: psicóloga alerta para sinais, consequências e caminhos para o tratamento

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Livro revela como relações familiares podem causar transtornos psíquicos

    07/06/20240

    Governo do Estado anuncia finalistas da 16ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura

    26/10/20230

    Afya Summit traz palestrantes internacionais para discutir sobre IA e novas tecnologias na prática médica

    22/08/20240

    Economistas debatem as perspectivas para a economia em 2025 nesta terça

    11/12/20240

    Cristiane perdeu sua casa em uma enchente, mas ganhou 550 MIL reais com o Hiper Cap Brasil

    14/08/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.