Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Inovações sustentáveis e experiências culturais marcam presença da Korin Alimentos no maior festival supermercadista do mundo

    09/05/2025

    Samba na 2 movimenta o Jardim Nakamura com música, memória e geração de renda comunitária

    09/05/2025

    Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Inovações sustentáveis e experiências culturais marcam presença da Korin Alimentos no maior festival supermercadista do mundo
    • Samba na 2 movimenta o Jardim Nakamura com música, memória e geração de renda comunitária
    • Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí
    • Música, infância e transformação social: "Os Pequeninos da 2" integram o projeto "Caixa de Saberes"
    • Supermercados Guanabara reúnem opções de presente para mães de todos os estilos
    • Sorosoro lança clipe de rock explosivo sobre o pesadelo da rotina corporativa
    • Dia das Mães 2025: Hotéis Hilton de São Paulo têm programação especial
    • Festival do Documentário Musical anuncia os selecionados de sua 17ª edição
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»Pensando como startup: uma abordagem para a inovação em qualquer contexto empresarial

    Pensando como startup: uma abordagem para a inovação em qualquer contexto empresarial

    27/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Na última década, pensar como uma startup passou a ser sinônimo de decisões rápidas e baseadas em dados, de experimentação sem receio de errar, de estar na vanguarda e eternamente em projeto Beta. No conceito, uma startup  é uma empresa emergente e inovadora, focada em criar um modelo de negócio escalável, oferecendo soluções para desafios específicos,  muitas vezes ligada ao tecnológico, entretanto, pode representar qualquer setor. Mas quando falamos em pensar como uma startup, pode ser dentro de uma multinacional ou no mercadinho do bairro. 

    As startups, por sua natureza, operam em um ambiente de alta incerteza e exigem uma capacidade de adaptação acelerada às mudanças do mercado. Isso se traduz em uma cultura de pensamento rápido e testes frequentes. A análise de dados e métricas são fundamentais para avaliar o progresso e identificar oportunidades de melhoria. A falha é vista como uma brecha de aprendizado e não como um fracasso.

    O que é ter um “pensamento de startup”? De forma resumida, seria:

    Ser proativo e tomar iniciativa;
    Ser capaz de identificar e aproveitar oportunidades;
    Ser resiliente e adaptável às mudanças;
    Ser capaz de tomar decisões rápidas;
    Não ter medo de errar;
    Não ter medo de recomeçar;
    Ser intuitivo;
    Tomar decisões baseados em dados;
    Pensar em escala.

    Embora as startups sejam frequentemente elogiadas por sua inovação e potencial de crescimento, existe também um certo preconceito com elas e com o termo. Esse preconceito pode ter várias origens, seja pelo alto risco de falha, o pouco histórico da empresa e as frequentes mudanças de decisões, que podem ser vistas como uma falta de comprometimento. As startups são frequentemente associadas à geração Y, o que pode levar a estereótipos negativos sobre a ética de trabalho e a maturidade dos fundadores.

    Assim, alguns empreendedores costumam ter restrições de apresentar suas empresas como startups, pelas consequências do preconceito com o nome, como a dificuldade em obter investimentos, de atrair e reter talentos, fechar parcerias com empresas maiores ou conquistar clientes. Entretanto, o preconceito com startups é um problema real que pode ter reflexos negativos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. As startups são um importante motor de inovação e crescimento na economia. 

    O “pensamento de startup” não é apenas um conceito que entrou nas rodas de conversa quando as empresas de tecnologia do Vale do Silício tiveram o seu grande boom, ele pode ser aplicado a qualquer empresa ou organização que pode se beneficiar da adoção de uma cultura de experimentação, aprendizado e adaptação rápida. É uma forma encontrada pelas empresas tradicionais de se manterem em movimento, de estarem na vanguarda dos seus mercados.  

    *Nilio Portella – graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas, MBA em Marketing pela FGV e MBA em Ações e Stock Picking pelo IBMEC. Nilio Portella é CEO e co-fundador do M&P Group – um dos maiores grupos de comunicação do país. Ligado aos movimentos da nova economia, busca investir em startups do setor de Comunicação & Marketing, além de empresas de diversos setores. Fundou, ao lado do sócio Túlio Mêne, o fundo Captall Ventures.

     

    Sobre o M&P Group

    O M&P Group é uma das principais holdings de mídia e inovação do país. Criado há 17 anos, a partir da agência de publicidade Mene & Portella, o conglomerado possui mais de dez empresas especializadas no mercado de criação, produção, distribuição e proteção de conteúdo; gerenciamento de carreiras de influenciadores e creators. Formado por Mene Portella Comunicação, Bossa Invest, Non Stop, eMotion, One Big Media, Trakto, Oinc Filmes, Showkase, OnMovie, 4Equity – Media Ventures e nScreen, o grupo faturou R$300 milhões em 2023. Em 2022, fechou com o faturamento de R$ 250 milhões e R$ 100 milhões do ano anterior. A companhia possui também uma vertical de inovação, por meio da CaptAll Ventures, com sede em São Paulo, com o objetivo de investir em startups que tem como foco a economia criativa, como martechs, adtechs e mediatechs.

     

    Informações à imprensa – FSB Comunicação

    Vanessa Costa | (51) 98274-4949| [email protected]  

    Renata Nascimento | (11) 95166 -7386 |  [email protected]

    Daya Lima – Diretora de Núcleo | (11) 98207-5278 |  [email protected] 

     

    Brasil
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Inovações sustentáveis e experiências culturais marcam presença da Korin Alimentos no maior festival supermercadista do mundo

    09/05/2025

    Samba na 2 movimenta o Jardim Nakamura com música, memória e geração de renda comunitária

    09/05/2025

    Programa de saúde da COOP realiza atendimento gratuito à população de Tatuí

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    América do Sul terá área e produção de soja recordes, projeta DATAGRO Grãos

    22/10/20240

    70 anos de HVDC: como a eletrônica de potência está moldando o futuro da energia

    10/12/20241

    19 franquias para empreender em 2024

    13/12/20230

    Etec de Limeira cria dispositivo detector de quedas em banheiros

    15/02/20240

    Dia das Mães: pagamento à vista, roupas e reunião em família são as escolhas dos belo-horizontinos

    02/05/20240
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.