A ciência sempre foi importante. Mas está a cada dia mais importante, por causa do aquecimento global, cuja consequência o mundo inteiro está a sentir. As mudanças climáticas reclamam postura mais atenta de todos os humanos. Não existe uma alternativa à continuidade da vida no planeta Terra. Todos os viventes serão vítimas das catástrofes que se reiterarão e se intensificarão.
Respeitar a ciência é o primeiro passo. O segundo, disseminar o conhecimento científico em todas as frentes. E o Instituto Butantan, que foi excepcionalmente benéfico aos brasileiros quando da epidemia da Covid-19, iniciou algo muito interessante. O projeto “Pergunta pra Bubu” responde às indagações infantis sobre questões científicas. Na linguagem a acessível às crianças, desafia o labirinto da divulgação científica, nem sempre ao alcance dos jejunos.
É uma forma de fazer chegar o conhecimento correto àquela geração que ocupará as funções e atribuições das atuais, daqui a pouco tempo. Um programa como esse torna a ciência, que tende a ser ininteligível, ao alcance de todos. Pois parte da metodologia ideal para interessar ao nicho infantil: a curiosidade.
Uma outra promoção é o projeto “Cientista Reage”, que busca aproximar a população da ciência, agora com um pouco mais de conteúdo. As duas iniciativas caíram no gosto da população, pois desde abril de 2023, já houve mais de um milhão de visualizações em cada uma delas.
Seria interessante que o vitorioso e competente Instituto Butantan, que tanto orgulha o povo bandeirante, se interessasse também por alertar a sociedade civil quanto aos riscos das mudanças climáticas e a auxiliasse a se tornar mais atenta e apta a adotar atitudes de resiliência, além de fazer tudo o que possa mitigar os efeitos dos fenômenos extremos com os quais teremos de conviver nos próximos anos.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
lucianafeldman@gmail.com