Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar

    10/05/2025

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, maio 10
    EM DESTAQUE
    • Dia das Mães: CBD melhora a experiência do maternar
    • Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental
    • Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024
    • Tentativas de fraude online podem ultrapassar R$ 49 milhões no Dia das Mães, aponta ClearSale
    • Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian
    • Juros baixos, prazos mais longos e sem hipoteca: IC explica vantagens de pegar empréstimos no exterior
    • Maternidade e trabalho: um compromisso que vai além da lei
    • Santander conecta empresários de Cuiabá e discute estratégias de planejamento e gestão de recursos
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Pesquisa da Associação Brasileira de Automação traça perfil dos consumidores
    ECONOMIA

    Pesquisa da Associação Brasileira de Automação traça perfil dos consumidores

    16/03/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    Às vésperas do Dia do Consumidor 2024, é hora de se preparar para alavancar as vendas e construir uma relação mais forte com seus clientes. Para ajudar as empresas a tirarem o melhor proveito da data, a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação encomendou a pesquisa “Tendências de Consumidores”, que ouviu 3.997 pessoas entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023 em todas as regiões do País. “O objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira.

    Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos. De acordo com o estudo, os canais digitais de pesquisa são os preferidos: 58% procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.
     

    Escolha do canal de compras

    Para fazer a escolha em sites de compras

    55% verificam avaliações de outros compradores

    50% valorizam a identificação clara do produto

    44% buscam por várias imagens do produto

    42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia

     

    Para fazer a escolha de lojas físicas

    54% optam por locais onde possam provar, experimentar ou testar o produto

    49% buscam um atendimento gentil e simpático

    44% esperam encontrar o mesmo preço da loja online

    43% tem a expectativa de encontrar, na loja física, o produto visto na loja online.

     

    Principais resultados setoriais

    Alimentação

    Para todos os tipos de alimentos, houve uma redução na preferência pela compra presencial. Entretanto, apenas para bebidas essa tendência se refletiu em aumento da preferência por compras pela internet, enquanto, para os demais tipos, ocorreu um aumento da indiferença do consumidor entre compras presenciais e online. Além disso, a procedência e origem do produto são as informações mais importantes para o consumidor antes de decidir pela compra.

     

    Têxtil

    Para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na preferência pela compra via internet. Já para roupas de cama, mesa e banho, o movimento mais expressivo foi uma redução na preferência por compras pela internet e um aumento daqueles indiferentes entre as duas modalidades de compra. Por fim, as medidas do produto correspondem à informação mais importante para a tomada de decisão do consumidor.

     

    Saúde e Bem-Estar

    Itens de higiene e cuidados pessoais, cosméticos e produtos de beleza apresentam ligeira redução na preferência pela compra presencial, enquanto medicamentos, vitaminas e suplementos apresentam maior redução na preferência por esta modalidade de consumo. Para itens de higiene e cuidados pessoais, assim como para medicamentos, vitaminas e suplementos, essa redução se refletiu em um crescimento na preferência por compras pela internet, enquanto, para cosméticos e produtos de beleza, houve um aumento da indiferença dos consumidores entre as formas de compra.

     

    Eletroeletrônicos

    Para todos os tipos de produtos, houve um aumento da preferência pela compra presencial e uma redução da preferência pela compra via internet. A única exceção foram os televisores, equipamentos de áudio e vídeo, para os quais a preferência de compra pela internet apresentou um pequeno aumento. O desempenho do produto, a presença de garantia e a avaliação de outros consumidores são as informações mais importantes para os consumidores antes de decidir pela compra.

     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Transporte de Cargas aposta em práticas sustentáveis para reduzir impacto ambiental

    10/05/2025

    Panificação brasileira acelera e fatura R$ 153,36 bilhões em 2024

    10/05/2025

    Demanda dos consumidores por crédito cresce 12,2% em fevereiro, puxada por brasileiros de menor renda, aponta Serasa Experian

    10/05/2025
    EM DESTAQUE

    O papel do conselheiro nas pequenas e médias empresas brasileiras

    24/01/20251

    Cid Moreira dá vida a mensagens bíblicas em projeto inovador

    17/04/20250

    PMs de SP e de quatro estados prendem 2,5 mil pessoas e apreendem 10 toneladas de droga

    15/11/20230

    Violência contra mulheres deficientes: inscrições abertas para curso de capacitação

    19/04/20240

    Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?

    03/05/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Em clima natalino, Wanessa Boyer se veste de Mamãe Noel Sexy nas ruas de Londres

    09/12/2023
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.