O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, vai lançar, na próxima terça-feira (13/8), o livro “Parceria Público-Privada (PPP) – Alternativa para o Crescimento do Crédito Imobiliário no Brasil”.
A publicação analisa Parceria Público-Privada (PPP) realizada no Distrito Federal para combater o déficit habitacional, que tem sido um desafio persistente ao longo das décadas e reflete a desigualdade social e a urbanização acelerada no local. O tema também foi abordado na dissertação de mestrado de Carlos Vieira pela Universidade de Sorbonne.
O lançamento vai acontecer no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Asa Sul, Brasília (DF), às 19h30.
Segundo dados da Fundação João Pinheiro, em 2019, o déficit habitacional brasileiro atingiu aproximadamente 5,8 milhões de moradias; em 2023, o número subiu para 6,2 milhões, em decorrência da pandemia e das mudanças climáticas.
Esse déficit é caracterizado principalmente por coabitação inadequada, moradias precárias e alto custo do aluguel em relação à renda familiar. Além disso, a falta de acesso a serviços básicos e a localização de habitações em áreas de risco agravam a situação, evidenciando a importância de políticas públicas efetivas e investimentos em habitação social.
“O acesso à moradia garante a melhora direta na qualidade de vida das pessoas e das comunidades, bem como leva ao desenvolvimento do saneamento básico, o que impacta na melhora na saúde. Além disso, promove a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados da Fundação João Pinheiro, a cada 100 unidades habitacionais construídas no Brasil, são gerados 60 empregos diretos”, explica Carlos Vieira.
Nesse sentido, o Jardins Mangueiral foi o primeiro caso de sucesso de uma PPP, como contribuição à redução do déficit habitacional. Agora, na forma de livro editado pela Editora Lisboa, Carlos Vieira espera que o trabalho sirva de inspiração a todos, em especial aos gestores públicos e privados, na adoção de PPPs para a realização de políticas públicas e desenvolvimento social da população brasileira.
EDITORA LISBOA
Com um crescimento notável que reflete a sua aposta na qualidade e na relevância editorial, a Lisboa tem investido na descoberta de novos talentos literários. Seu catálogo é um mosaico que reflete a alma e a diversidade do Brasil: da poesia que encanta e emociona, passando por narrativas ficcionais que capturam a essência de diferentes realidades, até livros que servem como verdadeiros manuais para a evolução pessoal e profissional.
A Editora Lisboa não se limita a publicar livros; ela fornece experiências transformadoras. Cada obra é cuidadosamente selecionada e preparada para que o leitor encontre não apenas entretenimento, mas também inspiração e ferramentas para o crescimento interior. Seja na busca por reflexões poéticas, na imersão em histórias envolventes ou na jornada rumo ao autoconhecimento, a Lisboa se posiciona como uma ponte entre o leitor e o universo ilimitado da palavra escrita.
Com uma estratégia editorial que valoriza a inovação e a conexão com o público, a Editora Lisboa segue em uma trajetória ascendente, consolidando-se como uma referência no mercado editorial brasileiro. A sinergia entre conteúdo de qualidade e um design editorial que valoriza cada obra é o que tem feito a Lisboa se destacar, garantindo que cada livro não seja apenas uma fonte de conhecimento, mas também um objeto de desejo para todos os amantes da leitura.
A Editora Lisboa é mais do que uma editora em crescimento; é um farol que ilumina o caminho para uma sociedade mais letrada e consciente, um espaço onde cada página virada é um passo adiante na jornada de desenvolvimento humano e cultural.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO GIOELI MICHELETTO JOEL
micheletto.comunicacao@gmail.com