A primavera é uma etapa de transição pronunciada, na qual deixamos de lado o inverno e seguimos em direção ao verão. Durante a primavera, experimentamos flutuações frequentes no tempo, não apenas em termos de conforto físico, mas também no que diz respeito a uma variedade de mudanças que, muitas vezes, nos pegam desprevenidos.
A mudança na direção do aquecimento ao longo do dia é uma característica clássica da primavera. Durante o inverno, acordamos e saímos de casa com a mesma jaqueta quente ou suéter; já na primavera, não é incomum sair de casa pela manhã com jaqueta e, à tarde, suados, perceber que erramos na escolha. Isso se torna mais evidente quando passamos constantemente de ambientes externos para internos, pois as diferenças de temperatura são mais acentuadas e perceptíveis.
Outro ponto importante durante a primavera são as famosas chuvas da estação. Muitas vezes o dia amanhece com céu claro, mas, à medida que a tarde avança, nuvens escuras aparecem, rapidamente, trazendo curtos períodos de fortes chuvas. Isso ocorre devido ao calor acumulado no solo ao longo do dia, que favorece a formação de nuvens de tempestade. Essas chuvas são quase sempre breves, mas intensas, e muitas vezes pegam as pessoas de surpresa, especialmente aquelas que não costumam carregar um guarda-chuva.
Com o aumento gradual da temperatura, os corpos tendem a perder mais água. E geralmente, com o clima ameno, não sentimos tanta sede, mas a necessidade de hidratação permanece a mesma. Beber água regularmente ajuda a manter o corpo saudável.
Na primavera, devido ao ar mais seco e aos níveis crescentes de pólen, há também um aumento nos casos de alergias, tornando essa estação crítica para quem tem propensão a alergias sazonais.
A estação, conhecida pelo aumento do pólen, também chama atenção pelas cores e pelas flores que enchem jardins e parques. A primavera é uma estação bonita, mas merece atenção especial às mudanças climáticas. Se tomarmos as medidas adequadas, podemos aproveitar o melhor dessa estação sem comprometer a nossa saúde e o bem-estar.
Vera Cristina Scheller dos Santos Rocha, é Licenciada em Geografia e Especialista em Gerenciamento de Recursos Ambientais e em Educação Ambiental, professora da Área de Geociências do Centro Universitária Internacional UNINTER.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
valcsilvaa@gmail.com