Reunidos em diferentes frentes de ação, um grupo de voluntários, dentro do Programa Juntos da Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão empresarial, está liderando ou apoiando diversas iniciativas sociais e organizacionais nas regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Nesta semana, os consultores voluntários darão início a uma nova edição do Juntos, tradicional iniciativa da empresa oferecendo mentorias gratuitas para públicos específicos.
Desta vez, o foco estará nos micros e pequenos empresários das regiões afetadas pelas chuvas no RS, que serão orientados por cerca de 40 voluntários no primeiro de dois ciclos do projeto, sobre como restabelecer seus negócios. Na fase inicial, serão atendidas cerca de 25 empresas, incluindo MEIs, micro e pequenas empresas e produtores rurais.
Para se ter ideia do volume de negócios afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul, basta lembrar que, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 92% dos postos de trabalho nas cidades mais atingidas foram impactados. E como as micro e pequenas empresas geram 80% dos empregos formais no Brasil, segundo recente levantamento do Sebrae, os dados dão a medida da magnitude do esforço que precisa ser feito no estado.
Com duração entre seis e oito semanas, as mentorias seguem o mesmo fluxo dos projetos para grandes empresas que a Falconi realiza, incluindo as fases de diagnóstico e priorização, definição de metas e desdobramento, reestruturação e recuperação, plano de comunicação e crescimento futuro.
“Muito, em alguns casos quase tudo, foi perdido, mas a resiliência e o espírito de superação nesses pequenos e microempresários é grande, e esse é o momento de olhar para frente e reconstruir o que as chuvas levaram”, disse sobre a iniciativa voluntária o CEO da Falconi, Alexandre Ribas, ele próprio gaúcho.
Além das mentorias voluntárias do Programa Juntos, a Falconi se uniu a outras instituições para apoiar iniciativas e ações voltadas a mitigar ou mesmo sanar causas urgentes. Na frente de doações, participou do esforço para enviar cerca de 20 toneladas de alimentos, itens de higiene e limpeza, água e outros produtos ao RS.
Enviados a partir da Base Aérea de Guarulhos (SP), os donativos foram direcionados à Brigada Militar Gaúcha, para serem distribuídos em atendimento às solicitações e ações de instituições na região de Porto Alegre (RS), incluindo OAB/RS, Misturaí, Instituto Pró Saúde e Federação de Remo. A ação foi liderada em conjunto com o instituto de filantropia Phi, com apoio da FAB.
A Falconi apoiou, ainda, os mutirões de faxina da iniciativa liderada pela plataforma Meu Lar de Volta, reunindo mais de 19 mil voluntários para realizar limpezas coletivas em cidades como Porto Alegre, Canoas, Eldorado e Guaíba. A iniciativa conta com apoio da Federação das Empresas Júniores do Estado do Rio Grande do Sul (FEJERS) e segue buscando colaboradores para auxiliar em regiões críticas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS BRIET DIAS SILVA
matheusbriet@falconi.com