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    Home»ECONOMIA»Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?
    ECONOMIA

    Programas de benefícios: como funcionam e quais as vantagens para o consumidor?

    wilkesousa03/05/202500
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    Se você faz compras pela internet e ainda não aderiu a um programa de recompensas, talvez esteja perdendo uma série de vantagens, como descontos exclusivos e até mesmo o retorno de parte do dinheiro gasto. Além de economizar, o consumidor recebe recompensas a cada transação, enquanto as empresas fidelizam seus clientes e aumentam as vendas. O relatório CX Trends 2025, realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento com inteligência artificial, indica que 75% dos consumidores preferem empresas que oferecem contrapartidas. Diante disso, compreender as principais características dos diferentes tipos de benefícios é essencial para aproveitar ao máximo o que eles oferecem. 

    Segundo Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, a escolha do programa ideal depende do perfil de consumo de cada pessoa. “O consumidor deve avaliar a sua rotina de compras, para identificar as oportunidades que mais vantajosas. Supermercados, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos varejistas podem oferecer inúmeros ganhos”, explica.

    O executivo diz ainda que “as formas de pagamento também podem influenciar nas recompensas recebidas. Cartão de crédito está entre as diversas opções para acumular pontos ou até mesmo obter cashback sobre o valor gasto em cada transação. Em alguns casos, é possível que a pessoa já tenha acumulado pontos sem saber, por exemplo”.

    Mas como funciona a adesão?

    A dinâmica é simples: o cliente se cadastra em um programa de uma loja, aplicativo ou outra plataforma virtual. A cada nova compra, o consumidor recebe algum tipo de contrapartida, que poderá ser utilizado como descontos, cashback de uma porcentagem do valor gasto, ofertas exclusivas em outras lojas parceiras, milhas para viagens, entre outras.

    Confira os cinco conceitos essenciais que todo consumidor deve conhecer sobre os programas de recompensas:

    Pontos e cashback: presentes em quase todas as opções disponíveis atualmente, esses incentivos garantem vantagens diretas para consumidores frequentes. O cashback permite reaver uma porcentagem do valor gasto em compras, enquanto os pontos podem ser acumulados para trocas futuras. Essas opções ajudam a economizar e incentivam compras mais estratégicas.

    Clubes de compras: esse formato combina os ganhos de pontos e cashback com uma ampla rede de lojas parceiras, tanto no varejo online quanto físico. Por meio de uma taxa de adesão, os clientes têm acesso exclusivo às ofertas divulgadas em sites, aplicativos ou marketplaces próprios do programa.

    Gamificação: as lojas online integram jogos em aplicativos de marketplaces, permitindo atividades gratuitas que acumulam pontos ou moedas virtuais. Esses valores são convertidos em descontos. Além disso, conforme avançam de nível, os clientes desbloqueiam benefícios extras, como frete grátis e cupons exclusivos.

    Cartões de crédito: as vantagens incluem troca de pontos por produtos, serviços em empresas parceiras e até abatimento na fatura. A dica é escolher um cartão que tenha boas taxas de acúmulo de pontos, alinhadas ao perfil de consumo.

    Experiência premium: existem também os programas que oferecem clubes de compras premium. A ideia é promover um ambiente de exclusividade, com acesso antecipado a lançamentos, eventos e experiências. Ao contrário dos demais formatos, que abrem a possibilidade para a participação gratuita, esse nicho exige uma taxa de adesão que pode ser mensal ou anual.

    Preferências dos consumidores

    O CX Trends 2025 também indica que setores como supermercados, marketplaces e passagens aéreas estão entre os preferidos pelos consumidores na hora de resgatar seus pontos. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito foi a principal escolha em 2024, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

    Sobre a Tenerity

    A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.I

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    DIEGO ANDRADE DE ARAÚJO
    [email protected]

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