São Paulo, 11 de dezembro de 2024 – A Unimed do Brasil, líder no setor de saúde suplementar, está colhendo os frutos do projeto “Sinergia Infraestrutura”, uma iniciativa que faz parte do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI) da Unimed. Impulsionado pelas casas nacionais e pela Unimed Fesp, o projeto foi expandido para todas as 340 cooperativas do sistema, presentes em 9 de cada 10 municípios do Brasil. O objetivo é padronizar e modernizar a gestão de tecnologia, garantindo mais eficiência, segurança e economia de custos, promovendo um impacto positivo em seus mais de 20 milhões de beneficiários.
O projeto, que conta com a parceria estratégica da Oracle, visa otimizar a migração das cooperativas para a nuvem por meio do Oracle Cloud Infrastructure (OCI). “O Sinergia Infraestrutura é um marco em nosso movimento de convergência tecnológica e colaboração, nascido de um esforço conjunto das casas nacionais e expandido para todo o Sistema Unimed”, afirma Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil. “Essa ação gerou uma economia significativa de cerca de 25% nos custos operacionais, além de fornecer uma infraestrutura mais robusta e segura para todas as operações.”
A participação dos gestores de tecnologia das Unimeds singulares e Federações foi crucial para a negociação e implementação do projeto em nível nacional. Esse conjunto de esforço reflete a força colaborativa do maior sistema de cooperativas médicas do mundo e destaca a capacidade da Unimed de liderança com inovação e tecnologia em um setor tão desafiador como o da saúde.
Os ganhos do projeto vão além da simples migração para a nuvem. A padronização das plataformas e sistemas, aliada ao acesso a soluções de ponta, como o Oracle Analytics Cloud, tem permitido uma gestão mais ágil e uma análise de dados em larga escala. Por exemplo, a Unimed Grande Florianópolis relatou uma otimização nos processos internos e redução significativa nos custos operacionais graças à automação. Já a Unimed Campinas conseguiu reduzir os custos operacionais em 30% ao migrar para a OCI, além de acelerar o atendimento aos pacientes, melhorando a experiência dos beneficiários.
“A nuvem simplifica o dia a dia das cooperativas, permitindo flexibilidade, escalabilidade e alocação rápida de recursos. Mais importante, fortalece a segurança e a proteção de dados, em conformidade com a LGPD, proporcionando aos nossos beneficiários um serviço mais seguro e confiável”, acrescenta Cerri. A parceria também inclui suporte para a continuidade dos serviços em caso de falhas, com estratégias de recuperação de desastres que protegem os dados e garantem a operação ininterrupta.
A Unimed Cascavel e outras cooperativas são beneficiadas pela OCI, que trouxe não apenas melhorias operacionais, mas também a sustentação para novos negócios. “Este projeto representa uma nova era para o Sistema Unimed, onde a tecnologia não é apenas sustentada, mas impulsiona nossas operações e estratégias de crescimento”, conclui Cerri.
“A colaboração com a Unimed é um exemplo do compromisso da Oracle em oferecer soluções que atendem às necessidades complexas e específicas do setor de saúde. Eles superaram com sucesso os desafios de escalabilidade e modernização da infraestrutura sem comprometer a continuidade dos serviços. Nossa tecnologia possibilitou não apenas a otimização da infraestrutura, mas também uma transição tranquila para a nuvem híbrida, proporcionando flexibilidade e controle de custos. Temos orgulho de contribuir neste projeto e com a dedicação da Unimed em cuidar de milhões de brasileiros”, disse Guilherme Godoy, vice-presidente de vendas na Oracle.
Além da transformação tecnológica, o projeto inclui ações sociais, como a parceria com o programa Oracle One, que capacitou 35 jovens em programação, oferecendo novas oportunidades profissionais e reforçando o compromisso da Unimed com o impacto social e a formação de talentos.
Com o projeto Sinergia Infraestrutura, a Unimed reafirma sua liderança em inovação, integrando tecnologia de ponta e soluções escaláveis para transformar a assistência e a gestão em todo o país, consolidando um sistema mais eficiente, seguro e preparado para os desafios do futuro.
Sobre a Unimed
Em mais de 56 anos de atuação, a Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 340 cooperativas médicas e empresas, que estão presentes em nove de cada dez cidades brasileiras e atendem a 20,9 milhões de pessoas em planos de saúde e odontológicos. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera cerca de 150 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, com 30 mil estabelecimentos parceiros, além da rede própria, formada por 163 hospitais e hospitais-dia, 86 unidades de urgência e emergência, 509 clínicas, 42 centros de diagnósticos, 68 laboratórios e 96 serviços de terapias especiais, entre outros. Toda essa operação injetou no sistema de saúde brasileiro mais de R$ 87 bilhões em 2023, com a realização de 631 milhões de eventos assistenciais (consultas, exames, internações e outros procedimentos) no ano.
As cooperativas Unimed também são destaque no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), avaliação oficial da ANS para o setor. Das 25 operadoras médico-hospitalares que obtiveram nota máxima no IDSS 2023 (ano-base 2022), 20 são Unimed. Além disso, 234 Unimeds foram classificadas nas duas melhores faixas de pontuação, incluindo a operadora de planos odontológicos Unimed Odonto e a operação de saúde da Seguros Unimed.
Mais informações:
Hill and Knowlton
Assessoria de imprensa da Unimed do Brasil
unimed@hillandknowlton.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lilian de Souza
lilian.souza@hillandknowlton.com