A alimentação do pastor alemão é focada em manter o cão dessa raça ativo. Você pode oferecer carnes magras, algumas frutas, legumes e verduras que podem contribuir para o fortalecimento do canino.
É normal querer oferecer a refeição humana normal, mas saiba que esse tipo de alimentação é prejudicial e pode fazer com que o cachorro desenvolva problemas de saúde. Portanto, o mais adequado é conversar com o veterinário para entender o que pode ser dado, o que precisa ser evitado e quais as quantidades corretas de alimento dar por dia para evitar excessos.
A Importância da Nutrição para o Pastor Alemão
A nutrição do pastor alemão é extremamente importante para fornecer os nutrientes necessários e o manter forte e cheio de energia para gastar. Isso porque essa é uma raça de cachorro que necessita de uma dieta própria para permanecer com suas características atléticas e que não deve consumir rações divergentes do seu porte físico.
Consultas com o veterinário devem ocorrer com frequência, pois é por meio da análise do profissional que se pode diagnosticar possíveis deficiências nutricionais causadas por doenças. A partir disso, o profissional pode indicar uma receita para solicitar a manipulação do medicamento com a DrogaVET para tornar a rotina de cuidados do seu amigo mais segura e tranquila.
Como montar uma alimentação balanceada?
Para isso, converse com um veterinário nutricionista que vai pesar o seu cachorro, anotar o tamanho e questionar sobre a idade, quantas vezes por dia ele come e se atividades físicas são praticadas. A partir dessas informações, o profissional vai verificar o tipo de dieta própria para o cão, além de também indicar sachês ou petiscos.
No entanto, o especialista vai te explicar quantas vezes por dia os patês e alimentos menores devem ser oferecidos. Ao longo da conversa, você também pode perguntar se o cachorro pode comer morango, sendo essa uma fruta que pode ser oferecida casualmente, desde que liberado.
Alimentos que aumentam a energia do seu pastor alemão
Os alimentos compostos por frango, peixe e carne de boi são ideais para proporcionar o nível ideal de energia que o cão precisa, além de vitaminas e minerais fundamentais ao organismo. Saiba que o modo de preparo desses ingredientes não deve conter nenhum tipo de tempero, nem mesmo uma pitada de sal porque faz mal ao corpo do canino.
É possível que o veterinário indique algumas receitas para serem preparadas e oferecidas na rotina do seu amigo. Seguir essas orientações é muito importante para manter o bem-estar do seu cachorro e o fazer consumir nutrientes importantes para o deixá-lo feliz e ativo para brincar e passear ao seu lado.
Erros comuns na alimentação do pastor alemão?
Entre os erros comuns está o de oferecer alimentos proibidos para os cachorros, como os lácteos, doces, comidas condimentadas, chocolates e massas de pão crua. Ainda, dar ração colorida é igualmente prejudicial por ser rica em corantes, ter baixos nutrientes e não suprir as demandas nutricionais do animal.
Suplementos para cães: Quando utilizar?
Os suplementos devem ser usados em casos de deficiências de aminoácidos, proteínas, vitaminas ou minerais, conforme orientação do veterinário. Se o pastor alemão estiver um pouco abaixo do peso ou apresentar uma pelagem sem brilho, por exemplo, pode ser necessário complementar a alimentação dele.
Quando os cães adoecem, tendem a apresentar alguns problemas alimentares, como a baixa ingestão de ração e petiscos, o que enfraquece o organismo. Por se tratar de um problema sério, é necessário conversar com o veterinário o mais rápido possível para saber o que acontece e obter o tratamento indicado.
Com a DrogaVET, você solicita a manipulação de medicamentos ao fornecer à equipe de farmacêuticos a receita para a fórmula ser preparada. Escolha o sabor e o aroma favoritos para o petisco do seu cachorro e torne a rotina de cuidados dele muito mais saborosa e sem estresse!