Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»SHOPPING»Qual é o impacto da inteligência artificial na gestão do varejo?
    SHOPPING

    Qual é o impacto da inteligência artificial na gestão do varejo?

    02/10/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Imagine uma loja onde é possível prever o que o cliente deseja, antes mesmo de ele chegar. Não porque o conheçam pessoalmente, mas porque aprenderam a prever, quase com precisão matemática, as exigências do dia, as tendências do momento e até os horários em que os clientes preferem fazer compras. Tudo isto é possível graças à inteligência artificial (IA) que hoje, mais do que nunca, está transformando radicalmente a gestão do retalho.

    Nesse sentido, a IA está a proporcionar aos varejistas uma vantagem competitiva que permite às empresas planejar com antecedência para responder a todas as suas necessidades. Um dos maiores desafios neste setor tem sido, e continua sendo, a gestão eficaz da força de trabalho. Com a introdução de ferramentas avançadas de gestão da força de trabalho (WFM), foi dado um salto quântico que permite aos varejistas otimizar as suas operações como nunca antes, o que não só aumenta os resultados de eficiência, como também reduz os custos e melhora a experiência dos funcionários.

    Eficiência, redução de custos e bem-estar no local de trabalho

    A Inteligência Artificial na gestão da força de trabalho transformou a capacidade de prever as necessidades operacionais com uma precisão sem precedentes, especialmente em setores como o varejo, onde a procura flutua em função da hora do dia, das estações do ano e de eventos especiais.

    Essas ferramentas utilizam algoritmos de aprendizagem automática para analisar dados históricos, padrões de compras, tráfego nas lojas e até mesmo o clima, para antecipar as horas de maior procura. Desta forma, as organizações podem ajustar a sua força de trabalho em tempo real, garantindo uma cobertura adequada e evitando o excesso de colaboradores nas horas de menor afluência, o que resulta em reduções significativas dos custos operacionais e uma melhor gestão dos horários. Ao ajustar a força de trabalho, evitam-se problemas como o estresse de funcionários durante as horas de pico ou o desperdício de recursos quando a procura é baixa. A IA permite que os funcionários sejam afetados estrategicamente, garantindo que todos estão no lugar certo e na hora certa.

    Em última análise, a automatização de processos também tem impacto na qualidade de vida dos trabalhadores, criando um ambiente de trabalho mais equilibrado, aumentando a motivação e melhorando o bem-estar. A IA não substitui os trabalhadores, mas torna-se uma ferramenta que facilita o trabalho dos colaboradores, eliminando tarefas repetitivas e permitindo-lhes concentrarem-se em atividades mais criativas e estratégicas, o que gera mais satisfação e produtividade.

    O caminho para uma gestão retalhista eficiente e competitiva

    Embora a Inteligência Artificial traga grandes benefícios, a sua implementação no setor do varejo não está isenta de desafios. Um deles é o investimento inicial, que inclui software e hardware, bem como a formação de equipes. No entanto, este investimento é rapidamente recuperado por meio da redução dos custos operacionais e do aumento da produtividade a curto prazo.

    Outro grande desafio é a gestão de dados. A IA depende de grandes volumes de informação para funcionar eficientemente e, por isso, as empresas devem estar preparadas para gerir estes dados de forma segura e eficaz.

    O futuro do varejo será, sem dúvida, moldado pela adoção em massa de tecnologias baseadas na IA. As ferramentas de gestão da força de trabalho já estão transformando a forma como as empresas gerem a sua força de trabalho, melhorando a produtividade e a satisfação dos funcionários. Em um ambiente em que a eficiência operacional e a personalização dos serviços são tão importantes, a capacidade de prever a procura, ajustar os recursos e automatizar os processos será essencial para manter a competitividade.

    As companhias que aproveitarem o poder da IA e das soluções WFM não só estarão mais bem equipadas para enfrentar os desafios atuais, como também estarão na vanguarda do futuro do varejo, liderando um mercado cada vez mais exigente.

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    VIVIANE ROMANO DE PONTE
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

    08/05/2025

    Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

    08/05/2025

    Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

    08/05/2025
    EM DESTAQUE

    Deborah Secco remove micropigmentação das sobrancelhas

    25/10/20240

    Bumble compartilha dicas para um primeiro encontro durante o Carnaval

    24/02/20251

    Presentes: mais da metade dos brasileiros são influenciados pela ocasião e pelo orçamento na hora de ir às compras, aponta YouGov

    21/12/20240

    Inovapeixe, da Agronorte, ajuda piscicultores a gerenciar melhor a criação de tilápia

    31/01/20240

    Bom Bordo Consultoria: A Revolução Empresarial Liderada por Reider Resende de Freitas Tassara Starlinge

    19/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.