Maior medalhista brasileira na história das Olimpíadas, Rebeca Andrade revelou que está com a terapia em dia, e que as sessões foram fundamentais para o seu equilíbrio emocional. Em coletiva à imprensa, a atleta revelou que cuida da saúde mental com a mesma dedicação e frequência que se dedica aos treinos físicos, e que isso se mostrou muito eficaz. “Eu seria uma pessoa totalmente diferente.”, confessou.
As sessões de terapia com profissionais especializados em saúde mental têm se mostrado cada vez mais essenciais para a qualidade de vida das pessoas em diversas situações e profissões. Psicanalista, Amanda Souza destaca que o acompanhamento terapêutico oferece um ambiente seguro e confidencial, permitindo que as pessoas explorem e compreendam melhor seus pensamentos, emoções e comportamentos.
“Diferente do que muitos pensam, as sessões de análise/terapia não vem somente com o objetivo de tratar transtornos, as sessões vão muito além disso. Além de autoconhecimento e enfrentamento as sessões de terapia/análise tem a capacidade de potencializar habilidades e talentos, tem a capacidade de despertar o potencial do paciente e fazê-lo descobrir que ele pode ir mais longe que imagina. Trabalha a autoconfiança e a inteligência emocional, o que faz o ser humano tornar-se assertivo e bem sucedido em suas ações e planejamento.”
Estudos apontam que a terapia é uma ferramenta eficaz para enfrentar questões como estresse, ansiedade e depressão. Ao proporcionar uma análise aprofundada dos problemas emocionais e traumas, os especialistas em saúde mental ajudam na construção de estratégias para superar desafios cotidianos. Isso não só contribui para uma melhor gestão das emoções, como também fortalece a autoestima e melhora as relações interpessoais.
“A terapia oferece uma oportunidade para o autoconhecimento e a transformação pessoal, elementos cruciais para uma vida equilibrada e satisfatória”, afirma a psicanalista. Ela destaca que, com o suporte de um profissional capacitado, os pacientes conseguem desenvolver uma maior compreensão sobre si mesmos, o que impacta positivamente todas as áreas da vida.
Com a terapia em dia, confiante e certa de que fez o que precisava para realizar seus saltos, Rebeca brilhou, entrou para a história como a ginasta que mais ganhou medalhas em olimpíadas, e apesar da grandiosidade do seu feito, se mostrou mais humana do que nunca. Ao ser questionada sobre a possibilidade de ter o nome registrado em um salto inédito, ela sorriu e disse: “Quem sabe um dia””.
Especialistas concordam que investir em saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Em um mundo cada vez mais exigente, as sessões de terapia se tornam uma aliada importante na busca por bem-estar e qualidade de vida. Lidar com a pressão de uma plateia ansiosa, árbitros exigentes, clientes, concorrentes, mestres, avaliadores, a lista de cobradores é grande, e isso pode sugar as energias de uma pessoa a ponto de impedir que ela execute qualquer tarefa, mesmo as mais simples.
“Em um mundo em que o cotidiano é árduo, onde a todo instante somos cobrados e nos esforçamos para dar o nosso melhor, estar em acompanhamento em sessões de análise/terapia é fundamental, onde aprendemos a importância do autoacolhimento e principalmente de abandonarmos a autocobrança. Um meio do ser humano passar pelas adversidades do cotidiano de maneira equilibrado, com resiliência, tendo como benefício o desenvolvimento pessoal e profissional bem sucedidos.”
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA DA SILVA SOUZA PINTO
kpassessoria12k@gmail.com