São Paulo, 11 de setembro de 2023 – A Bienal do Livro de São Paulo, um dos maiores eventos literários da América Latina, recebe a escritora sergipana Martha Sales, que apresenta seu livro “Okum D’orin: A poesia que vem do mar” no dia 12 de setembro. A obra, que celebra a ancestralidade e a cultura afro-brasileira, se junta a um mercado editorial em ascensão, que faturou quase R$700 milhões no ano passado, com destaque para títulos religiosos.
“Okum D’orin: a poesia que vem do mar” é um mergulho na espiritualidade, identidade e memória coletiva, através da prosa poética de Martha Sales, que evoca a força da orixalidade, em especial Yemanjá, a dona de seu orí. As ilustrações em aquarela do artista visual Roniery complementam a obra, adicionando transparência, frescor e leveza à experiência do leitor.
A autora participa da mesa “Orixalidade e Literatura Afro-brasileira: decolonizando narrativas e a escrita”, no dia 12 de setembro, das 19h às 20h, na Areninha do coletivo Escreva, Garota!. Junto a Martha Sales estarão a jornalista e Dra. em Ciências da Religião, Claudia Alexandre, e a professora e Dra. em Antropologia, Yérsia Assis, para um diálogo sobre a importância da Orixalidade na construção de uma narrativa mais justa e inclusiva.
“É com grande alegria que participo desse debate crucial, que coloca em evidência a riqueza da literatura afro-brasileira e o papel fundamental da Orixalidade na construção de uma narrativa mais justa e inclusiva”, afirma Martha Sales.
A Bienal do Livro de São Paulo, realizada bianualmente, é um evento de grande importância para o cenário cultural brasileiro. Reunindo autores, editores, livreiros, ilustradores e um público apaixonado por livros, a Bienal impulsiona a leitura, o mercado editorial, o debate crítico sobre a literatura e a formação de leitores e escritores. A mesa “Orixalidade e Literatura Afro-brasileira: decolonizando narrativas e a escrita” promove a valorização da cultura afro-brasileira e estimula a leitura e produção literária afro-brasileira, além de fomentar o debate sobre a descolonização da cultura e da literatura.
Sobre Martha Sales:
Martha Sales é Iyalorixá e professora licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA. Pós graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Membro e sócio-fundadora da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais Omolàiyé. Sócio-fundadora e Coordenadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró Casa de Mar
FICHA TÉCNICA
Título: “Okum D’orin: A poesia que vem do mar”
Autora: Martha Sales
Gênero: Literatura sergipana; poesia
Páginas: 69
ISBN:978-65-5730-152-4
Editora: Infographics
Ano: 2022
Preço livro físico: 39,90
Preço livro digital: R$17,90 via Amazon
Cientista social, professora, especialista em Antropologia e poeta, Martha Sales é uma voz potente na literatura afro-brasileira. Sua obra, marcada pela sensibilidade e profundidade, convida o leitor a uma imersão na riqueza da cultura ancestral e na força da identidade negra.
Sobre a Bienal do Livro de São Paulo:
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
jornalista.tamyristorres@gmail.com