São Paulo inaugurou o primeiro Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da América Latina. Localizado na Avenida Santos Dumont, em Santana, zona norte da capital, o espaço homenageia a procuradora Marina Magro Beringhs Martinez, reconhecida por sua atuação em defesa da inclusão social.
Marina Magro
Advogada e servidora pública de destaque, Marina formou-se em Direito pela USP e era pós-graduada em Processo Civil pela PUC-SP. Desde 2003, atuava na Procuradoria do Município, onde liderou importantes conquistas ambientais e urbanísticas, como a criação do Parque Augusta. Em 2019, assumiu a Procuradoria-Geral do Município, cargo que ocupou até seu falecimento, em 2024, aos 51 anos.
Estrutura e funcionamento do Centro
O novo Centro TEA oferece atendimento especializado e estrutura inclusiva para crianças, jovens e adultos com autismo. A unidade conta com piscina coberta e aquecida, quadra poliesportiva, teatro, horta sensorial, biblioteca e salas de atividades artísticas. A expectativa é realizar até mil atendimentos diários, também oferecendo suporte às famílias.
O atendimento será conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, neurologistas e psiquiatras. A triagem já pode ser agendada pelo site da Prefeitura de São Paulo.
Cerimônia de inauguração
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou que a cidade planeja abrir mais três centros até 2028, nas zonas sul, leste e oeste. “Vocês podem ter certeza de que muitos Centros TEA passarão a surgir em outros municípios e estados, e ouso dizer, até em outros países”, afirmou.
O vereador Major Palumbo ressaltou que o novo centro é um marco para a inclusão em São Paulo e no Brasil. Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, celebrou a conquista: “Eu tive um sonho, mas não sonhei sozinha. A gestão municipal sonhou junto, e hoje esse sonho se tornou realidade.”
Inclusão e acolhimento
Diferente de um espaço clínico convencional, o Centro TEA foi planejado para promover a autonomia, a felicidade e o bem-estar dos usuários.
Estrutura e funcionamento
* O novo Centro TEA foi planejado para oferecer atendimento especializado e estrutura inclusiva para crianças, jovens e adultos com autismo.
* A unidade conta com:
* Piscina coberta e aquecida
* Quadra poliesportiva
* Teatro
* Horta sensorial
* Biblioteca
* Salas de atividades artísticas
A expectativa é realizar até mil atendimentos diários, com suporte também às famílias. A equipe multidisciplinar inclui psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, * * * eurologistas e psiquiatras. A triagem pode ser agendada através do site da Prefeitura de São Paulo.
“Quando entrei aqui e vi aquela piscina imensa, linda, e a quadra para jogar bola e se divertir, eu não vi um hospital, eu vi um lugar para ele sorrir e ser feliz”, contou Margarete Aparecida Pereira, mãe de Guilherme Pereira, de 18 anos.
Com a abertura do Centro Municipal para Pessoas com Autismo, São Paulo reforça seu compromisso com a inclusão e a oferta de serviços públicos de qualidade para pessoas com TEA e suas famílias.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLAUDIANA DO ROSARIO SILVA
[email protected]