De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 12,7% dos brasileiros têm diagnóstico médico para depressão e 26,8% para ansiedade, sendo a maior parte jovens, de 18 e 24 anos, totalizando 31,6%, que compõem a faixa etária que mais comumente cursam o Ensino Superior. Até mesmo por isso, o tema saúde mental está sendo cada vez mais discutido nas universidades devido aos altos índices de transtornos mentais no país.
É sabido que muitos estudantes universitários são altamente exigidos dentro e fora da faculdade, o que, por vezes, compromete a saúde mental e o desempenho acadêmico. Dados da última pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação de Universidades Federais, da Andifes, em 2018, identificou que, entre os mais de 400 mil universitários escutados, 34% trabalham, 19,7% julgam que a carga de trabalhos estudantis é excessiva, 19,3% passam por dificuldades financeiras e 18,4% sofrem com o tempo de deslocamento para estudarem.
Diante desse cenário, instituições de ensino superior vêm incentivando atividades a fim de conscientizar o público jovem sobre os sintomas a que devem ficar atentos. A coordenadora do curso de Psicologia da UniCesumar, Dra. Maria Estela Martins Silva, destaca que dentre os principais estão episódios frequentes de ansiedade, reações intensas e frequentes de raiva, desânimo ou tristeza. “Outros sintomas como alterações no sono e na alimentação, dificuldades de concentração e memória, dificuldade de obter satisfação em coisas que antes gostava, vontade de se isolar ou evitar situações sociais também são alguns sinais de que é preciso se cuidar”, pontua.
Ainda muito estigmatizadas, as doenças mentais precisam de auxílio profissional e, quanto antes a intervenção, melhores são as chances de controle do transtorno. “O ideal é não demorar para buscar ajuda. O tratamento é possível; não é necessário sofrer sozinho. A psicoterapia, por exemplo, é uma ferramenta importante de intervenção, para o autoconhecimento e mudanças necessárias no comportamento para aqueles que não conseguem realizar estas mudanças sozinhos. Há muitos serviços de atendimento social em psicologia, com custo baixo ou gratuito”, esclarece.
Ações em prol da saúde mental dos alunos
Sabendo da importância do cuidado com a comunidade estudantil, a UniCesumar de Maringá (PR) conta com um setor especializado de acolhimento e apoio aos alunos com necessidades educativas especiais ou que demandem apoio emocional, o Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAAC). A equipe é formada por psicólogos formados que realizam acolhimento e orientação. Os alunos do curso de Psicologia da UniCesumar são parceiros do NAAC por meio do Projeto de Psicologia Educacional: Cuidado Integral de Alunos e Educadores, no qual auxiliam nas ações realizando encontros, oficinas e palestras relacionadas aos temas de maior interesse.
Para o ano de 2024, os temas escolhidos para os encontros são: ansiedade, organizando a agenda e gestão do tempo, técnicas de estudo para diferentes estilos de aprendizagem, oficina sobre técnicas de apresentação de trabalhos, estratégias para alívio de estresse. Além das ações programadas, o atendimento pode ocorrer de forma individual mediante procura espontânea do aluno ao setor, que fica localizado próximo à entrada principal do bloco 7. O e-mail para contato com o NAAC é naac@unicesumar.edu.br.
Uma outra iniciativa que faz parte das ações do projeto é intitulada de Saúde Mental na Comunidade – Fortalecendo Vínculos e Promovendo o Bem-estar, que traz cães dóceis ao campus durante o intervalo das aulas no período de provas bimestrais. “Estes cachorrinhos ajudam a combater o estresse dos estudantes em período de provas e, por isso, diversos pets são trazidos por alunos de psicologia e professores para um momento de interação com os animais. Eles até receberam roupas especiais, produzidas pelo curso de Moda”, detalha Silva.
Além desses projetos, a UniCesumar também oferece atendimento terapêutico gratuito a toda a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Clínica de Psicologia UniCesumar (Av. Guedner, 1610). As sessões são realizadas pelos veteranos do curso de Psicologia sob supervisão da coordenação. Os horários são agendados pelo telefone (44) 3309-2671.
Serviço:
Acolhimento e orientação do Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAAC)
Local: UniCesumar Maringá, bloco 07 (Av. Guedner, 1610)
Valor: Gratuito, basta estar matriculado na instituição.
Mais informações: naac@unicesumar.edu.br
Atendimentos psicoterapêuticos à comunidade na UniCesumar
Local: Clínica de Psicologia UniCesumar – Av. Guedner, 1610
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Valor: Gratuito
Mais informações: (44) 3309-2671
Sobre a UniCesumar
Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUAN ARRUDA MANZOTTI
imprensa@unicesumar.edu.br