Close Menu
JOOXJOOX
    What's Hot

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, maio 9
    EM DESTAQUE
    • Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade
    • Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3
    • Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025
    • Combustíveis recuam em abril, mas seguem mais caros em 2025
    • Primeira carteira aberta de criptomoedas: Renato Albani compartilha jornada com o público e recebe consultoria de Thiago Nigro
    • NPS: Techdengue é destaque em pesquisa de satisfação
    • BR-101 segue com os combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras em abril, aponta Edenred Ticket Log
    • Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde
    JOOXJOOX
    CONTATO
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENERGIA
    • ENTRETENIMENTO
    • ESTADOS
      • Acre
      • Alagoas
      • Amapá
      • Amazonas
      • Bahia
      • Ceará
      • Distrito Federal
      • Espírito Santo
      • Goiás
      • Maranhão
      • Mato Grosso
      • Mato Grosso do Sul
      • Minas Gerais
      • Pará
      • Paraíba
      • Paraná
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio de Janeiro
      • Rio Grande do Norte
      • Rio Grande do Sul
      • Rondônia
      • Roraima
      • Santa Catarina
      • São Paulo
    JOOXJOOX
    Home»ECONOMIA»Será que mulheres ainda vêem ganhar dinheiro como um tabu?
    ECONOMIA

    Será que mulheres ainda vêem ganhar dinheiro como um tabu?

    wilkesousa04/02/202500
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com os mais recentes dados do SEBRAE, o Brasil é o 7° pais com maior número de empreendedoras; dos 52 milhões de empreendedores existentes no país, 32 milhões são mulheres. Ainda assim, parece existir uma dificuldade nas mulheres em se assumirem ambiciosas, em formalizarem em palavras que estão ali para ganhar dinheiro, crescer. É claro que a mudança vem acontecendo, o que provam os dados, mas a consultora financeira, Catarina Bispo, que lida no dia a dia com a consultoria de diversos negócios e também de pessoas físicas, percebe claramente essa dificuldade nas mulheres.
    De acordo com ela, é perceptível o medo que a mulher tem ainda de se associar ao poder e ao próprio dinheiro, talvez por parecer ambiciosa e até arrogante em um mundo predominantemente comandado por homens. Além disso, Catarina cita a jornada tripla da mulher ao empreender, o maior obstáculo apontado pela mesma pesquisa do SEBRAE. De acordo com esta, as mulheres dedicam 17% menos horas no próprio negócio que os homens.
    Para a psicóloga, Karine Brock, apesar do crescimento do empreendedorismo feminino, existe o fator social, um pensamento arraigado por anos de que o homem provê e elas precisam cada vez mais vencer o medo e as crenças que as limitam para ir além, o que já vêm fazendo.
    Catarina Bispo comenta que, em 2020, uma pesquisa do jornal O Globo mostrou que 80% dos negócios liderados por mulheres fecharam durante a pandemia. “É um número claro, era uma situação de pandemia, todo mundo preocupado, mas 80% dos negócios liderados por mulheres fecharam. Claro que houve o fim de muitos negócios masculinos na época, mas esse número não chegou perto do número de negócios femininos. Então, e a pandemia foi um divisor de águas para ver quem tinha uma gestão de fluxo de caixa e principalmente uma reserva”, aponta ela.
    Para a profissional, quem se propõe a fazer um planejamento em curto, médio e longo prazo do seu negócio consegue passar pelas crises com menos dificuldade e, por isso, é tão importante tirar essa mentalidade da mulher e fomentar seu empreendedorismo sem medo. Outro ponto apontado pela especialista é o medo que a mulher costuma ter em precificar seus produtos ou serviços. “Durante minhas consultorias, eu procuro quebrar esse estigma de que a mulher não pode querer mais, de que a mulher não pode querer dinheiro, de que a mulher não pode ser ambiciosa e levo para outra perspectiva, de que a mulher pode ter tudo que ela quiser, inclusive dinheiro. É o dinheiro que dá acesso a uma boa saúde, uma boa educação, viagens, enfim a uma vida de maior conforto e é isso que tento incutir em suas mentes”.
    Catarina comenta que visualiza o crescimento das mulheres e que elas são realmente excelentes empreendedoras. Entretanto, os homens ainda são maioria em cargos de liderança e uma boa consultoria financeira pode fazer toda a diferença nessa escalada feminina. Para concluir, a consultora afirma que ter ao lado um parceiro que apoia e incentiva o crescimento da mulher é fundamental. Entender que relacionamentos são construídos com troca e não dependência é primordial. Inclusive, muitas mulheres acabam permanecendo em situações de violência comprovadamente em inúmeros dados por não terem sua própria independência financeira.
    Para a profissional, é preciso que as mulheres vençam essa dificuldade de valorizar o próprio trabalho, empreendam, se organizem e cresçam. Estudem seu financeiro e sua precificação, tomem as rédeas da sua vida  e sejam sim ambiciosas. “É isso que faço durante nossos encontros e a medida que vão entendendo o processo e o dinheiro em si, vamos construindo uma mulher mais pronta para o mercado”, finaliza.

     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    AMANDA MARIA SILVEIRA
    [email protected]

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Odontoprev agora integra a carteira oficial do ISE e IDIV da B3

    09/05/2025

    Empreendedorismo jovem cresce no Brasil: veja como começar ainda na universidade

    09/05/2025

    Mercado educacional desponta como aposta atrativa para investidores em 2025

    09/05/2025
    EM DESTAQUE

    Doenças infecciosas comprometem produtividade dos bovinos de leite

    31/07/20240

    SP faz convênio para levar moradias, comércio, serviços e mobilidade a Guaianases

    03/05/20240

    A magia natalina chega ao Central Plaza Shopping com decoração "Cultivando o Natal" e Papai Noel

    14/11/20240

    CPTM: Estação Tatuapé recebe ação de cadastramento para vagas de estágio e cursos

    30/01/20240

    Principais tendências de empreendedorismo para 2025: como negócios digitais e IA estão redefinindo o mercado de trabalho

    18/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Revista de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Estrelas do Fisiculturismo: Mari Reis, Ruiva Braba e Mister Minas Brilham na Privacy

    06/04/2024

    Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

    09/05/2025

    O Novo Ouro Branco das Empresas? Profissionais da Limpeza Valorizados e Disputados

    08/05/2025
    CONTATO

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 11 97498-4084

    © 2025 JOOX

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.