Brasília, março de 2025 – O Superior Tribunal Militar (STM) realizou, na quarta-feira (12/3), a cerimônia de posse da nova presidente da Corte, ministra Maria Elizabeth Rocha, para o biênio 2025-2027. Entre as autoridades presentes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso. O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU (SINDJUS-DF), Costa Neto, e o diretor Gilson Teodoro também prestigiaram a solenidade que entrou para a história com a primeira mulher a ocupar a presidência do STM.
“O Sindjus considera um fato muito significativo para a sociedade brasileira a posse da primeira mulher presidente do STM justamente no mês em que celebramos as mulheres em alusão ao Dia 8 de Março. Parabenizamos a nova presidente e desejamos sucesso em sua administração. Estamos abertos ao diálogo com a nova gestão e dispostos a trabalhar em conjunto em prol das demandas dos servidores”, afirmou o presidente Costa Neto.
O discurso de posse da presidente do STM foi marcado pelo feminismo, igualdade de gênero e defesa do Estado Democrático de Direito. A ministra reafirmou o compromisso com a transparência, o reconhecimento identitário e a democracia como pilares de sua gestão.
Em sua fala, fez uma crítica à desigualdade de gênero no Brasil, citando o Índice Global de Disparidade de Gênero de 2024, no qual o país ocupa a 70ª posição no ranking mundial. Destacou a necessidade de implementação de políticas públicas e ações afirmativas para reduzir essa disparidade e ressaltou que o feminismo está diretamente ligado à luta humanista por justiça social e inclusão. Defendeu ainda maior inclusão das mulheres em espaços de poder.
Desde 1808, o STM já teve 346 ministros, e dentre eles apenas uma mulher: Maria Elizabeth Rocha, que agora passa a ocupar a Presidência no lugar do ministro Francisco Joseli Parente Camelo, que será seu vice-presidente. O Superior Tribunal Militar é composto por 15 ministros: 10 são militares e 5 civis. Maria Elizabeth ocupa uma das vagas destinadas a civis no tribunal.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
WALQUENE SOUSA SILVA
[email protected]