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    Home»Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para fase de testes

    Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para fase de testes

    27/11/202400
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    O modelo de conta inteligente de tarifas de energia, já adotado em diversos países, começa a ganhar espaço no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a i4 Economic Regulation, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e a Energisa, uma das principais concessionárias de energia do Brasil, iniciaram testes de novos modelos de tarifas de energia para consumidores de baixa tensão.  O projeto visa tornar as contas de luz mais justas e eficientes. 
     
    Segundo Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, empresa referência em IA, dados e aplicações inteligentes para o setor de energia, essa medida traz inúmeros benefícios. “Oferecemos para diversas indústrias, que são grandes consumidoras de energia, soluções em IA para reduzir esse custo. Entretanto, a população em geral ainda não dispõe desse serviço. Através desse modelo de tarifa dinâmica, haverá a possibilidade de conscientizar a população para a importância de adequação de seus hábitos de consumo de energia em horários de tarifas mais baixas. Alguns países da Europa já utilizam esse mecanismo e, diante de futuras crises energéticas, é uma medida interessante”, afirma Santos.
     
    A iniciativa é inédita no Brasil e busca encontrar soluções a problemas como a sobrecarga no sistema elétrico em horário de pico, obrigando ao governo comprar energia de termelétricas, que possuem preços bem elevados, além de modernizar as tarifas de energia. O novo modelo de tarifas dinâmicas foi intitulado de ‘Conta Inteligente’, e os valores podem variar conforme o horário de consumo e outras variáveis, oferecendo mais flexibilidade e economia para os consumidores. 
     
    Com início em 4 de novembro, a Energisa deu partida nos testes de novas tarifas de energia para cerca de 4 mil clientes comerciais e residenciais em Minas Gerais e São Paulo. A partir de março de 2025, o projeto será expandido para o Tocantins e a Paraíba, abrangendo mais de 20 mil consumidores e terá duração de 12 meses e a participação dos consumidores não é obrigatória. 
     
    O consumidor brasileiro tem enfrentado variações constantes de bandeiras de tarifas de energia. As mudanças repentinas, passando da bandeira verde para a vermelha, e apesar de agora o governo já sinalizar que a tarifa amarela irá regredir para a verde em dezembro, os hábitos de alto consumo de energia em horário de pico ainda são um problema. “Temos iniciativas com empresas e instituições finlandesas e suecas e estamos aprendendo muito com as experiências dos nórdicos que já aplicam há anos as tarifas dinâmicas para consumidores finais. Vemos nisso uma possível solução para que a população se conscientize sobre a crise energética que já alcançou patamares de extrema gravidade e tem buscado alternativas eficientes. Esta é uma tendência que deve se adaptar aos diferentes estilos de consumo de energia no Brasil, principalmente para consumidores domésticos”, finaliza o executivo da Aquarela Analytics. 
     
    Países que adotaram o modelo
    Nos Estados Unidos, o uso de tarifas baseadas no consumo em horários de pico é comum, com estados como Califórnia e Texas liderando a adoção de medidores inteligentes. No Reino Unido, o Smart Metering Implementation Programme incentiva a instalação de medidores inteligentes, permitindo que os consumidores acessem tarifas variáveis e ajustem seu consumo em tempo real. A Alemanha, pioneira em transição energética, utiliza tarifas dinâmicas para integrar fontes renováveis ao sistema elétrico, enquanto a China implementou sistemas de medição inteligente para melhorar a eficiência do sistema elétrico em áreas urbanas. 
     
    Os benefícios da conta inteligente são claros: ela incentiva a eficiência energética, ajuda a equilibrar a carga no sistema elétrico e promove o uso de fontes de energia renovável. Para o consumidor final no Brasil, isso significa não apenas economia financeira, mas também a oportunidade de contribuir para um sistema elétrico mais sustentável e eficiente. A adoção desse modelo pode transformar a maneira como a energia é consumida no país, trazendo vantagens tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.
     
    Sobre a Aquarela Analytics: 
    Há mais de uma década no mercado, a brasileira Aquarela Analytics é uma empresa pioneira em inteligência artificial e análise de dados, impulsionando a jornada de Transformação Digital rumo à Indústria 4.0., caracterizada pela integração de tecnologias digitais e físicas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data e computação em nuvem. Com uma abordagem vanguardista e uma equipe de mais de 50 profissionais, a Aquarela oferece ferramentas para otimizar processos, aumentar a eficiência e tomar decisões estratégicas embasadas em dados. 
     
    Com sede em Florianópolis, a empresa conquistou um lugar de destaque entre as 100 startups mais atrativas do Brasil e foi incubada pelo MIDI Tecnológico, ACATE e Sebrae desde sua fundação. Em 2022 recebeu mais de 10 milhões de reais em investimentos vindos da Auren Energia, a fim de desenvolver soluções focadas no mercado livre de energia. Hoje, a Aquarela conta com sete soluções, dentre elas, otimização de resultados operacionais e financeiros, precificação e roteirização dinâmica, previsão de demanda e de falha de equipamentos.
    Seu diferencial, buscado por grandes empresas do Brasil e do Mundo, como Mercedes Benz, SolarBR Coca-Cola e Embraer, reside no uso de uma Inteligência Artificial proprietária e exclusiva, o Aquarela Vorteris, além de uma metodologia própria chamada DCM (Data Culture Methodology), focada em avaliar e propor mudanças estratégicas para que empresas evoluam a maturidade analítica e desenvolvam uma cultura baseada em dados. Mais informações: https://aquare.la/ 
     
     
     
     

    Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
    Samantha di Khali Comunica
    [email protected]

    Brasil
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